PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Cães e gatos: qual o perigo de uma mordida ou arranhão?

Já sofreu uma mordida de um cão enquanto fazia jogging? O seu filho chegou a casa com arranhões de gato na cara? Infelizmente, são comuns os relatos de acidentes com cães e gatos. Todos os anos, ouvimos falar de acidentes, sobretudo com cães.

"Em 70% dos casos, as pessoas são mordidas pelos seus próprios animais de estimação, metade sem qualquer provocação”, diz um artigo da Metis.

A grande maioria das mordidas e arranhões é causada por animais de estimação, por vezes, pelo próprio animal doméstico. Não deixe os seus filhos pequenos brincarem com um animal sem supervisão, mesmo que se trate de um animal de confiança – as crianças não têm consciência do perigo e, dificilmente, saberão reconhecer sinais de agressividade.

Se é dono de um animal de companhia, o mais prudente é ter um seguro de responsabilidade civil, que garante a defesa do animal e o pagamento dos danos causados a terceiros. Na Tranquilidade, o Seguro Cães e Gatos tem essa cobertura como opção.

Relembramos que essa proteção é obrigatória para quem tem animais perigosos ou potencialmente perigosos.

Quais os riscos da mordida de cães e gatos?

As consequências para a saúde de um arranhão ou mordida são frequentemente benignas, mas não devem ser encaradas de ânimo leve. 

Seguro de Saúde

- Médico online;
- Médico, enfermeiros e medicamentos em casa;
- Descontos adicionais e crescentes, quanto maior for o n.º de pessoas incluídas no seguro;
- Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Uma mordida profunda pode provocar danos em partes não visíveis, como tendões ou nervos. Estas feridas podem também provocar doenças infecciosas, transmitidas por germes que se encontram na saliva do animal: estafilococos, estreptococos, pasteurelose, bacilo do tétano (tétano), vírus da raiva, etc.

Quais os perigos do arranhão de gatos?  

A doença mais comum que resulta de um arranhão de um gato é a "doença da arranhadura do gato". Esta manifesta-se sob a forma de febre e gânglios linfáticos inchados, uma a três semanas depois de a pessoa ter sido arranhada. As crianças e os jovens adultos são particularmente suscetíveis.

Embora estas infeções se curem, geralmente, de forma rápida e sem sequelas, podem surgir complicações infecciosas, se a ferida não for desinfetada a tempo. Logo que surjam os primeiros sintomas (vermelhidão, inchaço dos gânglios, dores de cabeça, etc.), é aconselhável consultar um médico. 

Quais os primeiros passos, em caso de mordida ou arranhão?

Se for vítima de uma mordia ou arranhão, é importante atuar rapidamente para evitar complicações. 

1. Em primeiro lugar, limpe bem a ferida com água e sabão antes de a secar;

2. De seguida, aplique uma solução antissética e cubra a ferida com um penso esterilizado. Se sentir dores, pode tomar um analgésico;

3. Nos dias que se seguem, limpe e desinfete diariamente a ferida;

4. Não se esqueça de verificar regularmente se tem febre;

5. Em caso de hemorragia intensa ou de uma mordida profunda, contacte o número de emergência: 112. Consoante a gravidade da lesão, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. 

👍É bom saber. Na medida do possível, anote a hora da mordida. O tempo decorrido entre o acidente e o tratamento é uma informação importante para o médico. 


Em 70% dos casos, as pessoas são mordidas pelos seus próprios animais de estimação, metade sem qualquer provocação.


O que fazer em caso de superinfeção?  

Dor, vermelhidão, inchaço da ferida: as superinfeções bacterianas são comuns após uma lesão. E estão geralmente associadas a febre. Se se sentir mal nos dias seguintes a um arranhão ou mordida, consulte imediatamente um médico. Caso necessário, o médico pode prescrever um tratamento com antibióticos, nomeadamente se a mordida for no rosto ou nas extremidades (pés, mãos, etc.).

👉Informação importante. Se estiver imunodeprimido (se tomar imunossupressores) ou sofrer de uma doença crónica como a diabetes, é essencial consultar o seu médico de família.

O que fazer se o meu boletim de vacinas não estiver atualizado?

Após uma mordida, e ainda mais se for de cães e gatos de rua ou desconhecidos, é essencial verificar, no seu registo de saúde, se as suas vacinas estão atualizadas.

Caso contrário, consulte um médico no prazo de 48 horas ou dirija-se ao hospital mais próximo. Será ponderada a necessidade de uma injeção de imunoglobulina antitetânica (proteínas que atuam como anticorpos e podem ser utilizadas para tratar ou prevenir doenças), bem como a revacinação.

 

Com o Seguro de Saúde, se sofrer uma mordida pode tratá-la com mais tranquilidade. Comece por fazer uma consulta online. No caso de ser necessário algum tratamento médico, utilize os serviços da rede médica da AdvanceCare.  


SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2