Valor_social_logo 

 

 

 

Em primeiro lugar estão as pessoas

 

Todos estamos empenhados em desenvolver mais e melhor a estratégia de Responsabilidade Social da empresa.

 

A Tranquilidade partilha de uma responsabilidade que é de todos nós e o valor social é talvez o mais transversal à sociedade, que para se desenvolver de forma saudável tem de promover o bem-estar dos cidadãos e a igualdade de oportunidades.

 

A Tranquilidade integra no seu programa de RSE o apoio a diversas instituições de solidariedade social e a projetos que visam dar respostas efetivas a problemas concretos.

  • Tranquilidade apoia Banco do Bebé

     

     

    A Tranquilidade apoia o Banco do Bebé - Associação de Apoio ao Recém-Nascido, uma instituição criada há mais de 20 anos na Maternidade Dr. Alfredo da Costa e que se estende hoje aos Serviços Sociais de Neonatologia/Pediatria do Hospital de Santa Maria.

     

    O Banco do Bebé dá apoio a famílias carenciadas com bebés e crianças desde que nascem até aos seis anos, referenciadas pelos serviços sociais das instituições parceiras.

     

    A Instituição dispõe de seis tipos diferentes de serviços: bens essenciais, mães internadas, apoio domiciliário, apoio psicossocial, banco de leite e workshops. Em 2016 foram apoiadas 1100 famílias, das quais cerca de 90 no domicílio, mais de 2000 crianças e foram entregues bens no valor de 100.000 euros.

     

    O programa de apoio domiciliário desenvolvido em estreita colaboração com a unidade de neonatologia dos Hospitais com quem tem protocolo e as visitas, com periodicidade semanal, são da responsabilidade da equipa técnica - fisioterapeuta e técnico de saúde - com voluntários devidamente formados. Quer através da intervenção domiciliária, quer do atendimento psicossocial foi possível autonomizar mais de metade das famílias nos cuidados aos seus bebés. Do ponto de vista social este é um indicador muito importante, por ser o principal objetivo destas intervenções.

     

  • Tranquilidade apoia Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz

     

     

    A Tranquilidade apoiou a Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz que decorreu entre 15 e 17 de dezembro de 2017, na Cantina da Universidade de Lisboa. Durante estes três dias, foram servidas cerca de 4600 refeições aos mais de 1500 participantes, esteve disponível o Espaço Aberto ao Diálogo que ajuda ao começo de um novo projeto de vida, foram realizados atos médicos e distribuída roupa.

     

    Ao longo dos seus 28 anos de existência, a Comunidade Vida e Paz tem procurado gerar e dinamizar respostas adequadas às necessidades e potencialidades das pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social. A Instituição oferece um novo projeto de vida através de um programa terapêutico de reabilitação e reinserção.

  • Tranquilidade apoia torneio ‘Futebol por uma Causa' da Make-A-Wish

     

     

    A Tranquilidade voltou a apoiar, em 2017, a realização do torneio ‘Futebol por uma Causa' da Make-A-Wish, através da oferta do seguro de acidentes pessoais aos participantes. Realizado no dia 14 de outubro, em Lisboa, o evento juntou equipas de 16 empresas e os fundos angariados vão ajudar a realizar alguns dos desejos que a Fundação Realizar Um Desejo, afiliada portuguesa da Make-A-Wish, tem em lista de espera.

     

    A missão da Make-A-Wish é realizar desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, para lhes levar um momento de alegria e esperança. Para uma criança gravemente doente, ver o seu desejo realizar-se significa que nada é impossível, significa recuperar a esperança e a força para continuar a lutar, significa poder esquecer por uns momentos a sua doença e ser simplesmente uma criança.

  • Tranquilidade e Açoreana associam-se a concerto solidário

     

    Numa homenagem e em solidariedade com as vítimas dos fogos florestais, que devastaram a zona centro do país, diversos artistas portugueses juntaram-se para dar um concerto solidário no dia 27 de junho de 2017. Uma iniciativa que contou com o apoio da Tranquilidade e Açoreana, traduzido na oferta do seguro do espetáculo, mas também na aquisição de bilhetes para distribuírem a Clientes, Agentes e Colaboradores.

     

    O espetáculo, inédito por ser transmitido em direto e em simultâneo pelos três canais de televisão generalistas e ainda por várias rádios, aconteceu na Meo Arena e registou lotação esgotada com cerca de 14 mil espetadores. Para além da receita de bilhetes para o concerto e de bilhetes-donativo, durante toda a noite esteve aberta uma linha de valor acrescentado que angariou 1 milhão e 153 mil euros. A verba total foi entregue à União das Misericórdias Portuguesas.

  • Tranquilidade oferece seguro para o concerto ‘Guitarra Solidária'

     

    A Tranquilidade apoiou o concerto "Guitarra Solidária", que se realizou no dia 7 de abril, no Teatro Camões, e foi transmitido em direto pela RTP1. O evento, durante o qual foi apresentado o projeto ‘ Para além do Fado', que alia a sonoridade única da guitarra portuguesa aos grandes êxitos da música pop rock dos anos 60,70 e 80, contou com a participação de Camané, Ana Sofia Varela, Mafalda Veiga, Nathalie e Sofia Escobar.

     

    Este espetáculo integrou a ‘Maratona da Saúde, que em 2017 está dedicada às doenças cardiovasculares e que tem como missão sensibilizar o público e angariar fundos para a investigação científica portuguesa na área da saúde.

  • Tranquilidade apoia IX Jornada de Recolha de Medicamentos

     

    A Tranquilidade voltou a oferecer, em 2017, o seguro de acidentes pessoais aos voluntários da Jornada de Recolha de Medicamentos, organizada pelo Banco Farmacêutico, no dia 18 de fevereiro. Duzentas e vinte farmácias, seiscentos voluntários e milhares de portugueses ao longo do país ajudaram cem instituições de solidariedade social, através da doação de catorze mil medicamentos e produtos de saúde, com o valor estimado de 56.000 mil euros.

     

    O balanço deste ano é bastante positivo. Face ao ano anterior, a iniciativa contou com mais 56 farmácias aderentes, mais 100 voluntários, mais 10 instituições apoiadas e, por fim, mais 3.500 medicamentos doados. Desde 2009, ano em que a esta recolha decorreu pela primeira vez em Portugal, o Banco Farmacêutico ajudou instituições de solidariedade social com 74.000 medicamentos e produtos de saúde.

  • Tranquilidade apoia Associação Laço

     

    A Tranquilidade renovou em 2017 a oferta do seguro das instalações da Laço na Adroana, no concelho de Cascais, apoio esse concedido desde a inauguração do espaço, em 2008 . A Laço é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2000 e cujo objetivo é lutar contra o cancro da mama em Portugal. Desde sempre tem procurado apoiar e desenvolver iniciativas com forte impacto na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da mama.

     

    A atividade da Laço fica marcada pela aquisição de oito unidades móveis, fazendo assim chegar o rastreio a diversos pontos do País, incluindo à região dos Açores que recebeu uma 2ª unidade móvel em 2014. A criação de centros de excelência para o diagnóstico e tratamento do cancro da mama e a optimização do Rastreio em Famílias Portuguesas com síndrome hereditário de cancro da mama são projetos que também receberam o apoio desta Associação. Entre 2012 e 2015 foram atribuídas 5 bolsas no valor total de 125.000€ que incentivaram novos trabalhos de investigação em Portugal sobre as causas do cancro da mama e o cancro da mama metastático.

  • Tranquilidade segura Corrida Solidária

     

    A Tranquilidade voltou a oferecer os seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais da Corrida Solidária do Colégio de S. Tomás, em Lisboa, que em 2016 celebra a 4ª edição e é apadrinhada pelo atleta olímpico Rui Silva.

     

    Este evento, que este ano se realiza no dia 5 de outubro, tem como finalidade angariar fundos para as bolsas de estudo atribuídas a crianças carenciados.

  • Tranquilidade apoia projeto da Fundação Girl Move

     

    A Tranquilidade apoia o Movimento de Vida que a Fundação Girl Move está a desenvolver em Moçambique.

     

    No âmbito da Academia de Liderança pelo Serviço e Empreendedorismo Social, a Girl Move vai trazer a Portugal, entre 15 setembro e 30 outubro de 2016, treze jovens licenciadas, estudantes da Academia para o "Estágio de Vida", que lhes permita "Ganhar Mundo" tanto em termos profissionais, de empreendedorismo social, de cultura, de diversidade, de ideias, de amizades. "Ganhar Mundo" para poderem transformá-lo.

     

    Neste "Estágio de Vida" as jovens têm contacto com a realidade e boas práticas empresariais bem como de uma organização social, passível de réplica em Moçambique. Cada estudante é acompanhada e inspiradas por uma mentora portuguesa, numa troca de experiências de vida diversas e enriquecedora. Estas mentoras fazem parte da Rede de Mentoras Girl Move que está a ser criada.

     

    A Tranquilidade vai apoiar e acolher uma estudante de elevado potencial da Academia Girl Move, contribuindo assim para a capacitação e formação de mulheres moçambicanas que querem fazer a diferença no seu país.

     

  • Tranquilidade apoia novo campus universitário da Nova SBE

     

    A Tranquilidade estabeleceu em 2016 um parceria com a Nova-SBE, a escola de economia e negócios da Universidade Nova de Lisboa, que prevê o apoio ao novo campus universitário que está a ser construído em Carcavelos e que deverá receber 3500 alunos de todo o mundo.

     

    Descobrir, atrair e desenvolver talentos, estabelecer programas ajustados às necessidades de formação da Companhia, procurar novas formas de transmitir conhecimentos e criar uma network relevante com os estudantes com mais-valias para a Tranquilidade são outros dos aspetos relevantes da parceria.

     

    Enquanto ‘Corporate Learning Partner', a Tranquilidade terá acesso a programas de formação de executivos inovadores e multidisciplinares concebidos à medida das suas necessidades. Podem abranger áreas como marketing e vendas, criatividade e inovação, recursos humanos, finanças, tecnologia e estratégia.

     

    Através do programa "Consulting Labs" a Tranquilidade pode colocar desafios a professores e alunos da Nova SBE, que funcionarão como consultores. No âmbito do acordo estabelecido entre as duas instituições, a Tranquilidade terá também o seu nome associado a uma sala de aulas do futuro campus.

     

    Com esta parceria, a Tranquilidade assume a área da educação como um dos pilares da sua política de responsabilidade social e associa o seu nome a um projeto pioneiro do ponto de vista social e educativo. A Nova SBE pretende construir em Carcavelos uma verdadeira escola global, atraindo talento e conhecimento internacional para Portugal.

  • Tranquilidade oferece seguro à Residência de Velhinhos Irmãzinhas dos Pobres

    A Tranquilidade apoia a Residência de Velhinhos Irmãzinhas dos Pobres, uma instituição de solidariedade que tem como missão "ajudar que sofre por causa da idade, da pobreza, de solidão e outras dificuldades".

     

    A instituição conta com duas casas - em Lisboa e no Porto - e acolhe atualmente 100 pessoas idosas.

  • Tranquilidade apoia União Humanitária dos Doentes com Cancro

     

    A Tranquilidade concedeu em 2015 um donativo à União Humanitária dos Doentes com Cancro, ajudando assim à viabilização de um importante projeto, que tem como primeiro objetivo apoiar gratuitamente os doentes com cancro e seus familiares.

     

    Esta Associação de Solidariedade, criada em 1999, foi pioneira no nosso país na criação de diferentes tipos de apoio: consultas gratuitas de apoio médico e de psico-oncologia, linha contra o cancro e núcleo de apoio ao doente oncológico.