PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Quebra ou fissura no para-brisas? Eis o que precisa de saber

Uma fissura no para-brisas do seu carro pode ocorrer a qualquer momento. Dependendo da gravidade, uma fissura ou quebra no vidro da frente do carro pode reduzir a visibilidade e impedir uma condução segura.

Saber o que fazer em caso de quebra ou fissura no para-brisas é fundamental para continuar a sua viagem em segurança e evitar acidentes.

As respostas a estas seis perguntas resumem tudo o que precisa de saber.

1. Posso continuar a conduzir se tiver uma quebra ou fissura no para-brisas? 

Depende do tamanho e da localização da quebra ou fissura, bem como da legislação rodoviária local.

Segundo o art.º 22 do Regulamento do Código da Estrada, conduzir com o para-brisas estilhaçado ou partido pode ser punível com multa até 249,40€, uma vez que é considerado estar a utilizar um veículo motorizado em condições perigosas.

O para-brisas é crucial para garantir uma visão desimpedida da estrada e qualquer fissura, quebra ou risco pode ser suficiente para prejudicar a visibilidade, impedindo que veja, claramente, os veículos que circulam na sua direção e outros perigos na estrada. Paralelamente, aumenta o encandeamento devido à luz solar ou faróis. 

2. Tenho de reparar até as fissuras mais pequenas?  

Mais uma vez, isso dependerá das regras do país em que está a conduzir. É provável que uma fissura muito pequena – do tamanho de uma cabeça de fósforo, por exemplo – não tenha legalmente de ser reparada, desde que não esteja na linha de visão do condutor.

No entanto, a abordagem mais segura é reparar qualquer fissura, seja qual for o seu tamanho, antes que esta piore e se torne num dano capaz de enfraquecer todo o para-brisas. Lembre-se de que, quanto maior for o dano no para-brisas, mais cara será a reparação. 

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.
Carro amarelo, com malas no tejadilho, seguro pelo seguro automóvel da Tranquilidade

Caso a fissura não seja reparada, a humidade pode acumular-se nela e embaciar o vidro. Se houver, além disso, acumulação de sujidade na fissura, a imperfeição deixará de poder ser reparada. E, se a água entrar e congelar, é provável que o para-brisas tenha mais tendência para quebrar.  

Em todos os casos, estará a comprometer, seriamente, a sua visibilidade e segurança.

3. Posso reparar o problema sem ajuda?  

O tamanho e a gravidade da fissura é que vão determinar o tipo de reparação necessária. Desde que a fissura seja inferior a 25 mm, poderá ser capaz de a reparar sem ajuda, utilizando um kit de reparação de para-brisas.

As instruções exatas variam conforme a marca, mas a maioria dos kits de reparação funcionam injetando um adesivo epóxi ou acrílico que veda a fissura, impedindo a entrada de água e sujidade.

As quebras ou fissuras maiores, geralmente com mais de 25 mm, não podem ser reparadas com um kit de reparação e necessitam de uma reparação profissional.  

O para-brisas é crucial para garantir uma visão desimpedida da estrada e qualquer fissura, quebra ou risco pode ser suficiente para prejudicar a visibilidade.


4. Quanto pode custar a reparação de uma quebra ou fissura?

O preço poderá variar bastante, consoante a dimensão do dano e outros fatores. Mas, para reparações que exijam a substituição do para-brisas, é provável que o valor não seja inferior a 250 euros.

Por norma, quanto mais caro for o automóvel, mais caro será o para-brisas de substituição.

5. O meu seguro automóvel cobre os danos no para-brisas? 

Adicionando a cobertura de quebra isolada de vidros ao seu Seguro Automóvelresolverá esse problema sem mais preocupações. Se tiver esta cobertura, poderá sempre acioná-la para a reparação. Caso o seu seguro não tenha cobertura de quebra isolada de vidros, terá de suportar os custos de reparação. 

Saiba mais sobre a cobertura de quebra isolada de vidros do seguro automóvel.

6. Existe alguma forma de proteger o meu para-brisas de fissuras? 

Não há garantias de que evitará uma fissura ou quebra, pois basta uma pedra solta atingir o seu para-brisas, para o poder danificar. No entanto, existem algumas dicas para proteger o vidro da frente do carro: 

  • É aconselhável que conduza a uma distância razoável do veículo da frente, para evitar detritos que possam ser projetados pelas rodas;
  • Procure conduzir com mais cuidado em estradas com superfícies danificadas ou instáveis; 
  • Substitua as escovas limpa para-brisas todos os anos, para garantir que estas removem, de forma eficaz, qualquer acumulação de sujidade e detritos;
  • Verifique, regularmente, se o seu para-brisas apresenta pequenos sinais de danos e garanta que estes são reparados (por si ou por um profissional), antes que o problema se agrave.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2