PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Que fazer quando as compras online de Natal se atrasam?

Quando o Natal está à porta, surgem os tradicionais presentes como parte dos gastos das famílias, sobretudo se houver crianças. Este ano, as previsões apontam para um decréscimo dos gastos com os presentes. Ao mesmo tempo, espera-se um aumento das compras online para o Natal.

Mas o que fazer se os presentes de Natal não chegarem a tempo? É algo que deve equacionar.

Como fazer uma reclamação de uma compra online

Antes de mais, é importante que conheça os seus direitos, como consumidor, ao realizar compras online.

Qual o prazo máximo de entrega de uma compra online?

Todas as compras online têm um prazo máximo de entrega de 30 dias, salvo se tiver acordado com o vendedor, ou com a plataforma online, uma data diferente. Além disso, no caso de o produto comprado ficar indisponível, o vendedor é obrigado a informá-lo e a fazer o reembolso.

Sabia que o Seguro Casa da Tranquilidade pode ser uma boa ajuda, caso as suas compras online corram mal? Se houver utilização fraudulenta de meios de pagamento, as despesas judiciais estão cobertas. No caso das encomendas online, se o produto que chegar a casa não corresponder ao que foi comprado, ou apresentar defeito, o serviço de assistência trata da sua substituição ou devolução do valor pago, desde que seja superior a 30 euros.

Como recuperar o dinheiro de uma compra online?

Por vezes, a loja onde fez as compras online pode não entrar em contacto consigo, para reembolsar o seu dinheiro. Ainda assim, lembre-se de que tem direito a pedir de volta o dinheiro que gastou!

Estas são as etapas que deve seguir: 

1. Reúna toda a documentação que comprove que, realmente, fez uma compra pela Internet. O e-mail com a confirmação do pedido, a fatura, print screens do processo de compra ou o extrato bancário. Todos os documentos comprovativos são úteis;

2. Envie uma reclamação por escrito ao contacto da loja online, anexando a documentação. É recomendável que indique alguns dados pessoais, como o seu nome completo ou o número do pedido online. Com esses dados, será mais fácil e rápido localizar a sua encomenda;

3. Regra geral, este tipo de reclamações tem um tempo de resposta de 7 dias. Se o vendedor se recusar a reembolsar o seu dinheiro, não se esqueça de guardar essa resposta;

4. Caso o vendedor não entre em contacto consigo, ou não fique satisfeito com a resposta, pode pedir uma indemnização por danos;

5. Se, após todas estas diligências o seu caso não tiver sido resolvido, é aconselhável denunciar a situação a órgãos superiores. Ou à Plataforma Europeia de Resolução Litígios em Linha (RLL), ou a uma entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

👉 Pode interessar-lhe: veja este vídeo da Direção-Geral do Consumidor sobre os direitos nas compras online!

Fez a sua compra online, mas ela ainda não chegou? Não a cancele ainda!

Embora possa parecer contraditório, nem sempre é aconselhável cancelar imediatamente a compra online. Pelo menos, até ter um presente de Natal alternativo. No caso de já ter um presente substituto e, entretanto, receber a compra online, não se preocupe. Tem 14 dias para o devolver sem precisar de dar qualquer justificação.

Presentes de Natal alternativos  

O vendedor confirmou que a sua encomenda não chegará a tempo e não encontra esse presente noutras lojas, online ou físicas? Nesse caso, dê asas à sua originalidade!

Eis 5 ideias de presentes de Natal alternativos de última hora.

1. Compre uma assinatura de um serviço digital

Nos últimos anos, a oferta de diferentes serviços digitais multiplicou-se. Desde assinaturas anuais ideais para cinéfilos, como HBO, Netflix, Disney+, SkyShowtime, Filmin ou Amazon Prime Video, até ao acesso a todas as músicas durante 1 ano, com o Spotify ou a Apple Music.

Os seus filhos gostam de videojogos? Opte por adquirir uma assinatura das principais plataformas de consola, como a Playstation Now, a Xbox Game Pass ou a Nintendo Switch Online. Na falta do videojogo que pretendia, ofereça um menu de centenas de jogos sem custos adicionais.

Por outro lado, pode escolher presentes de Natal alternativos e mais culturais. Por exemplo, uma assinatura Kindle ou Audible, para ter acesso ilimitado a e-books e audiolivros.

2. Já pensou em oferecer experiências inesquecíveis?

Diz-se que as experiências são os presentes que melhor envelhecem com o tempo. Porque não optar por dar uma lembrança que durará a vida toda? Um fim de semana romântico no meio da  floresta, aquela viagem desejada há tanto tempo, ou uma semana na Disneylândia com os mais pequenos da casa.

✅ Já que falamos em viagens, este artigo pode interessar-lhe: Sabia que viajar faz bem à saúde mental?

3. Crie um cabaz de presentes personalizado

Os melhores presentes são aqueles que mostram como conhecemos bem os seus destinatários.

Como o pode demonstrar? É muito fácil! Através de um cabaz personalizado! Arranje uma caixa e encha-a com pequenos pormenores que revelem a personalidade de quem a vai receber: os seus hobbies favoritos, memórias, lembranças, etc.

Vai oferecer uma prenda a um fã de Harry Potter? Inclua uma varinha ou um lenço dos Gryffindor. Caso essa pessoa adore banhos relaxantes em casa, crie um cabaz de autocuidado com um gel de banho, óleo corporal e rolo de massagem.

O melhor dos cabazes personalizados é que eles servem qualquer propósito! Claro, pode levar algum tempo a pensar nos elementos que tornam esse presente de Natal único. Mas isso também é uma forma de demonstrar carinho e atenção. Além disso, com este tipo de presentes de Natal originais, é difícil falhar.

4. Opte por presentes de Natal úteis

Na falta de uma prenda online que não vai chegar a tempo, a melhor solução é um pouco de pragmatismo. Pense numa surpresa que seja útil. Assim, de certeza que não falhará e quem a receber ficará feliz! Por exemplo, se a pessoa a quem vai dar uma prenda acabou de adotar um modelo de trabalho híbrido, compre algo que ajude a compor o seu escritório lá de casa.

5. Prepare um voucher para a compra online que tanto queria dar

Embora o ideal seja dar o presente na hora devida, um “voucher para” é uma boa alternativa. Principalmente, se a prenda online que se atrasou é mesmo aquilo que queria dar. Escolha (ou faça) um cartão bonito e escreva uma mensagem a explicar o que representa esse presente. Dê um toque simpático ao cartão (como colar-lhe um bombom de chocolate) e verá que este voucher será muito bem recebido. 

Seguro Casa Tranquilidade

- Acesso a vários tipos de assistência: animais domésticos, digital, eletrodomésticos, viatura para mudanças;
- Participação de sinistro online, de forma simples e rápida;
- Desconto na compra conjunta do seguro de casa mais recheio.

Casal a carregar duas caixas de madeira com vasos de flores em cima devido a mudança de casa

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2