Código de Conduta e Reportes
Código de Conduta
O Grupo Generali e a Generali Seguros têm uma história centenária baseada na confiança de Colaboradores, Parceiros e Clientes. Essa confiança foi construída com base no profissionalismo e na ética e é um dos nossos mais preciosos legados. Devemos preservá-la e desenvolvê-la, também na construção da equipa resultante da fusão das nossas empresas. Para isso, é importante que todos estejamos alinhados com as nossas responsabilidades e compromissos: atuar de acordo com os mais elevados padrões éticos e de excelência.O Código de Conduta do Grupo Generali é aplicável a todos nós enquanto equipa. Aceda ao Código de Conduta do Grupo Generali aqui. (English version here).
Já o Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho tem como objetivo ajudar na identificação de comportamentos suscetíveis de configurar assédio no trabalho, definir medidas de prevenção e de combate aos mesmos. Clique aqui para aceder a este documento. (English version here).
Canais de Reporte de Preocupações de condutas incorretas
O Código de Conduta do Grupo Generali, adotado pela Generali Seguros, define os padrões e comportamentos éticos que devem ser seguidos por todos os seus Colaboradores e quem a representa, em todo o mundo.
Para a interiorização dos valores e princípios do Código de Conduta é promovido pela gestão de topo um ambiente de trabalho seguro, livre de assédio, intimidação e discriminação, onde é estimulada a comunicação franca e honesta. Os Colaboradores são ainda convidados a participar em programas de formação no sentido do permanente reconhecimento das suas responsabilidades e identificação de possíveis condutas incorretas.
O ambiente criado visa incentivar qualquer pessoa que suspeitou ou testemunhou uma qualquer prática ou conduta inadequada ou inconsistente com a Lei, Código de Conduta ou outros Regulamentos internos e externos, a reportar, de forma confidencial, sigilosa e protegida, as suas preocupações.
Como reforço a este ambiente e cultura de reporte de preocupações de condutas incorretas, protegemos os Colaboradores ou outros que, em boa fé, reportem preocupações ou participem numa investigação.
Não se incluem aqui as situações em que os reportantes não atuem de acordo com os princípios do Código de Conduta ou reportem preocupações de má fé ou de forma caluniosa.
Para apoiar o processo de reporte de preocupações de condutas incorretas existem canais específicos disponibilizados pela Generali Seguros, localmente, e pelo Grupo Generali, em todos os países onde opera (HELPLINE).
Compliance Officer Local
- Pessoalmente: Avª. da Liberdade, 242, Piso 7, Portugal
- Por correio: Apartado 2008, Loja CTT, Praça Município, 1101-001 Lisboa, Portugal
- Por email: linha.de.reporte@generali.pt
Função de Compliance do Grupo Generali
- Por email: concerns.co@generali.com
- Por correio: Group Compliance, Business Integrity, V. Machiavelli 3, 34132, Trieste, Italy.
HELPLINE (Linha de Ajuda) do Compliance do Grupo Generali
Alojada num prestador de serviços independente e dedicada ao reporte de condutas incorretas.
- Web (Formulário de reporte online): generalihelpline.ethicspoint.com
- Por telefone: Número grátis disponível na HELPLINE para cada país onde o Grupo opera.
Assista aqui ao vídeo disponível no YouTube sobre o funcionamento da HELPLINE do Grupo Generali (nas definições selecione legendas em português).
Consulte aqui o folheto informativo com maior detalhe sobre canais de reporte de preocupações de condutas incorretas da Generali Seguros.