PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Jornada Mundial da Juventude 2023: Tudo o que precisas de saber

To read this article in English, click here.

 

A Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) acontece em Portugal. Mas o que representa este acontecimento? Trata-se de um encontro do Papa, com jovens de todo o mundo.

Desde 1986, já houve 15 Jornadas Mundiais da Juventude, em vários pontos do globo, como Denver (EUA), Manila (Filipinas), Sidney (Austrália), Toronto (Canadá), Roma (Itália) e Rio de Janeiro (Brasil). O encontro acontece a cada 2, 3 ou 4 anos, numa cidade designada, nas Jornadas anteriores, pelo próprio Papa. É o maior evento mundial da igreja Católica.

Onde e quando vai acontecer a Jornada Mundial da Juventude 2023?

Em Lisboa, de 31 de julho a 6 de agosto. Nos dias anteriores ao seu início, espera-se a vinda de inúmeros peregrinos. Estes irão participar em vários eventos, quer programados pelas paróquias de acolhimento, quer organizados por ordens religiosas, ou ainda estruturados pela própria organização da Jornada.

Os jovens peregrinos serão acolhidos pelas dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal.

Seguro de Saúde desde 7,05€/ano

- Com Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Médico online;
- Acesso a todas as redes AdvanceCare, incluindo as redes médicas e de bem-estar.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Em Lisboa, os eventos acontecerão em vários locais:

  • Parque Tejo: É o principal recinto da Jornada Mundial da Juventude 2023. Tem cerca de 100 hectares de frente ribeirinha, junto ao Parque das Nações. Durante as Jornadas, terá o nome de “Campo da Graça”;
  • Parque Eduardo VII: Palco de alguns dos momentos religiosos. Durante a Jornada, este local será designado por “Colina do Encontro”;
  • Passeio Marítimo de Algés: É aqui que terá lugar o encontro do Papa Francisco com os voluntários da JMJ 2023.
  • Jardim de Vasco da Gama: Espaço designado para o evento "Cidade da Alegria" (veja abaixo mais sobre este evento);
  • Terreiro do Paço, Parque da Belavista, Alameda D. Afonso Henriques: Locais de acontecimentos artísticos, culturais e desportivos do Festival da Juventude (veja abaixo mais sobre este evento).

Qual o programa da Jornada Mundial da Juventude 2023?

São muitos os acontecimentos que vão marcar este encontro. Os mais esperados e importantes são os seguintes:

  • Eventos Centrais. Correspondem aos momentos de celebrações religiosas e aos tempos em que o Papa Francisco estará presente: Missa de abertura (1 de agosto, Parque Eduardo VII), presidida pelo cardeal D. Manuel Clemente; Acolhimento ao Papa Francisco (3 de agosto, Parque Eduardo VII). Neste dia, o Papa encontra-se pela primeira vez com os jovens peregrinos; Via-Sacra (4 de agosto, Parque Eduardo VII), habitualmente presidida pelo Papa; Noite de Vigília (5 de agosto), que levará os jovens, em peregrinação, até ao Parque Tejo; e, por fim, a Missa de Envio (6 de agosto, Parque Tejo), celebrada pelo Papa.
  • Encontros Rise Up. Acontecem durante as manhãs de 2, 3 e 4 de agosto, em vários locais de Lisboa. Representam um novo modelo de catequese da JMJ 2023 e pretendem levar os jovens peregrinos a refletir acerca dos grandes temas a que o Papa Francisco tem dedicado especial atenção: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.
  • Festival da Juventude. Entre 1 e 6 de agosto, em diversos locais da cidade, quer exteriores, quer interiores (auditórios, salas de cinema, teatros, igrejas e espaços expositivos). Consiste na apresentação de programas culturais (concertos, dança, teatro, cinema, exposições e momentos desportivos) preparados pelos peregrinos. A entrada é gratuita para os inscritos na Jornada Mundial da Juventude 2023. Estes acontecimentos nunca se irão sobrepor aos Encontros Rise Up e aos Eventos Centrais.
  • Cidade da Alegria. É o espaço que junta a Feira do Perdão e o Parque Vocacional e estará aberto entre os dias 1 e 4 de agosto, nos Jardins Vasco da Gama. O primeiro pretende dar a conhecer, aos jovens peregrinos, diversos movimentos, ordens, associações e comunidades religiosas e projetos de cariz social. O segundo dará relevo à Confissão (Sacramento da Reconciliação).

Como te podes inscrever na Jornada Mundial da Juventude 2023?

Este megaevento está aberto aos peregrinos de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, embora se permita a participação de outras idades.

Para te inscreveres, deves fazê-lo através desta plataforma online, clicando no botão “Inscrição de grupo”, mesmo que seja uma única pessoa. Para uma melhor comunicação, a Jornada tem cinco línguas oficiais – Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano – e o formulário de inscrição permite a escolha de um desses cinco idiomas.

A inscrição é gratuita, mas por questões de logística, segurança e de apoio aos custos deste evento, todos são convidados a pagar uma contribuição, escolhendo um de três tipos de pacote, com diferentes vantagens e benefícios.

O encontro acontece a cada 2, 3 ou 4 anos, numa cidade designada, nas Jornadas anteriores, pelo próprio Papa. É o maior evento mundial da igreja Católica.


Atenção! Os peregrinos com menos de 18 anos têm, obrigatoriamente, de estar integrados num grupo e confiados a um adulto desse grupo. Além disso, deve ser inserido, no formulário de inscrição, o número de menores do grupo e carregada, em PDF, a declaração de autorização parental preenchida, datada e assinada pelos pais ou responsável legal do(s) menor(es).

A inscrição dá acesso a todos os eventos da Jornada, além das seguintes regalias: uso gratuito dos transportes públicos durante o período da Jornada, um kit de peregrino e seguro de acidentes pessoais.

Considera aumentar a tua proteção com o Seguro de Saúde da Tranquilidade. Desta forma, e caso tenhas algum problema de saúde, poderás recorrer a uma vasta rede privada de prestadores de cuidados de saúde. Basta consultares o site da AdvanceCare Saúde e escolher o prestador mais próximo de ti. Terás acesso a cuidados de qualidade e poderás poupar em tempo de espera e atendimento.

O que fazer se tiveres algum problema fora do recinto?

Durante a Jornada Mundial da Juventude 2023, haverá pontos de informação e apoio espalhados por toda a cidade e nos locais dos eventos fora do recinto principal.

Existirá, ainda, um Centro de Acolhimento ao Peregrino (na Universidade Católica e a funcionar a partir de 15 de julho). Aqui, vão resolver-se todos os temas mais complexos e que precisem de uma resposta mais personalizada. É também aqui que se darão as boas-vindas aos peregrinos.

Além disso, os voluntários centrais, sacerdotes e todos os peregrinos sem alojamento podem fazer, neste centro, o check-in, levantar o kit de peregrino ou de voluntário e realizar o seu processo de acreditação. É esta a primeira coisa a fazer para poderes participar na JMJ Lisboa 2023.

Será sempre possível recorrer a um elemento da PSP (Polícia de Segurança Pública). Aliás, estarão envolvidos mais de 10 mil polícias na segurança e no policiamento da Jornada Mundial da Juventude 2023.

Eis alguns contactos úteis:

  • Linha AdvanceCare Saúde (Tel: 210 127 228)
  • Emergência médica (Tel: 112)
  • PSP (Tel: 218 111 000)
  • Fundação JMJ Lisboa 2023 (Tel: 308 814 252)

Dioceses de acolhimento:

1. Patriarcado de Lisboa
2. Diocese de Santarém
3. Diocese de Setúbal

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2