PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Certidão de óbito: procedimentos em caso de falecimento de familiar

O falecimento de familiar pode ser uma das experiências mais traumáticas para uma pessoa. A par disso, nem todos sabemos como pedir uma certidão de óbito ou como tratar da diversidade de burocracias que tal acontecimento origina.

Pedir a certidão de óbito, informar entidades como o banco, a autoridade tributária, entre outras, e tratar da habilitação de herdeiros são apenas algumas das obrigações a cumprir.

Neste artigo, abordamos as orientações essenciais, para saber como agir. 

 

1. Obter o certificado médico de óbito

Este é um documento médico que confirma o falecimento, indicando a respetiva data, hora e local. Em princípio, deve ser passado no mesmo dia em que a morte ocorreu.

Se a pessoa faleceu em casa, deve chamar um médico do Centro de Saúde ou ligar para o número de emergência médica, o 112, que poderá passar o certificado. Também pode contactar o médico de família, ou mesmo o médico assistente privado.

No entanto, em muitos casos, o falecimento ocorre num hospital, centro de saúde ou lar de idosos, com pessoal médico por perto. Assim, a própria instituição comunica o óbito dentro do prazo de 48 horas e fornece o certificado.

Atenção: Se a morte não resultou de doença e a causa é desconhecida, chame a Polícia de Segurança Pública (PSP) ou a Guarda Nacional Republicana (GNR). Nestas situações, a intervenção do Ministério Público é obrigatória, nomeadamente, para decidir sobre a necessidade de realização de autópsia médico-legal.

Seguro Vida Mais Plano Proteção

- Estabilidade financeira da família, em caso de morte, e proteção para as doenças graves mais frequentes;
- Apoio financeiro para utilizar livremente em despesas extras, sem ficar a depender exclusivamente de terceiros/sistemas de proteção social;
- 2.ª opinião médica pela Advance Medical;
- Descontos numa rede de serviços de bem-estar, em mais de 4.000 prestadores.

Mãe e filha sorridentes com a cabeça encostada uma à outra.

2. Obter a certidão de óbito

Se o falecimento do familiar ocorreu em casa, tem de comunicar o óbito ao Estado, apresentando o certificado médico de óbito. O mais importante é respeitar o prazo de 48 horas. Se ocorreu num lar ou hospital, essa entidade encarrega-se da comunicação ao Estado.

Em qualquer dos casos, terá, depois, de pedir a certidão de óbito online. Pode tratar de tudo através da plataforma Civil Online. A certidão de óbito online tem o custo de 10€.

Em alternativa, poderá pedi-la em papel, numa Conservatória do Registo Civil,Loja de Cidadão, ou nos Espaço Registos do IRN. Se viver fora do país, terá de fazê-lo através do Consulado Português.

O custo de uma certidão de óbito em papel depende da sua finalidade:

Tabela Certidão de Óbito 

3. Contratar uma agência funerária

Uma agência funerária organiza o velório, os serviços religiosos e o funeral. Em Portugal, não existe um valor fixo para o funeral.

O custo médio dos preparativos e das cerimónias que se seguem ao falecimento de familiar é de cerca de 1700 euros para os serviços mais básicos e acessíveis. Em alternativa, pode optar por serviços mais completos e também pela cremação. O valor final varia em função dessas opções.

Escolha uma funerária e certifique-se de que esclarece bem o serviço que pretende e qual o valor total da sua opção.

Em geral, as funerárias tratam de alguns assuntos por si. Assim, em caso de falecimento de familiar, podem ajudá-lo com a declaração de óbito nas 48 horas após o falecimento, com o pedido da certidão de óbito, com a declaração para justificar as suas faltas ao trabalho ou às aulas, ou no pedido de apoios ao Estado. 

 

4. Justificar faltas ao trabalho ou à escola

Perante o falecimento de familiar, tem direito a faltar ao emprego ou à escola. O número de dias varia em função do grau de parentesco:

Certidão de Óbito - Tabela 2

5. Tratar da habilitação de herdeiros

A habilitação de herdeiros é um procedimento indispensável após a morte de um familiar, caso existam bens móveis ou imóveis. Esta identifica os herdeiros e permite que a herança seja distribuída.

O cabeça de casal é a pessoa encarregada de administrar uma herança até à sua partilha. Se é o seu caso, pode recorrer ao Balcão Heranças, disponível a nível nacional. Se necessário, poderá aceder à Plataforma de Atendimento à Distância.

E, no caso de pretender tratar de vários assuntos de uma vez, lembre-se de que tem ainda à sua disposição o Espaço Óbito

   

6. Dirigir-se ao Espaço Óbito para os restantes assuntos

Se é o cabeça de casal, vale a pena ponderar a visita a este espaço. Aqui, pode tratar das seguintes obrigações: 


Nunca é demais relembrar que um seguro de vida é uma mais-valia em caso de invalidez ou morte da pessoa segura. Se o falecimento da pessoa segura ocorrer e o seguro de vida estiver ativo, o valor do seguro contratado será pago na sua totalidade aos beneficiários. Assim, o seguro de vida protege-o financeiramente a si ou aos beneficiários que escolheu – através do seguro, estes riscos poderão ser transferidos para a seguradora.

Com as soluções de Seguros de Vida da Tranquilidade, poderá escolher as opções e coberturas com as quais se quer proteger a si e à sua família. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2