22-03-2018

Tranquilidade, DN, JN e TSF promovem "Prevenir e Educar por uma Floresta Verde"

Uma iniciativa promovida e desenvolvida pela Tranquilidade e pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, em parceria com a Associação Nacional de Proteção Civil, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Movimento ECO – Empresas contra os Fogos, SmartForest e a GNR/SEPNA, o projeto "Prevenir e Educar por uma Floresta Verde" visa sensibilizar as populações para a importância da prevenção e educação para a preservação das nossas florestas.

Sabendo que a educação para a prevenção começa na infância, serão promovidas várias ações junto dos mais pequenos, em escolas e no centro de cinco localidades do nosso país em que a floresta ocupa uma mancha muito significativa.

Através de sessões de formação, os alunos vão assumir o papel de jornalistas incumbidos da missão de construir reportagens e notícias sobre as nossas florestas e como podemos protegê-las. No final desta ação dinâmica, educativa e divertida, os mais pequenos receberão ainda um brinde, para continuarem o seu trabalho de reportagem após a iniciativa.

Aos sábados, a carrinha da iniciativa "Prevenir e educar por uma Floresta Verde" fica estacionada na praça central da localidade, para que os alunos envolvidos na ação nas escolas possam recolher as reportagens que realizaram, na companhia das suas famílias. Este será também o espaço de eleição para a inscrição das famílias na caminhada pedagógica do dia seguinte, mas as atividades não acabam por aqui!

Os jovens vão poder continuar as suas reportagens graças às mini redações presentes na carrinha da iniciativa. Alguns alunos irão assim realizar entrevistas às pessoas da comunidade, pais, familiares e agentes da Tranquilidade. Estas entrevistas poderão ser visualizadas no site da iniciativa, assim como fotografias em que as famílias usam uma moldura alusiva ao projeto "Prevenir e Educar para uma Floresta Verde".

E como o importante é mesmo educar, para além de serem distribuídos folhetos informativos com os conselhos do ICNF, crianças, jovens e adultos poderão participar num QUIZ sobre as florestas, com direito a prémio para os Expert (5 respostas corretas) e para os Conhecedores (3 respostas corretas).

Aos Domingos será realizada uma caminhada pedagógica, durante a qual serão identificadas áreas críticas à propagação de incêndios e explicadas formas de eliminar focos de risco e comportamento de risco, bem como boas práticas e o que fazer em caso de incêndio. Todos podem participar, bastando fazer a inscrição junto à carrinha do projeto.

Em Monchique, a primeira localidade a visitar, vai ser feita uma instalação piloto de sensores SmartForest, um sistema de sensores criado por uma startup de tecnologia portuguesa, em fase de constituição, que pretender ajudar os proprietários florestais com soluções de monitorização em tempo real. Serão instalados 15 sensores que cobrirão uma área de 15he.

Mas o impacto da iniciativa "Prevenir e Educar por uma Floresta Verde" não se limita às localidades onde serão realizadas as sessões: a iniciativa irá chegar a todo o público nacional, graças ao apoio do Global Media Group. As ações serão divulgadas em multiplataforma e multiformato nas marcas Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF e também através de um site exclusivo, disponível em www.florestaverde.tsf.pt, onde podem ser acompanhadas as ações e entender a sua importância para a preservação das florestas portuguesas.