PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

7 dicas para poupar a energia combustível e elétrica do carro

À medida que os preços da gasolina e da eletricidade sobem, torna-se cada vez mais importante saber como poupar energia. Mas, com uma condução eficiente, é possível – e em muitos casos, muito fácil – poupar dinheiro enquanto conduz. 

A eco-condução é a arte de conduzir o seu carro de forma mais eficiente e aplica-se a veículos a gasolina, gasóleo, híbridos e 100% elétricos. 

Ao implementar estas sete dicas simples, pode ajudar a aumentar a eficiência energética do seu carro ao mesmo tempo que poupa dinheiro e protege o planeta. 

Dicas para poupar energia: 

 

1. Planeie a viagem  

Poupar energia enquanto conduz começa ainda antes de se sentar ao volante do carro: o planeamento é fundamental. 

Na maior parte das suas deslocações repete as mesmas rotas. Repare onde e a que horas há mais trânsito. Se puder, evite conduzir nesses locais e durante esses períodos. 

Nas viagens longas, planeie o seu percurso com o maior detalhe possível, porque perder-se significa gastar mais combustível. Sabia que nas viagens curtas poupar energia pode ser mais difícil? Na verdade, esses trajetos podem ter até 50% de impacto no consumo de combustível. Se possível, nas distâncias curtas, em vez de conduzir um carro, vá a pé ou de bicicleta. 

2. Não deixe o carro au ralenti 

Deixar o carro au ralenti (parado, mas com o motor ligado) não é uma forma de condução eficiente. Nessa situação gasta-se aproximadamente 1 litro de combustível por hora (cerca de 0,7 l/h num veículo a gasóleo).

Os especialistas aconselham a que os condutores desliguem o motor se acharem que vão ficar parados por mais de dois minutos. Se o seu carro tiver um sistema “stop-start” para economizar combustível, certifique-se de que está ativo. 

3. Evite sobrecarregar o seu carro 

Carros mais leves gastam menos energia (combustível e/ou bateria). Acelerar num carro mais leve requer menos energia e combustível do que acelerar num carro pesado. 

Por cada 50 kg de peso adicional, o consumo de combustível pode aumentar entre 1% e 3%

Use um dos princípios da eco-condução: alivie o peso do carro, removendo toda a bagagem desnecessária (caixas na bagageira, suporte de bicicletas ou mala de tejadilho e qualquer outra coisa que aumente o peso). 

4. Verifique regularmente os pneus  

Pneus com demasiada ou insuficiente pressão forçam o motor do carro a trabalhar mais. Ou seja, gastam mais combustível ou eletricidade e emitem mais poluentes. 

Verifique regularmente a pressão de todos os pneus com um manómetro e certifique-se de que a pressão indicada corresponde à recomendação do fabricante. 

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque
- Participação online do sinistro
Rapariga sentada a preencher declaração do seguro automóvel da Tranquilidade

5. Limite o uso do ar condicionado/aquecimento  

O ar condicionado é uma fonte de enorme conforto. Contudo, força um motor a combustão a trabalhar mais, queimando mais combustível durante o processo. 

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) indica que o ar condicionado "pode consumir até meio litro de combustível por hora e, no início de cada viagem, pode representar um aumento de consumo de cerca de 10%". 

Nos carros elétricos, o uso do ar condicionado para combater o calor ou o frio gastam a bateria. Segundo uma investigação da Associação Automóvel dos Estados Unidos (AAA), com frio, pode perder uma média de 41% de autonomia. Com o calor, a autonomia diminui para 17%. Se quiser poupar energia, tenha atenção à forma como usa este equipamento. 

Se está calor, experimente abrir a janela antes de começar a refrigerar o carro. E se o seu carro tem um botão ECO/ECON, ative-o e ele irá automaticamente mudar para uma opção energeticamente mais eficiente. 

6. Reduza a velocidade 

Conduzir depressa consome mais combustível do que conduzir a um ritmo constante. O IMT adverte que um aumento de 10% na velocidade pode provocar um aumento de 15% no consumo de combustível

Diminuir a velocidade permite poupar energia de forma substancial. Nos carros a combustível, conduzir na autoestrada a 110 km/h em vez de a 130 km/h pode poupar até 24% de combustível, conforme se indica na plataforma online Mile21 da Deco Proteste. Num veículo elétrico, 95 km/h é a velocidade ideal e conduzir a 130 km/h pode diminuir a autonomia da bateria até 25%

7. Pratique a condução eficiente 

Travagens repentinas e constantes mudanças de velocidade gastam mais combustível ou bateria do que desacelerar ou acelerar gradualmente. Esteja atento ao tráfego e comece a desacelerar com maior antecedência. 

O sistema de travagem regenerativa, presente nos veículos elétricos, refere-se à regulação da velocidade através do controlo cuidadoso do pedal do acelerador, em vez da utilização do travão. Isto permite converter a maior parte da energia cinética da travagem em energia que pode ser armazenada na bateria, por isso, trave e acelere suavemente. Uma condução eficiente pode aumentar a autonomia de um veículo elétrico em 15-20%

Saiba como usar o cruise control para otimizar os gastos – é significativamente mais económico. 

Junte à eco-condução um seguro igualmente eficiente. Com o seguro automóvel da Tranquilidade, pode viajar descansado sabendo que está sempre protegido por uma assistência em viagem pensada também para veículos elétricos. 

Coberturas para Automóveis Elétricos

- Assistência por falta de autonomia
- Veículo de combustão para deslocações urgentes
- Proteção de cabos de carregamento
- Proteção de Home Charger
Transporte do veículo ou aluguer de automóvel de substituição
Rapariga sentada a preencher declaração do seguro automóvel da Tranquilidade

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento