PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Formas rápidas e fáceis de reforçar o sistema imunitário

Uma dieta alimentar saudável é essencial para manter a mente e o corpo em forma, ajudando a combater as infeções e a animar o espírito em tempos difíceis. Neste artigo, damos alguns conselhos de como reforçar o sistema imunitário.

Os indianos sempre acreditaram no poder da dieta alimentar e de determinadas ervas para aumentar a imunidade. A globalização deu a conhecer e tornou populares as crenças indianas baseadas em medicinas e terapêuticas alternativas como a medicina aiurvédica ou o yoga. Ervas como a curcuma (raiz de açafrão) e a tulsi são utilizadas na aiurveda por serem consideradas benéficas para o corpo. Pequenas mudanças na sua rotina e estilo de vida podem fazer toda a diferença para a sua saúde.

O que é o sistema imunitário?

Quando nos referimos ao sistema imunitário, estamos a falar de uma complexa rede de células e proteínas. Trata-se do sistema de defesa do organismo, que nos protege lutando contra as infeções. Um sistema imunitário mais forte tem a capacidade de combater e derrotar quaisquer germes, o que nos permite manter-nos saudáveis e não ficar doentes.

Alimentos que ajudam a reforçar o sistema imunitário

Comer os alimentos certos e dar prioridade a uma dieta alimentar equilibrada cheia de vitaminas, nutrientes e antioxidantes pode ajudar a reforçar o sistema imunitário e apoiar o seu corpo na luta contra as infeções. Tente comer muitas frutas e legumes. Escolha alimentos ricos em vitamina C, como citrinos, pimentos, alho e brócolos. Os ingredientes que contêm zinco, como marisco, grão-de-bico e amêndoas, também são benéficos. Os alimentos que contêm probióticos naturais, como dahi (iogurte) e paneer, também podem ajudar a aumentar a imunidade.

Os líquidos também são importantes

Na sua dieta alimentar não se esqueça das bebidas, em especial o chá verde, repleto de poderosos antioxidantes, e o "leite dourado" caseiro feito com curcuma, gengibre e leite enriquecido com cálcio (caso seja intolerante à lactose, pode experimentar leite de amêndoa). Da mesma forma, há certos alimentos que podem perturbar o seu sistema imunitário e que devem ser evitados (ou apenas consumidos ocasionalmente). Estes incluem os alimentos processados com alto teor de açúcar, como bolos e doces, e as bebidas com gás.

Adicione ervas que reforcem o sistema imunitário à sua dieta

A curcuma contém curcumina e outros químicos que têm propriedades curativas. É conhecida por ser anti-inflamatória e antiviral e por conter antioxidantes. A amla (ou amalaki) contém elevadas quantidades de vitamina C, que são extremamente benéficas para o sistema imunitário. Diz-se que comer folhas de tulsi ajuda nas infeções da garganta e na congestão peitoral, podendo também ter propriedades antivirais e antifúngicas.

Hábitos saudáveis para reforçar o sistema imunitário

Para além de uma dieta alimentar repleta de alimentos nutritivos, apostar num estilo de vida saudável é a melhor forma de reforçar o sistema imunitário e manter-se nas melhores condições. Comece por se certificar de que tem um peso saudável e equilibrado, comendo bem e fazendo exercício físico com regularidade.

Durma o suficiente. A maioria dos especialistas sugere 7 a 9 horas por noite, mantendo sensivelmente o mesmo horário de deitar e acordar todos os dias. Limite a sua exposição ao stresse tanto quanto possível ou utilize técnicas como meditação e mindfulness para ajudar a controlar os seus níveis de stresse. Se fuma, comece a pensar em deixar este hábito para trás. O mesmo se aplica ao consumo de álcool. Se bebe, faça-o de forma moderada.

Formas simples de evitar infeções

Outra forma de proteger o seu sistema imunitário é estar atento e precaver-se, para evitar situações graves. Uma dica básica para para prevenir os vírus é lavar as mãos regularmente. Lembre-se de que, se tiver alguma preocupação com a sua saúde, deve procurar aconselhamento médico com a maior brevidade possível.

Seguro de Saúde desde 7,05€/mês

- Serviços clínicos ao domicílio;
- Desconto de quantidade ao juntar a família ao seguro;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Reforçar o sistema imunitário é importante em todas as idades, mas especialmente à medida que envelhecemos e nos tornamos mais suscetíveis a doenças. Um sistema imunitário forte é essencial para nos proteger de doenças e reduzir as hipóteses de contrairmos uma infeção viral. Felizmente, não precisa de dicas, truques ou suplementos extravagantes para fortalecer o seu sistema imunitário. Existem muitas formas naturais de melhorar a sua imunidade, desde a adoção de hábitos saudáveis até à incorporação de alimentos que aumentam a imunidade na sua dieta.

Para além de bons hábitos alimentares e de um estilo de vida saudável, o Seguro de Saúde da Tranquilidade pode protegê-lo a si e à sua família. Na opção Base, Mais e Top, pode contar com médico online, serviços clínicos em casa e acesso a todas as Redes AdvanceCare em Portugal com descontos até 65%.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2