PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Ouvir músicas de Natal tem efeitos na saúde mental?

Que a música faz bem à saúde é uma máxima quase universal. E está correta! Não faltam os estudos científicos que comprovam os benefícios da música em relação a determinadas doenças, como o Alzheimer. Mas será que ouvir músicas de Natal todo dia é bom? Todos os anos na época natalícia, quer queiramos quer não, vamos ouvi-la. Nos centros comerciais, nos elevadores, na rua, no carro, na televisão, até nos consultórios médicos e enquanto esperamos que nos atendam o telefone! 

No entanto, ouvir músicas de Natal em exagero pode também interferir negativamente com a nossa saúde mental. É esse tema que vamos explorar neste artigo, juntamente com algumas dicas para evitar esses “efeitos secundários”. 

Quando é que ouvir músicas de Natal pode ser prejudicial para a saúde mental? 


Quando se começa a ouvir músicas de Natal demasiado cedo. 

Por questões comerciais, começa-se a falar do Natal cada vez mais cedo. As decorações natalícias invadem os centros comerciais, as montras, as ruas, etc. E a música de Natal vem a reboque. Ajuda a criar o ambiente natalício e serve como lembrete para toda a preparação (e compras) que o Natal implica. 

Sim, ouvir música de Natal pode aumentar as vendas, como este estudo sugere, mas também pode causar irritação. Sobretudo quando se é exposto a esta durante muito tempo seguido. Aliás, num inquérito da Consumers Report de 2011, 23% dos norte-americanos afirmaram detestar ter de ouvir música de Natal durante as suas compras. 

Quando se ouvem ininterruptamente as mesmas músicas de Natal 

É Natal? Já sabemos que em qualquer lugar ouviremos Michael Bublé, Mariah Carey, Wham, Feliz Navidad ou A todos um bom Natal

Ouvir músicas de Natal em exagero pode também interferir negativamente com a nossa saúde mental.

Ora, conforme afirma a Dr.ª Victoria Williamson, da Universidade de Londres, quando se ouve a mesma música dez, vinte, cem vezes, por muito que no início ela nos seja agradável, depois de algum tempo já não a podemos ouvir. Isto porque, a partir de determinado momento, o efeito da mera exposição – que nos faz gostar de uma música por nos habituarmos a ouvi-la – sofre uma inversão. Nesse momento, a música começa a irritar-nos.

Quando esta quadra causa ansiedade e stresse 

O Natal pode ser uma época stressante. Coincide com o final do ano e com todas as implicações profissionais relacionadas, desde a finalização de relatórios de final de ano, a avaliações de objetivos e fecho de contas. 

Seguro de Saúde Tranquilidade

Um seguro para o seu bem-estar. Compare as diferentes proteções a escolha a que melhor se adequa a si.  

- Rede AdvanceCare com cobertura nacional;
- Reembolso online em 42h através da App ou do Portal myAdvanceCare;
- Consultas de medicina geral, psicologia ou psiquiatria a preços convencionados;
- Disponibilização de médico online, enfermeiro e medicamentos em casa.
Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Do ponto de vista social é uma época cheia de compromissos e afazeres. Dos jantares de Natal de empresa e amigos, aos encontros de família, trocas de presentes, etc.. 

No fundo, muito trabalho, muita sociabilização e muitos gastos. E ouvir música de Natal todo o dia acentua essa sensação, na medida em que é um lembrete constante da época que se está a viver. 

Quando o Natal coincide com um luto ou momento de grande tristeza 

Nessas situações, a música de Natal ou acentua a saudade e a tristeza, ou é uma lembrança daquilo que se perdeu (um ente querido, a saúde, a boa disposição). 

Por conseguinte, ouvir música de Natal pode contribuir para prejudicar ainda mais a saúde mental de quem vive um quadro psicológico destes. Ainda mais, porque está provado que alguém com baixa autoestima (algo muito presente em quadros de depressão e ansiedade) está menos recetivo a combater um estado negativo

Dicas para combater os efeitos secundários de ouvir música de Natal todo o dia 


Em seguida, damos quatro dicas que podem ajudar a prevenir ou combater o stresse causado pela sobre-exposição à música de Natal:  

1. Quanto mais cedo fizer as suas compras da quadra, menos exposto ficará à música de Natal ambiente dos centros comerciais. Procure organizar-se de forma a conseguir evitar ir aos centros comerciais a partir do início de dezembro; 

2. Se fizer compras em lojas de rua, não conseguirá evitar ouvir música de Natal. Procure abstrair-se da música ambiente. Se não conseguir, uma das formas de se defender é andar de headphones. Ou então, optar pelas compras online

3. Quando andar de carro desligue o rádio, ou opte por ouvir uma playlist sua. Desta forma, garante que só ouve a música que quer; 

4. Se ouvir música de Natal lhe causa sentimentos de ansiedade, irritação ou tristeza, ou se percebe que essas sensações se estão a intensificar, procure ajuda médica ou psicológica. Com o Seguro de Saúde da Tranquilidade, tem acesso à Rede AdvanceCare, através da qual poderá marcar consultas de medicina geral, psiquiatria ou de psicologia a preços convencionados.  

A irritação sentida por ouvir música de Natal todo o dia pode ter origem no estado psicológico de cada pessoa. Ou pode dever-se a uma intolerância à sobre-exposição a esse tipo de música. Ou a uma circunstância de vida específica. Independentemente do motivo, defenda-se. O seu bem-estar é o mais importante. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2