A Tranquilidade


Marcos Históricos

 

1871Nasce no Porto a ‘Companhia de Seguros Tranquilidade Portuense – Companhia de Seguros contra Fogo'.

1918A firma Espírito Santo e Cª é nomeada como agente da Tranquilidade para a região compreendida entre o Mondego e o Algarve.

1928José Ribeiro Espírito Santo Silva, já então acionista maioritário, decide abrir a primeira Delegação em Lisboa, como resultado de uma nova política empresarial.

1935A Companhia altera os seus estatutos e adota a designação "Companhia de Seguros Tranquilidade". Diversifica a atividade, começando a explorar os Ramos Vida e Automóvel, para na década seguinte se lançar nos Acidentes de Trabalho.

1945Início da atividade em Angola sob o regime de Agência Geral.

1948Início da atividade em Moçambique sob o regime de Agência Geral.

1950Abertura de uma Agência Geral em França.

1968Inauguração da nova sede, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que integra vários serviços entre os quais um hospital.

1975-80A Tranquilidade é nacionalizada em Março de 1975 e em 1980 é objeto de um processo de fusão que envolve as seguradoras ‘A Nacional' e ‘Garantia Funchalense', dando origem à Tranquilidade Seguros, EP.

1990A Tranquilidade regressa à iniciativa privada e ao controlo acionista do Grupo Espírito Santo.

1992Neste ano tem início um profundo processo de reestruturação interno, no âmbito do qual a tradicional abordagem do mercado por produtos ou ramos é substituída por uma estratégia integrada de intervenção especializada nos diferentes segmentos de mercado.

1994Início da atividade da Companhia de Seguros Tranquilidade Vida, S.A. e da Esumédica - Prestação de Cuidados Médicos, S.A.

1996Constituição da Espírito Santo, Companhia de Seguros, S.A.

2000A Partran, subsidiária portuguesa do Grupo Espírito Santo, passa a acionista único da Tranquilidade.

2006No âmbito da reorganização do sector segurador do GES, a Tranquilidade reforça o seu posicionamento no negócio de seguros, afirmando-se, cada vez mais, como seguradora especialista em proteção financeira global. Retoma, por isso, a exploração direta do ramo Vida, constituindo a T-Vida, que fica com a carteira de seguros não bancários da antiga Tranquilidade Vida.

2007Inicia o ano com uma mudança da sua imagem corporativa. Sem mudar o essencial dos seus valores e orgulhosa da sua história centenária, rejuvenesce-se e prepara-se para enfrentar os novos desafios de um mercado cada vez mais competitivo.

2008Lançamento da seguradora direta Logo, que opera exclusivamente pelos canais telefónico e internet.

2011Celebra 140 anos, organizando uma Exposição retrospetiva da sua atividade.

 

2012Entre lojas próprias e de agentes, termina o ano com 400 pontos de venda em todo o país (continente e ilhas) e consolida a sua presença em Angola e Moçambique.

 

2015Inicia o ano com um novo acionista, a Apollo Global Management.

 

2016Aquisição da Açoreana Seguros e, no final do ano, conclui-se o processo de fusão legal das seguradoras T-Vida, Logo e Açoreana na Tranquilidade, que alterou a sua denominação social para Seguradoras Unidas, SA.

 

A marca Tranquilidade continua a ser uma referência no mercado segurador, trabalhando para antecipar e responder às necessidades dos clientes em todos os segmentos com simplicidade, inovação e profissionalismo.