PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

5 tecnologias inteligentes para poupar energia em casa

Acha demasiado elevado o valor da sua fatura de eletricidade e gás? Quer poupar energia em casa e, assim, reduzir as despesas mensais? Existem tecnologias que podem ajudá-lo, sem diminuir o conforto do lar. Aqui ficam algumas dicas.

 

1. Iluminação

No outono e no inverno, os dias tornam-se curtos e sombrios, pelo que passamos a acender luzes mais vezes e mais cedo, o que se reflete no consumo de energia. A iluminação representa cerca de 14% de uma fatura de eletricidade habitual e é uma área fácil de poupar.

Considere a possibilidade de substituir as suas lâmpadas atuais por LEDs. Embora sejam as lâmpadas economizadoras mais caras do mercado, permitem poupar dinheiro a longo prazo, uma vez que consomem cerca de 90% menos energia do que as lâmpadas tradicionais e são de longa duração.

 

2. Água quente

A água quente representa 23,5% do consumo de energia residencial e, durante os meses mais frios, tendemos a tomar banhos mais demorados e com a temperatura da água mais elevada. Para reduzir a sua fatura energética, opte por um termoacumulador inteligente ou, se possível, pela instalação de painéis solares que, além de funcionarem para o aquecimento da água, também acumulam energia para outros tipos de consumo energético.

 

3. Aquecimento

Embora Portugal não tenha invernos extremamente rigorosos, é importante manter o lar a uma temperatura confortável e não passar frio. Como aquecer a casa de forma inteligente, sem fazer disparar o valor da fatura de eletricidade e gás?

A primeira resposta a esta pergunta é simples: calafetar e/ou substituir portas e janelas é uma condição obrigatória para que qualquer sistema de climatização funcione da forma mais eficaz. Depois deste passo, é altura de escolher a melhor solução para a sua casa e a sua família.

O ar condicionado é dos sistemas mais eficientes e pode ser utilizado durante todo o ano, para controlar a temperatura desejada e mantê-la constante. Em dias frios, aquece a casa rapidamente, criando um ambiente aconchegante. No verão, permite arrefecer com eficácia a sua casa e combater o desconforto causado pelo calor excessivo.

Os modelos modernos não consomem muita energia quando comparados com outras alternativas e não têm riscos para a saúde, desde que faça manutenção e limpeza anual dos filtros. Os custos iniciais podem ser um pouco mais elevados face a outras soluções, mas vale a pena fazer as contas, pois o investimento depressa se dissipa, permitindo ganhar muito em conforto e qualidade de vida.

 

4. Tomadas inteligentes

Muitos dispositivos elétricos, como leitores de DVD, computadores, televisores e impressoras, gastam eletricidade mesmo quando não estão a ser utilizados. As tomadas inteligentes desligam completamente a energia dos aparelhos quando detetam que não estão a ser utilizados, permitindo poupar na fatura de eletricidade. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, mas, antes de adquirir algum, aconselhe-se com a empresa que fornece energia à sua casa.

 

5. Apps de gestão de energia

Existem aplicações fantásticas que, utilizando o seu smartphone e um dispositivo instalado na sua casa, permitem estabelecer a ligação e a automatização integrais de todos os aparelhos elétricos e, assim, diminuir os custos energéticos. Com um sistema de controlo doméstico, as aplicações podem acender as luzes quando acorda, ligar o aquecimento em dias frios e até ligar a máquina de café. Para saber qual é a app adequada para si, consulte o seu fornecedor de eletricidade.

Ao poupar energia e diminuir os custos associados, estará também a reduzir o consumo de recursos naturais necessários à produção energética, bem como as emissões de gases com efeito de estufa. Implemente as sugestões que lhe damos, para seguir um estilo de vida mais sustentável, contribuindo assim para proteger e melhorar o ambiente.

E, porque é sempre importante poupar para se precaver de gastos inesperados, descubra o seguro Casa da Tranquilidade, com coberturas que protegem não só o imóvel, mas também o recheio, as pessoas, os animais de estimação e outros bens como material eletrónico ou de desporto, mesmo fora de casa.

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
siga-esta-lista-se-esta-a-pensar-comprar-casa-large

SEGURO CASA

Segure a sua casa com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

COBERTURAS DO SEGURO DA CASA QUE VÃO ALÉM DAS QUATRO PAREDES

Saber mais

A informação desta página foi útil?

Sim Não