PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Férias num barco à vela: viaje em segurança

As férias realizadas num barco à vela são cada vez mais populares. E se pensarmos no que isso significa – dias de liberdade, de relaxamento total e novas aventuras – como é possível não gostar?

A linha de costa de Portugal tem 943 km de extensão, as ilhas dos Açores 667 km e na ilha da Madeira, acrescentam-se 250 km (com as ilhas Desertas, as Selvagens e Porto Santo). Portanto, as possibilidades de passeios em barco à vela, são inúmeras. Além de poder assistir aos espetáculos deslumbrantes do nascer e pôr do sol no meio do mar, a costa continental portuguesa oferece diferentes tipos de mar, grutas, estuários maravilhosos e enseadas para descobrir. Além do contacto com a natureza e os seus animais.

Nas ilhas é também possível velejar por locais maravilhosos. Desde as cascatas, as falésias e a flora luxuriante da Ilha de S. Jorge, nos Açores, às águas azuis turquesas, ilhéus e a areia dourada da praia de Porto Santo. Veja algumas das marinas e portos de recreio que existem em Portugal e onde poderá amarrar a sua embarcação.

Como evitar acidentes num barco à vela

A segurança é primordial, especialmente quando se trata de velejar. Eis o que deve ter em atenção quando viajar num barco à vela:

  • Fugas: Verifique sempre se o barco está bem conservado e tem a manutenção em dia. Caso não tenha formação adequada, peça a um profissional que efetue essa verificação. Se detetar uma fuga, e como medida temporária, utilize vedantes de madeira circulares resistentes e tente estancar a fuga até conseguir falar com um profissional.
  • Combustível: Pode parece estranho, mas ficar sem combustível é um dos problemas mais comuns entre velejadores amadores. Verifique sempre o nível de combustível antes de partir, assegurando-se de que tem combustível suficiente para a viagem.
  • Encalhar: Para além de saber o que está à sua frente, um bom marinheiro deve saber sempre o que está por baixo de si. Encalhar pode ser extremamente dispendioso e perigoso. Esteja atento às cartas náuticas e navegue com cuidado, especialmente à noite.
  • A meteorologia: Antes de partir para qualquer viagem à vela, a primeira coisa que deve fazer é verificar a previsão meteorológica. Até ventos ligeiros podem causar agitação, por isso avalie o risco antes da partida.

Como evitar acidentes náuticos

Infelizmente, os acidentes podem acontecer. Tem de ter muito cuidado a bordo, pois uma queda inofensiva pode dar origem a uma lesão muito mais séria no mar do que em terra. Veja aqui como evitar lesões e acidentes nas suas férias num barco à vela:

  • Ser atingido pela retranca: Posicionada horizontalmente num ângulo de 90 graus em relação ao mastro, a retranca é uma peça de madeira que ajuda a manter a vela mestra na posição correta. Quando manobra a vela para mudar de direção, a retranca pode oscilar muito rapidamente no convés, à medida que se ajusta ao vento. Se estiver prestes a executar esta ação, é importante avisar todos os passageiros e tripulantes, para evitar que sejam atingidos pela retranca.

Seguro Embarcações de Recreio

- Garantia dos danos causados a terceiros durante a utilização da embarcação;
- Proteção das embarcações de recreio, como barcos a motor, à vela, motas de água, jet ski e overcrafts;
- Assistência a pessoas e às embarcações;
- Extensão de âmbito geográfico para navegação em águas espanholas.

Sapatos verdes de vela em cima um do outro
  • Cair da prancha de embarque: Quando estiver a embarcar, é melhor não se sobrecarregar com sacos e equipamento. Especialmente quando a maré está alta, as pranchas de embarque podem mover-se e ficar um pouco instáveis. Perder o equilíbrio e cair à água é comum, por isso, tenha cuidado.
  • Escorregar da escada: A bordo, é melhor manter a escotilha de passagem fechada quando não estiver a ser utilizada, uma vez que as escadas do convés superior para o inferior são normalmente muito inclinadas.
  • Ficar com queimaduras de fricção por causa da escota: Se vai manusear velas e cabos, é aconselhável usar luvas grossas para evitar queimaduras por fricção.
  • Tenha cuidado com os dedos das mãos e dos pés nos cunhos: Os cunhos são pequenos dispositivos metálicos frequentemente utilizados para amarrar um barco a terra, embora também tenham outras funções. Muitas vezes colocados à volta do barco, podem ser difíceis de ver e, se estiver descalço, podem causar ferimentos nos dedos do pé. É aconselhável usar calçado próprio para velejar, especialmente se for um velejador inexperiente.

Para velejar em segurança, é sempre melhor contratar um seguro adaptado às suas necessidades, como o Seguro Embarcações de Recreio. Além de dar assistência às embarcações e pessoas, tem outras vantagens. Por exemplo, a possibilidade de alargar a proteção geográfica às águas espanholas e garantia dos danos causados a terceiros durante a utilização da embarcação. Embarque seguro e navegue sem preocupações, com a Tranquilidade.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2