Sala de Imprensa


Informação à Imprensa – 29 de novembro de 2016

 

 

CarAmigo e Tranquilidade parceiros em
plataforma de aluguer de carros entre particulares

 

 

Um carro à disposição com vantagens para os proprietários e para os utilizadores

 

 

O CarAmigo, em parceria com a Tranquilidade, lança oficialmente em Portugal uma nova plataforma de aluguer de carros entre particulares. Disponível em www.caramigo.pt, a plataforma já funciona com grande sucesso na Bélgica e Bulgária.

 

Em média, cada pessoa utiliza o próprio carro apenas 5 por cento do tempo. Acresce que possuir um veículo está a tornar-se cada vez mais caro devido a custos como manutenção, impostos, estacionamento, seguros, entre outros. O custo mínimo mensal de ter um automóvel pode facilmente exceder os 350 euros, ou seja, a cada ano, o carro leva pelo menos 4.200 euros. O CarAmigo, em parceria com a Tranquilidade, lança agora em Portugal uma resposta para este problema: alugar o seu carro a outros quando não o está a usar e encaixar alguma receita em vez de ser só despesa.

 

A plataforma CarAmigo é uma iniciativa inovadora que se baseia no princípio da poupança através da partilha, onde ter bens ou serviços à disposição é mais importante do que a posse dos mesmos. Em vez de ter um veículo que passa a maior parte de tempo na garagem ou no estacionamento, o usuário / locatário tem acesso a um automóvel que paga apenas durante o tempo em que o usa.

 

Os utilizadores previstos são, por um lado, pessoas que vivem em grandes cidades, que não têm carro mas precisam de usá-lo de tempo a tempo e, por outro, os muitos turistas que visitam Portugal, todos os anos. "A nossa plataforma liga os proprietários de veículos com pessoas que precisam temporariamente de um", diz o fundador Alex Gaschard. "O usuário pode, portanto, escolher um carro que é conveniente para ele onde e quando quiser!".

 

Seguro, assistência e confiança!

O CarAmigo dá ao proprietário a oportunidade de recuperar algumas das despesas do carro, sem qualquer preocupação, uma vez que o CarAmigo criou um sistema completo de garantias para proteger todas as transações:

 

Seguro Automóvel: O CarAmigo e a Tranquilidade assinaram uma parceria que garante que cada carro alugado no CarAmigo está automaticamente seguro, com danos próprios.

 

Assistência: para além do seguro, todos os carros alugados nesta plataforma beneficiam de assistência em viagem 24 horas por dia, todos os dias da semana. A assistência é válida em todo o território de Portugal e Espanha.

 

Confiança e segurança: um estudo recente feito pela Ford concluiu que 55% de europeus (o estudo incluiu Portugal) afirmam gostar da ideia de alugar o seu próprio carro e que vão efetivamente fazê-lo se tiverem confiança suficiente no sistema que possibilita as transações. É por isso que o CarAmigo configurou as seguintes medidas de segurança:

 

- Verificação de todos os locatários: cada locatário que se registar no CarAmigo é submetido a uma verificação minuciosa de perfil: identificação, endereço, telefone, carta de condução, etc. Todos os dados são confirmados e nenhum aluguer pode ocorrer até que a fiscalização de toda a informação esteja concluída.

- Avaliação e comentários: para além das verificações feitas no momento do registo, a cada locatário é dada uma classificação de 1 a 5 após cada transação. Os proprietários dos veículos podem, pois, verificar com toda a facilidade a confiabilidade de um locatário antes de aceitar uma reserva.

- Pagamento do seguro: é impossível a um usuário alugar um carro sem ter feito o pagamento. E se o aluguer é pré-pago, isso significa que também tem o seguro.

 

Os clientes da Tranquilidade que pretendam disponibilizar o seu carro no CarAmigo beneficiam de vantagens especiais.

 

Durante o mês de dezembro já é possível registar veículos em www.caramigo.pt  e no início de 2017 o aluguer fica disponível.