PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

10 conselhos para proteger o carro quando estiver guardado

Existem muitas razões para guardar um automóvel, quer seja ir de férias prolongadas, proteger o carro durante estações do ano rigorosas, ou, simplesmente, deixar de o usar durante um longo período de tempo.

No entanto, é necessário saber como proteger o carro. Não basta tapá-lo com uma capa e esquecer o assunto. Os carros têm muitas peças complexas que se podem, facilmente, degradar se não forem bem cuidadas.

Também podem ser vulneráveis ao mau tempo e, dado que alguns danos são difíceis de ver, deixar um carro desprotegido também pode fazer com que se torne inseguro para conduzir.

E, claro, o roubo do carro é uma situação que se deve sempre prevenir.

Independentemente do período de tempo durante o qual não vai usar o seu automóvel, siga esta lista de conselhos, até chegar a hora de o utilizar novamente.

10 conselhos sobre como proteger o carro

1. Selecione o local onde o vai guardar

Idealmente, o automóvel deve ser guardado num espaço interior, uma vez que nem o calor nem a chuva contribuem para a sua preservação. Efetivamente, isto não só ajuda a que não se degrade, como vai mantê-lo mais seguro.

Se não tem uma garagem própria, pondere arrendar uma ou fazer um acordo com um vizinho que não esteja a utilizar a sua garagem. Antes de tomar a decisão, pense na acessibilidade e no período de tempo em que vai precisar de guardar o seu carro.

2. Para proteger o carro, guarde-o em boas condições

É importante que o seu carro esteja em perfeitas condições, antes de o guardar durante algum tempo. Verifique o óleo, adicione combustível para evitar que o tanque enferruje, encha os pneus e certifique-se de que o limpa por dentro e por fora.

Aconselhamos uma lavagem e enceramento, bem como a aspiração e eliminação de quaisquer objetos ou lixo no seu interior.

Ao limpá-lo, o mais natural é focar-se em eliminar migalhas e detritos mais óbvios, como invólucros de pastilhas elásticas e embalagens vazias – pois a última coisa que quer encontrar, quando voltar a entrar no carro, são embalagens com mau cheiro!

No entanto, deve também retirar o ambientador ou produtos de limpeza do interior do automóvel, uma vez que o calor exterior pode destruir as embalagens e causar queimaduras químicas.

3. Solte o travão de mão

Desde que o carro esteja seguro e numa superfície totalmente plana, soltar o travão de mão pode aliviar a tensão e evitar a oxidação do sistema, garantindo que este não fica preso.

4. Pense em utilizar uma capa para proteger o carro

Os automóveis guardados ao ar livre, ao calor ou em locais poeirentos, devem ser sempre resguardados com uma capa. Contudo, mesmo que este fique no interior, pense em investir numa capa para o proteger do pó, detritos ou queda de objetos.

Por outro lado, deixá-lo descoberto permite que o vapor de água se evapore durante o tempo húmido, por isso, tenha em atenção o clima onde vive.

5. Apoie o automóvel sobre macacos

Apoiar o automóvel sobre macacos ajuda a aliviar o peso suportado pelos pneus e reduz a probabilidade de estes ficarem deformados. Esta é uma dica que, provavelmente, não conhecia, mas é uma boa ideia para proteger o carro!

6. Vai guardar o automóvel durante mais de 1 mês? Pondere utilizar um carregador de bateria

Quando finalmente for buscar o seu carro, a última coisa que quer é ter a bateria descarregada. Por isso, investigue a possibilidade de usar um carregador que possibilite carga de manutenção e, assim, mantê-la carregada durante a sua ausência.

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.

Carro amarelo, com malas no tejadilho, seguro pelo seguro automóvel da Tranquilidade

7. Mantenha o automóvel fechado e trancado

Mesmo num local seguro, é importante que o carro esteja devidamente trancado. Tal ajudará a manter os ladrões à distância e a evitar o roubo do carro. Ao mesmo tempo, impede que certos animais pensem em fazer do automóvel a sua nova casa!

8. Utilize técnicas antirroubo para proteger o carro

Evite o roubo do carro! Dificulte a vida de potenciais ladrões através de técnicas antirroubo, como a utilização de uma tranca no volante ou a desativação do sinal wireless, se o seu automóvel tem a opção de abertura à distância.

Embora estas medidas possam parecer exageradas, especialmente se o seu carro estiver numa garagem, o facto de este dar mais trabalho a roubar (por exemplo, por ter um alarme antirroubo) pode fazer com que os ladrões desistam e procurem um alvo mais fácil.

9. Deixe uma nota ao volante

Escreva uma nota com tudo o que fez para proteger o seu veículo – especialmente se removeu alguma coisa ou bloqueou partes do carro – e prenda-a ao volante. Desse modo, saberá exatamente o que tem de repor, antes de voltar a conduzir o automóvel.

10. Não se esqueça do seguro automóvel

O seguro automóvel é uma das melhores formas de proteger o seu carro. Na Tranquilidade, além do seguro de responsabilidade civil, pode optar por proteger o seu carro em caso de furto ou roubo, vandalismo, incêndio, catástrofes naturais, entre outros.

Siga viagem com a tranquilidade de se saber protegido!

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2