PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

5 Dicas para se tornar senhorio de forma tranquila e lucrativa

Ao longo da última década, diminuiu o número de pessoas que vive em casa própria e aumentou a porção das que optam pelo arrendamento. Segundo os últimos dados divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), o número de habitações arrendadas representa 22,3% do total.  

Faz parte do grupo de pessoas que pretende investir em imobiliário e tornar-se senhorio? Então, sabe o que deve fazer a seguir? Ser organizado, conhecer as suas responsabilidades e, acima de tudo, estar atento às possíveis armadilhas irá tornar todo o processo mais simples – e até mais lucrativo. 

Eis o que todos os novos senhorios precisam de saber.  

1. Identifique o seu mercado-alvo para arrendamento 

Analise a procura e pergunte a si mesmo: quem precisa de arrendar, e que tipo de propriedade? Os principais perfis de inquilinos incluem estudantes e famílias jovens. 

O local do imóvel também é importante: que equipamentos e serviços é que o seu inquilino ideal procura? Por exemplo, quem trabalha fora de casa precisa de uma boa rede de transportes para chegar ao emprego. Mas não invista em áreas onde já existe um excesso de oferta de arrendamento!   

2. Investir em imobiliário – não complique 

Quando comprar o imóvel, escolha um que seja capaz de gerir. Deve ter capacidade de lidar financeiramente com quaisquer reparações ou alterações que tenham de ser realizadas, pelo que deverá estabelecer um limite ao tamanho e número de quartos da propriedade. Certifique-se de que não existem problemas estruturais e defina um orçamento exclusivamente para reparações e renovações. 

E quanto à decoração, aposte na simplicidade e neutralidade (tente manter-se longe de papéis de parede com padrão de leopardo e outros afins!).

3. O dinheiro é importante: financiar a compra 

Provavelmente irá precisar de um empréstimo para financiar a compra, por isso, aconselhe-se junto de um consultor financeiro para garantir que está a tomar a melhor decisão com base nas suas circunstâncias. Precisará de saber que tipo de rendimento é expectável (com base em estudos de mercado) e como irá pagar o empréstimo.

Seguro Proteção Rendas

Esteja protegido caso o seu inquilino deixe de conseguir pagar a renda, por motivos de incapacidade temporária absoluta, desemprego ou hospitalização. Um seguro ajustado às suas necessidades, que permite optar pelo pagamento até 4 ou 6 meses de renda.
Duas mãos seguram numa casa de madeira em miniatura

4. Atraia o seu inquilino ideal 

Se anunciar o seu imóvel online, apresente uma descrição clara e precisa acompanhada de ótimas fotografias (porque não contratar um fotógrafo profissional?). Deste modo, as pessoas que o contactarem saberão exatamente o que tem para oferecer. Deve sempre encontrar-se pessoalmente com potenciais inquilinos e estar preparado para responder a perguntas sobre a recolha do lixo, fornecedores de energia, etc.  

5. Não negligencie os detalhes 

Há pequenas coisas que podem acabar esquecidas – mas que são muito importantes! Está a par de todos os requisitos legais, tais como os prazos de pré-aviso para a rescisão de contratos e os regulamentos locais sobre atualizações das rendas? Vai tratar pessoalmente dos contratos ou contratar uma agência imobiliária? Quem realizará a verificação dos antecedentes dos inquilinos? 

E, por fim, não menos importante: os seguros. 

Uma avaria ou infiltração provocada por danos na canalização pode colocar em causa a integridade da sua propriedade e o bem-estar dos arrendatários. O Seguro Casa da Tranquilidade é um seguro multirrisco que garante uma cobertura abrangente, incluindo os principais riscos a que um imóvel está sujeito, como incêndio, inundações, danos por água, entre outros, além de garantir o envio de profissionais para avaliar os danos.

E tem um plano de contingência para o caso de os inquilinos não pagarem a renda atempadamente? Com o Seguro Proteção Rendas da Tranquilidade encontra-se protegido caso o inquilino deixe de conseguir pagar as rendas devido a incapacidade temporária para o trabalho, doença ou acidente, ou desemprego involuntário. Beneficie destes seguros essenciais para proprietários de imóveis e torne-se um senhorio com toda a tranquilidade. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento