PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

6 conselhos para se manter saudável na reforma

Se está na idade de reforma tem finalmente disponibilidade para se dedicar ao que lhe dá prazer, seja estar com os netos, viajar, aprender uma nova língua ou até tirar o curso com que sempre sonhou.

Para que continue a desfrutar a 100% desta etapa da sua vida, partilhamos consigo algumas medidas que pode implementar, para se manter saudável e prevenir acidentes.

 

1. Em movimento

Se tiver problemas de mobilidade ou equilíbrio, instale corrimãos ou barras de apoio para lhe darem maior suporte. Estes devem ser colocados principalmente na banheira, junto da sanita, no corredor ou nas escadas. Se a sua casa tiver muitas escadas, vale a pena investir numa plataforma elevatória. Se estiver muito tempo sentado ou deitado, levante-se lentamente, para evitar possíveis desequilíbrios ou tonturas.

 

2. Usar a casa de banho

Em todas as idades, um chão escorregadio e/ou molhado pode provocar acidentes graves, pelo que deve colocar um ou mais tapetes antiderrapantes junto e dentro da banheira ou da base de duche. Se a sua casa de banho tiver uma área que o permita, pode colocar um tapete grande, que cubra todas as zonas do pavimento onde possa cair água.

 

3. Manter-se em contacto

É importante manter o contacto com as pessoas que lhe são queridas. Uma vez que em situações de stress é normal que haja um momento de desorientação, tenha sempre, perto de si, uma lista com os números de telefone mais importantes, como o número dos familiares mais próximos ou de amigos que vivam por perto e os números de emergência. Não se esqueça de manter atualizada a sua lista telefónica.

 

4. Em segurança na cozinha

Evite subir a escadotes, bancos ou cadeiras, para ir buscar objetos que estejam em prateleiras mais altas. Em vez disso, reorganize os seus armários e substitua-os por alternativas, como carrinhos de arrumação.

 

5. Pratique exercício físico

A prática regular de atividade física ajuda não só a conservar o equilíbrio e a mobilidade, como contribui para manter a boa disposição. O Pilates, o yoga, a natação, a hidroginástica ou, simplesmente, uma caminhada diária podem fazer toda a diferença na sua saúde e no seu bem-estar. Se não tiver a possibilidade de frequentar um ginásio ou uma piscina, ou de sair para caminhar, existem exercícios que pode fazer no conforto da sua casa.

 

6. Fazer compras e realizar tarefas domésticas

Além das já referidas, existem outras medidas que lhe facilitam a vida, como fazer compras online, evitando assim deslocações ao supermercado, e contratar ajuda para realizar as tarefas domésticas. Estas pequenas mudanças podem realmente fazer toda a diferença e trazer-lhe mais tempo livre e disponibilidade para fazer as atividades que mais gosta.

Nesta fase da sua vida poderá contratar o Seguro Acidentes Pessoais Família na Tranquilidade. Em caso de acidente, este seguro suporta as despesas necessárias para a sua recuperação clínica e caso necessite, disponibiliza-lhe também um conjunto de serviços como a ajuda nas compras para a casa, apoio nas tarefas de higiene e bem-estar ou até passear o seu animal de estimação.

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
6-perguntas-que-vao-surgir-durante-a-gravidez-1

ADVANCECARE SAÚDE +55

Sinta-se bem em todas as fases da sua vida

Saber Mais
Vida-Tranquila-Vertical-Logo

COMECE HOJE A PREPARAR A SUA REFORMA DE LUXO

Saber Mais
6-perguntas-que-vao-surgir-durante-a-gravidez-2

A informação desta página foi útil?

Sim Não