Código de Conduta e Reportes


Código de Conduta

O Grupo Generali e a Generali Seguros têm uma história centenária baseada na confiança de Colaboradores, Parceiros e Clientes. Essa confiança foi construída com base no profissionalismo e na ética e é um dos nossos mais preciosos legados. Devemos preservá-la e desenvolvê-la, também na construção da equipa resultante da fusão das nossas empresas. Para isso, é importante que todos estejamos alinhados com as nossas responsabilidades e compromissos: atuar de acordo com os mais elevados padrões éticos e de excelência.O Código de Conduta do Grupo Generali é aplicável a todos nós enquanto equipa. Aceda ao Código de Conduta do Grupo Generali aqui. (English version here).

Já o Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho tem como objetivo ajudar na identificação de comportamentos suscetíveis de configurar assédio no trabalho, definir medidas de prevenção e de combate aos mesmos. Clique aqui para aceder a este documento. (English version here).


Canais de Reporte de Preocupações da Generali Seguros

 O Código de Conduta do Grupo Generali, adotado pela Generali Seguros, define os padrões e comportamentos éticos que devem ser seguidos por todos os seus Colaboradores e quem a representa, em todo o mundo.

Para a interiorização dos valores e princípios do Código de Conduta é promovido pela gestão de topo um ambiente de trabalho seguro, livre de assédio, intimidação e discriminação, onde é estimulada a comunicação franca e honesta. Os Colaboradores são ainda convidados a participar em programas de formação no sentido do permanente reconhecimento das suas responsabilidades e identificação de possíveis más condutas.

O ambiente criado visa incentivar qualquer pessoa que sentiu ou testemunhou uma qualquer prática ou conduta inadequada ou inconsistente com a Lei, Código de Conduta ou outros Regulamentos internos e externos, a reportar, de forma confidencial, as suas preocupações.

Como reforço a este ambiente e cultura de reporte de preocupações, a Generali Seguros tem uma tolerância zero para qualquer forma de retaliação. Está, por essa razão, expressamente proibida, por um lado, qualquer forma de retaliação contra Colaboradores ou outros que reportem preocupações ou participem numa investigação; não se isentando, por outro lado, Colaboradores ou outros de consequências da sua própria má conduta ou de reportes de preocupações de má fé. 

Para apoiar o processo de reporte de preocupações existem canais específicos disponibilizados pela Generali Seguros, localmente, e pelo Grupo Generali, em todos os países onde opera (HELPLINE).


Compliance Officer Local

  • Pessoalmente: Avª. da Liberdade, 242, Piso 7, Portugal
  • Por correio:  Apartado 2008, Loja CTT, Praça Município, 1101-001 Lisboa, Portugal
  • Por email: linha.de.reporte@generali.pt


HELPLINE (Linha de Ajuda) do Compliance do Grupo Generali 

Alojada num prestador de serviços independente e exclusiva para reporte de más condutas.

  • Web (Formulário de reporte online): generalihelpline.ethicspoint.com
  • Por telefone: Número grátis disponível na HELPLINE para cada país onde o Grupo opera.

Assista aqui ao vídeo disponível no YouTube sobe o funcionamento da HELPLINE do Grupo Generali (nas definições selecione legendas em português).


Função de Compliance do Grupo Generali

  • Por email: concerns.co@generali.com
  • Por correio: Group Compliance, Business Integrity, V. Machiavelli 3, 34132, Trieste, Italy.


Consulte aqui o folheto informativo com maior detalhe sobre canais de reporte de preocupações da Generali Seguros.