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Tudo sobre o certificado energético de uma habitação

O certificado energético de uma habitação é um documento oficial que avalia a eficiência energética de um imóvel, "emitido por peritos qualificados reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE) – entidade gestora do sistema de certificação energética de edifícios (SCE)." 

Neste artigo, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber acerca do certificado energético de imóveis particulares. Continue a ler e saiba para que serve, como pedir, quanto custa e qual a validade.

Qual a importância do certificado energético?

Um certificado energético classifica um imóvel quanto à sua eficiência energética, numa escala decrescente de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). Além disso, ao pedir este documento também recebe recomendações para melhorar essa eficiência e que estimam a poupança energética resultante.

Como já referimos, é um documento obrigatório para quem quiser vender, arrendar ou comprar uma moradia ou apartamento. Mas não só. Existem outras situações que obrigam à apresentação deste certificado. Por exemplo, na construção de edifícios novos e em edifícios existentes, cuja estimativa de renovação fique acima de 25% do valor total do imóvel.

Ao mesmo tempo, permite o acesso a benefícios fiscais e financiamento específico, quando disponíveis.

👉 A propósito, leia o nosso artigo Tudo sobre o Programa Edifícios Mais Sustentáveis 2023.

Como obter um certificado energético

A entidade responsável pela regulação da certificação energética dos edifícios é a Agência para a Energia (ADENE). Para obter a classificação da eficiência energética de um imóvel, esta agência sugere cinco passos: 

1. Contratar um perito qualificado. Deve contratar um perito qualificado e reconhecido pela ADENE. A própria agência disponibiliza uma ferramenta de pesquisa de técnicos qualificados, para todo o país;

2Reunir a documentação sobre a casa, que o perito terá de consultar. Nomeadamente: caderneta predial, certidão de registo na conservatória, ficha técnica da habitação e a planta do imóvel;

3. Facilitar a visita. A visita do perito é obrigatória, assim, deve permitir que o perito possa ver todos os espaços da casa. Dessa forma, poderá recolher todas as informações necessárias para a elaboração de um relatório completo;

4. Acompanhar o processo. Esteja presente durante a visita do perito. Além de ser importante assistir à vistoria, poderá ser aconselhado sobre formas de melhorar a eficiência energética da casa;

5. Avaliar o certificado. Peça uma versão prévia do certificado, para poder ver os dados que estão no documento. É uma forma de verificar se a informação está de acordo com o que foi analisado e discutido, durante a vistoria. 


Atenção! Evite as fraudes. Estes passos, mais o pedido de identificação do perito como profissional acreditado pela ADENE, servem também para evitar fraudes. Não se esqueça de, no final, verificar a validade do documento oficial, através do respetivo número, no portal da ADENE.

Preço, validade e multas

O custo depende de dois fatores: preço da peritagem e taxas da ADENE. Dado que o preço da peritagem não está tabelado, aconselhamos a pedir vários orçamentos a diferentes peritos, escolhendo o mais conveniente.

Atualmente, as taxas da ADENE, para os edifícios de habitação, são as seguintes: 

Quadro de Tipologias e custo do Certificado Energético 

O certificado energético para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio/serviços tem a validade de dez anos. No caso de grandes edifícios de comércio/serviços, a validade é de oito anos. Se não cumprir estes prazos, poderá ter de pagar uma multa ao Estado.

É também obrigatório por lei ter este documento em dia, quando publicitar o imóvel para venda ou arrendamento. 

A coima por falta de entrega do certificado energético ao comprador ou ao arrendatário pode variar entre 250€ e 3 740€ (pessoas singulares) e entre 2 500€ e € 44 890€ (pessoas coletivas), como determina o artigo n.º 35.º do DL n.º 101-D/2020, de 7 de Dezembro.  

Fatores que influenciam a classificação da eficiência energética

A classificação energética (de A+ a F) do seu imóvel depende da análise de diferentes fatores. Entre eles: 

  • Ano de construção do imóvel;
  • Localização;
  • Tipo de habitação (casa ou apartamento);
  • Piso e área do imóvel;
  • Tipo de constituição das paredes, coberturas e pavimentos;
  • Equipamentos de climatização que possui, nomeadamente para ventilação, arrefecimento e aquecimento e para produção de águas quentes sanitárias. 

São, igualmente, avaliados o isolamento das janelas, a ventilação, a climatização e produção de águas quentes sanitárias, do ponto de vista dos efeitos no consumo de energia do imóvel. 

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Como ler um certificado energético

Este documento oficial, apresentado em formato PDF, tem várias páginas. 

Na página inicial, o imóvel é identificado pela morada postal, identificação predial/fiscal, a área útil do pavimento e fotografia. Nesta mesma página, indicam-se o mês e ano em que foi emitido o certificado energético e a sua data de validade. A par da classe energética atribuída, apresentam-se indicadores parciais de consumo (para o aquecimento ambiente, arrefecimento ambiente e águas quentes sanitárias), bem como as emissões de CO2 estimadas e o contributo de energia renovável.

Depois, segue-se o relatório propriamente dito, com uma breve descrição do imóvel e a análise de fatores como o comportamento térmico dos elementos construtivos da habitação e as perdas e ganhos de calor.

Por fim, o relatório inclui medidas para melhorar o desempenho energético. Além de as elencar, dá uma estimativa dos custos e da redução da fatura energética anual. Também indica a nova classificação energética se essas medidas forem implementadas.

Nota: Veja aqui o exemplo de um certificado energético de um edifício de habitação.

Uma boa classificação de eficiência energética pode aumentar o valor do imóvel no mercado. Mas não se esqueça de que tão importante como valorizar a sua casa é também protegê-la. Com o Seguro Casa da Tranquilidade, não só poderá protegê-la de vários riscos, como também poderá ter acesso a serviços de assistência em casa.

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