26-05-2022

Generali com lucro recorde em Portugal no exercício de 2021

A Generali Seguros S.A. registou, em 2021, um Resultado Líquido de 54,1 milhões de euros (ME), uma evolução muito positiva face aos 12,9 ME registados no ano anterior, a refletir uma melhoria da componente técnica da sua atividade, combinada com uma otimização da sua estrutura de custos operacionais.

O volume de negócios de contratos de seguro e de investimento do Grupo Generali, que em Portugal opera com as marcas Tranquilidade, Açoreana (nos Açores) e LOGO, representou igualmente um crescimento face ao exercício anterior, atingindo os 1.138,2 ME, dos quais 1.058,6 ME na atividade Não Vida e os restantes 79,6 ME na área Vida. Em 2020, o Grupo Generali tinha registado em Portugal, numa base comparável, um volume de negócios de 1.079,6 ME, dos quais 985,3 ME em Não Vida e 94,3 ME em Vida.

“O volume de negócios na atividade Não Vida da Generali em Portugal, ultrapassou pela primeira vez a barreira de 1.000 ME, confirmando uma boa performance comercial ao longo de 2021, com um crescimento no segmento Não Vida acima do mercado, que permitiu à Companhia consolidar a sua posição no setor segurador Português, reforçando a sua quota de mercado”, referiu Pedro Carvalho, CEO da Generali Seguros.

A Generali terminou o ano de 2021 com uma quota de mercado, em Não Vida, de 18,8 por cento.

O ano de 2021 continuou a ser marcado pela crise pandémica originada pela Covid-19, se bem que, ao contrário do ano de 2020, tenham já sido evidentes alguns sinais de recuperação a nível económico, com impacto no produto da economia portuguesa.

Não obstante estes sinais de recuperação, o contexto no qual a Companhia obteve estes resultados, continuou a ser muito desafiante, tanto a nível externo, como a nível interno. Foi em 2021 que a Companhia concluiu, em tempo recorde, o seu processo de integração, após a aquisição, efetuada em janeiro de 2020, pelo Grupo Generali.

De forma complementar, a Generali Seguros continuou o seu caminho de transformação, com uma aposta crescente numa estratégia digital no back office e front office, com impacto direto nos processos de venda, no desempenho operacional e nos níveis de serviço a clientes e parceiros de distribuição.

Apesar de ainda se sentirem alguns constrangimentos relacionados com o evoluir da pandemia de Covid-19 em Portugal e no Mundo, acentuados pela guerra na Ucrânia, a Generali mantém perspetivas positivas para o exercício de 2022, embora com alguma prudência, dada a indefinição quanto à evolução do conflito e a incógnita do seu desfecho, bem como da pandemia, fatores que estão a afetar globalmente a atividade económica.