PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Vale a pena pedir empréstimo para pagar as dívidas?

Ao contratar um empréstimo para pagar dívidas, a linha que separa a solução do problema pode ser muito ténue.

O que é uma dívida tóxica? Que tipos de empréstimos para pagar dívidas existem? Em que situações pode compensar fazer um empréstimo para pagar dívidas? Explicamos tudo neste artigo.

Casos em que a sua situação financeira está em perigo

Antes de tomar uma decisão que lhe afete as finanças e a sua segurança e da sua família, é fundamental saber analisar a sua situação financeira. Ao fazer um empréstimo para pagar uma dívida, está a endividar-se outra vez. Justifica-se, realmente, recorrer a essa alternativa?

Nos seguintes casos, pode justificar-se: 

  • Quando o não pagamento de uma dívida geraria juros absurdos e difíceis de pagar;
  • Quando se recorre a este método porque não se pagaram as dívidas do cartão de crédito e, por isso, não se consegue pagar as despesas normais do dia a dia;
  • Quando uma situação de não pagamento da hipoteca da casa implicaria o risco de a perder. 

Em alguns casos, contrair um empréstimo para saldar dívidas pode compensar. Ainda assim, lembre-se de que o princípio de pagar uma dívida recorrendo a uma nova dívida é uma estratégia geralmente errada, no mundo das finanças. Principalmente, tratando-se de dívidas tóxicas!

O que é uma dívida tóxica?

As dívidas tóxicas estão, normalmente, associadas a empréstimos rápidos, ou ao consumo à custa de juros elevados. São dívidas que, em vez de gerar riqueza, empobrecem ainda mais a pessoa.

Frequentemente, têm taxas de juros entre os 8,5% e 14,2%, mas podem chegar a ser muito mais elevadas. É fácil perceber quando contraiu uma dívida tóxica, porque precisará de usar até 30% do seu rendimento para pagar as suas mensalidades. Além disso, por vezes, as condições de financiamento não são claras. Pode estar a pagar, mas sem conseguir reduzir o capital em dívida. Nessa altura, já será tarde demais para recuar. Por isso, tenha muito cuidado e analise bem este tipo de empréstimos, antes de recorrer a eles.

Dica! Antes de pedir um empréstimo para pagar dívidas, faça as contas! Certifique-se de que não vai contrair dívidas tóxicas. Estas pioram ainda mais a sua situação financeira e a da sua família. Tente procurar alternativas razoáveis que possa pagar com as suas fontes de rendimento atuais.

👇 Pode interessar-lhe: 

Seguro Vida Crédito Casa Tranquilidade

Sabia que pode poupar até 60% em relação ao valor que paga atualmente, se transferir o seu seguro Vida Crédito Casa para a Tranquilidade?

Casal e dois filhos sentados no sofá de casa

Fazer um empréstimo para pagar dívidas – que alternativas existem?

Está a pensar em pedir um empréstimo para pagar as suas dívidas? Saiba que existem diferentes formas de o fazer, sendo que cada uma tem condições específicas.

Empréstimo para consolidação de dívidas

O empréstimo para consolidação de dívidas permite agrupar todos os empréstimos e hipotecas em seu nome, num só produto. A principal vantagem é ter de pagar uma única mensalidade, cujo valor é menor que o total de todas as dívidas separadas. Além disso, ter um pagamento único por mês facilita o planeamento das despesas familiares.

No entanto, este tipo de empréstimo também apresenta alguns inconvenientes. O valor mensal é mais reduzido, é certo. Mas o prazo de reembolso aumenta e, portanto, o total de comissões também. Vai acabar por pagar mais despesas associadas ao empréstimo, em troca de uma taxa mais reduzida. Assim, fica menos sobrecarregado.

Créditos rápidos

Os chamados créditos rápidos são aqueles cujo processo de solicitação e de autorização costuma ser muito rápido, até mesmo imediato. São, normalmente, pedidos para resolver situações de emergência ou necessidades financeiras urgentes. Por exemplo, para cobrir uma conta a descoberto.

Pode obtê-los no seu próprio banco, através de uma linha de crédito rápido. Há também instituições financeiras especializadas neste tipo de empréstimos e existem até minicréditos que pode pedir por telefone, ou até mesmo através do WhatsApp. Contudo, este tipo de minicréditos costuma ter taxas de juro mais elevadas e prazos de pagamento mais curtos. Acima de tudo, verifique se a instituição financeira legítima é confiável. Além disso, leia atentamente os termos e condições do empréstimo.

Empréstimos pessoais no banco

Os empréstimos pessoais do banco, geralmente, têm requisitos mais apertados. Por regra, as entidades analisam o histórico de pagamentos, para verificar se o cliente é um bom pagador. Além disso, costumam limitar o valor que emprestam, com base num estudo de riscos de não pagamento.

Em contrapartida, os juros costumam ser mais reduzidos que os de um crédito rápido. E, caso tenha uma hipoteca ou algum outro empréstimo na mesma instituição financeira, é possível chegar a um acordo para unificar as dívidas.

Empréstimos de familiares e amigos

Algumas pessoas recorrem à família ou a amigos próximos para pedirem dinheiro para pagar dívidas. Embora, geralmente, seja a primeira alternativa a ser explorada, às vezes esses favores terminam em disputas familiares. Por este motivo, é aconselhável tratar esta situação de uma forma profissional, com um notário ou advogado, a fim de evitar mal-entendidos. Ainda que esse empréstimo se faça sem juros!

👉 Pode interessar-lhe! Como abrir uma empresa: passo a passo

Reestruturação da dívida

Certas entidades permitem a reestruturação da dívida. Isto significa que, numa situação de vulnerabilidade do devedor, chega-se a um acordo com condições de pagamento mais benéficas. Ou reduzindo os juros da dívida, ou aumentando o prazo de pagamento. 

👉 Isto pode ajudá-lo! Reduza o consumo de energia e poupe na fatura da luz

Em que situações pode compensar pedir um empréstimo para pagar dívidas?

Como vimos, nem sempre é aconselhável contrair um empréstimo para pagar as dívidas. Em alguns casos, os juros da nova dívida resultarão num endividamento maior.

Então, em que situações pode compensar fazer um empréstimo para pagar dívidas? Em primeiro lugar, importa referir que não existe uma solução única para todos os casos. É importante que analise bem a sua situação, antes de tomar uma decisão. Ainda assim, existem alguns casos nos quais pode valer a pena considerar fazer um empréstimo: 

  • Quando os juros da nova dívida forem menores. Lembre-se de ler atentamente todas as condições, inclusive as que estão em letras pequeninas! Na verdade, as comissões determinam o esforço financeiro extra que deve fazer para pagar a dívida. Se estes forem inferiores aos que paga atualmente, pode valer a pena;
  • Se lhe permitir consolidar as suas dívidas num único empréstimo. Os empréstimos para consolidação de dívidas, embora envolvam um montante de juros maior, também facilitam a gestão das dívidas. Terá apenas de lidar com um único credor;
  • Também pode valer a pena, se os pagamentos mensais forem mais reduzidos. Ter um pagamento mais baixo permite chegar ao final do mês com mais fôlego financeiro. Ainda assim, lembre-se de que estes produtos podem envolver comissões mais elevadas a longo prazo. Reveja atentamente as condições, antes de avançar com o empréstimo;
  • Se o novo empréstimo para pagar dívidas lhe oferecer condições mais claras e o seu novo credor for um profissional. 

 

Antes de pedir um empréstimo, lembre-se sempre de proteger a sua família e a sua casa. Na Tranquilidade, o Seguro Vida Crédito Casa antecipa 100% do capital seguro, em caso de invalidez ou doença grave, e garante o pagamento do empréstimo, em caso de morte. O Seguro Vida Crédito Casa pode ser contratado à distância, sem necessidade de se deslocar a nenhum ponto de venda. Para além disso, as formalidades médicas são muito reduzidas e realizadas via telefone por profissionais de saúde, para sua comodidade e com total confidencialidade.  



SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento