PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Barulho do carro? 5 exemplos para ter cuidado

O barulho do carro diz muito mais sobre o seu interior do que se possa pensar. Entre anos e quilómetros, há que ter cuidado e estar alerta sobre as avarias – algumas são capazes de destruir até os veículos mais recentes!

Os mais recentes são, por sinal, cada vez mais complexos. Mecânicas compostas por milhares de peças, sistemas de transmissão modernos e engrenagens precisas, mas extremamente delicadas.

Nem sempre é fácil prever quando irá um carro desenvolver determinado problema, mas mecânicos experientes são capazes de fazer uma primeira análise apenas com base nos ruídos do carro. E o seu ouvido, já treinado pelo dia a dia, pode ser também uma preciosa ajuda e poupar-lhe consertos e dores de cabeça!

Cinco barulhos do carro para ter cuidado

Identificar, precocemente, os barulhos do carro pode poupar-lhe uma reparação. É certo que alguns deles resultam apenas de uma porta mal fechada, uma peça a desencaixar ou um pneu furado. Mas outros devem fazer soar um alerta, para ter cuidado com algo mais importante e que se pode agravar.

Estes são cinco ruídos do automóvel que não deve ignorar:

1. Ruídos do carro, com velocidades baixas engrenadas

Alguma vez reparou que o seu carro faz barulho, quando conduz com as mudanças mais baixas? Pode tratar-se de uma grande avaria. Se este ruído ocorrer enquanto põe uma mudança, o problema situa-se, provavelmente, nas mudanças. A folga pode ser demasiado grande. Ou o barulho dever-se ao desgaste dos rolamentos no sistema de transmissão.

Por outro lado, se sentir os ruídos do carro, quando a alavanca das mudanças está em ponto-morto, a falha pode dever-se a um nível baixo do líquido da transmissão, ou mesmo à necessidade de o mudar.

Nota que a caixa de velocidades faz um ruído do estilo “arranhar”, quando põe a marcha-atrás? Em caso afirmativo, há que ter cuidado: a falha pode estar nas rodas dentadas gastas. Tenha isto em conta! A substituição de uma caixa de velocidades completa implica um investimento que não fica barato.

Se quiser evitar este custo, é altamente recomendável recorrer a um serviço de urgência. Com o Seguro Automóvel Tranquilidade, tem à sua disposição oficinas convencionadas, onde se pode dirigir para fazer reparações ao seu carro. Os nossos profissionais de confiança farão uma avaliação exaustiva, para analisar o problema e solucionar a avaria antes que esta se agrave. 

Estas oficinas trazem um conjunto de vantagens aos nossos clientes, tais como veículo de cortesia (sujeito a condições específicas) entregue na própria oficina, reboque, lavagem, aspiração, verificação de luzes e níveis de óleo e água. Assim como a prioridade e rapidez na reparação e também a garantia de reparação.

📍Veja qual a oficina convencionada mais próxima de si.

2. Ruídos ao travar o carro, como se estivesse a arrastar algo  

O barulho do carro em travagem é bastante comum e nem sempre é grave. No entanto, é importante reconhecer a sua origem, para determinar a urgência com que se deve dirigir à oficina. Eis os dois casos mais comuns que podem ocorrer:  

  • ruídos na travagem ao carregar no pedal. São, geralmente, muito agudos e um sinal claro de que as suas pastilhas de travão estão muito gastas e devem ser substituídas. Não deixe passar muito tempo;
  • ruídos de raspar em metal, como se estivesse a arrastar algo – é este o caso? Então, leve o seu carro à revisão, com máxima brevidade! É possível que, de cada vez que trava, haja fricção entre o disco de travão e a parte metálica das pastilhas de travão, o que pode danificar a mecânica do automóvel. É uma boa ideia resolver o problema, para evitar uma avaria muito mais cara. 

3. Som agudo e estridente, quando acelera  

Talvez já tenha ouvido este som, se andou num autocarro antigo. O guincho estridente, durante a aceleração, é provocado pela correia que faz funcionar os dispositivos auxiliares. Entre estes, estão o alternador, a bomba de água e o compressor do ar condicionado, quando desliza sobre as roldanas.

A solução para o seu veículo pode ser tão simples como apertar um pouco mais a correia, ou substituí-la por uma nova. No entanto, não é aconselhável adiar demasiado, pois o problema pode agravar-se. 

4. Ruído ao ligar o carro, quando o motor está frio  

Regra geral, este som é acompanhado pelo bater do motor em funcionamento. Os ruídos do carro, ao ligar o motor estando ele frio, podem indicar que o seu veículo tem válvulas defeituosas, possivelmente, devido a um problema de folga.

💡Dica: para identificar se se trata, efetivamente, de uma falha nas válvulas, abra o capô e preste atenção à origem do som. Se o sentir na parte da frente do capô, quando se aproximar, é porque tem razão! 

Seguro Automóvel Tranquilidade

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.

Carro amarelo, com malas no tejadilho, seguro pelo seguro automóvel da Tranquilidade

5. Barulho de chocalho  

Um ruído de chocalho no motor diesel do seu carro? Então, repare no seguinte: quando liga o automóvel, o som acompanha o escurecimento da iluminação dianteira? Em caso afirmativo, é provável que a ligação à terra (componente utilizado como medida de segurança na instalação elétrica), esteja em mau estado. Convém ter cuidado e mandar reparar.

O ruído do motor diesel ocorre em marcha lenta? Neste caso, pode dever-se a falhas nos filtros de ar. A solução para este problema é muito mais simples do que se possa pensar: uma simples substituição dos filtros deverá ser suficiente.

❕Preste atenção: não confunda este ruído de ralenti do motor diesel, com o ruído normal do motor. Embora, provavelmente, já esteja familiarizado com o som do seu veículo, vale a pena ouvi-lo com atenção, antes de tomar uma decisão!

Outros ruídos do carro a que deve estar atento

Para além dos mencionados acima, existem outros ruídos automóveis que podem alertá-lo para algo de errado com a mecânica do seu carro. Estes são os mais comuns e complicados! Se identificar algum deles, não deixe de fazer uma revisão ao seu carro, o mais rapidamente possível: 

1. Sons como rangidos, como se estivesse a engasgar-se, quando liga o carro. Pode estar relacionado com um amortecedor defeituoso que precisa de ser substituído;

2. Um ligeiro zumbido, quando roda a chave da ignição. Pode haver uma avaria na bomba de combustível;

3. Os pneus a chiar nas curvas. Pode dever-se a uma falta de pressão, ou ao desgaste da borracha;

4. Ruídos constantes, rítmicos e de deslizamento, quando pressiona a embraiagem, durante a condução. A falha pode dever-se ao desgaste da embraiagem, que deve ser substituída;

5. Sinais sonoros suaves, durante a condução. Pode significar que a transmissão está seca. É melhor verificar se há fugas de óleo;

6. Um ruído forte, quando roda o volante. É possível que a junta esférica da direção esteja desalinhada – esta é uma falha muito grave! O veículo não está em condições de circular;

7. O motor parece assobiar, quando está em funcionamento. Neste caso, o coletor de escape pode estar rachado. Deve mandá-lo verificar imediatamente.  

Estar atento aos barulhos do carro é muito importante para prolongar a sua vida útil e evitar custos elevados. Se tiver o seu ouvido treinado, é muito provável que dê conta, a tempo, de ruídos que revelam problemas, antes que estes prejudiquem com gravidade o estado do seu carro. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2