PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como desentupir canos e outras dicas de manutenção

Os canos entupidos em casa não são um problema assim tão raro quanto isso. 

Neste artigo, damos algumas dicas de manutenção, ensinamos como desentupir canos com truques caseiros e dizemos quando tem mesmo de chamar um canalizador.

Dicas de manutenção básicas  

Antes de lhe aparecerem os problemas e ter de aprender truques para desentupir canos, ponha em prática estas quatro dicas de manutenção:

1. Cuidado com o que deita na sanita e pelos canos

O único objeto que deve deitar na sanita é o papel higiénico. Tudo o resto (incluindo cabelos, lenços de papel, produtos de higiene feminina, plásticos e até cotonetes ou fio dental) só deve ter um destino: o caixote do lixo. Conheça os conselhos das Águas de Portugal.

Tenha também especial cuidado com os resíduos de alimentos que vão parar ao lava-loiças. Compre um filtro que retenha os detritos sólidos e deite-os no caixote do lixo. Por exemplo, as gorduras e as borras de café são responsáveis por muitos entupimentos na canalização. Assim, resista à tentação de as deixar descer pelo ralo e opte por deitá-las no lixo, se quiser evitar ter que usar os seus conhecimentos de como desentupir canos.

2. Poupe a canalização, gastando menos água

Para além de poupar dinheiro, quanto menos água correr pela canalização, menos desgasta os canos. Portanto, tente reduzir o consumo de água.

Damos três ideias: ligue a máquina da roupa só quando a carga da máquina estiver completa; substitua o banho de imersão pelo duche; instale limitadores de caudal nas torneiras, chuveiros e sanitas.

3. Limpe regularmente a canalização

Utilize, com frequência, um produto de limpeza suave para eliminar as acumulações e reserve os produtos de limpeza agressivos para as emergências. Deste modo, evita a corrosão dos canos.

Se tem uma fossa séptica, mande limpá-la a cada três ou cinco anos. 

4. Faça uma inspeção anual da canalização

A verificação regular da canalização ajuda a mantê-la em perfeitas condições. 

Como desentupir canos

Apesar de todos os cuidados, tem um cano entupido. Não se preocupe. Antes de chamar um canalizador tente estes truques caseiros que partilhamos consigo. 

Seguro Casa

- Desconto na compra conjunta do seguro de casa mais recheio;
- Acesso a vários tipos de assistência: animais domésticos, digital, eletrodomésticos, viatura para mudanças;
- Participação de sinistro online, de forma simples e rápida.

Casal a carregar duas caixas de madeira com vasos de flores em cima devido a mudança de casa

Como desentupir canos com truques simples

1. Com um desentupidor de borracha

É a primeira solução para tentar libertar entupimentos. Ao usar o desentupidor de borracha, vai criar pressão e movimentos de sucção no cano, o que pode ajudar a liberar obstruções. Tem de ter água suficiente no ralo, tapar bem o buraco do cano e depois pressionar com força, para cima e para baixo, usando o cabo.

2. Com água a ferver

Despeje água a ferver pelo ralo. Tão simples quanto isto. A água quente vai dissolver bolas de gordura e soltar detritos que estejam a entupir o cano. Além disso, é um método ecológico.

3.  Com um cabide ou um arame

Use o gancho de um cabine de metal, ou dobre um pedaço de arame duro em forma de gancho, e use-o para retirar os detritos que estão a entupir o cano. Tenha cuidado para não furar os canos.

Como desentupir canos com soluções químicas

1. Com uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e sal

Despeje cerca de 1/2 chávena de chá de bicarbonato de sódio no ralo, seguida de 1/2 chávena de chá de vinagre e a mesma quantidade de sal. Cubra o ralo com um pano ou tampa, durante alguns minutos. Depois, deite água quente ou a ferver. Se necessário, repita o processo.

2. Com sal, bicarbonato de sódio e água quente

Uma solução parecida com a primeira, mas com outros compostos: 1/2 chávena de sal com 1/2 chávena de bicarbonato de sódio e despeje no ralo. Deite água quente. Se necessário, repita o processo.

3. Com detergente e água quente

O detergente da loiça também pode ajudar a desentupir um cano. Deite 1/4 de uma chávena de chá de detergente da louça e depois a água a ferver. Pode tornar mais eficaz este método, usando depois um desentupidor de borracha.

Outra opção é deitar duas colheres de sopa de fermento em pó no ralo e água a ferver por cima.

4. Com desentupidores líquidos

Se as outras soluções não funcionaram, antes de chamar um profissional, pode tentar os desentupidores com produtos químicos.

❗Atenção! Leia as instruções e veja se o produto é indicado para canos de cozinha, de WC e sanitas. Proteja-se de salpicos com luvas, máscara e óculos e use um avental ou roupa velha que possa estragar. Sobretudo, não deixe as crianças verem o que está a fazer (para não quererem imitar os adultos) e guarde estes produtos fora do alcance delas.

Sinais de alerta  

Sistema de aquecimento da água a pingar ou com ferrugem

Se detetar humidade por cima ou junto ao sistema de aquecimento da água, ou se este apresentar sinais de ferrugem ou corrosão, pode estar perante uma fuga lenta. Contacte um canalizador, o mais depressa possível. 

Mau cheiro

Mau cheiro ou cheiro a esgoto são normalmente um sinal de que há um problema no sistema de canalização, nomeadamente nos canos de esgoto, que podem estar entupidos ou mal ventilados. Resolver esta situação não é para amadores, deve ser entregue a um profissional!

Alteração da cor da água

Água castanha ou alaranjada na água é, normalmente, um sinal de corrosão. É também sinal de que, definitivamente, não deve bebê-la. Nesta situação, chame um canalizador.

Aumento inesperado da fatura da água

Se a conta da água disparou e o seu consumo de água se manteve praticamente o mesmo, pode haver uma fuga, algures no sistema de canalização. Nesse caso, um canalizador poderá encontrá-la e repará-la. 

Com estas dicas e truques, saberá como desentupir canos em situações menos graves e saber quando deve chamar um canalizador ou picheleiro.

No entanto, mesmo com todos os cuidados, pode acontecer que um dia seja surpreendido com uma fuga de água. Com o Seguro Casa da Tranquilidade, pode pedir, através do Serviço de Assistência, a deslocação do técnico para verificar a origem do dano e qual a reparação necessária. O serviço de canalização pode ser requisitado a qualquer hora do dia (24 horas).

Faça hoje a sua simulação

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2