PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

É trabalhador-estudante? Conheça estas 11 dicas que o vão ajudar

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser muito desafiante, visto que obriga a conciliar duas realidades exigentes. De facto, no dia a dia de um trabalhador-estudante, os desafios intelectuais, temporais e até físicos são a dobrar. 

Todo esse esforço poderá ser recompensado no futuro, através de uma promoção ou do acesso a melhores oportunidades de trabalho. 

Mas, apesar de a vida de um trabalhador-estudante poder ser exigente, com disciplina, esforço e dedicação é possível conciliar o estudo com o trabalho e levar a bom porto essa missão. 

A pensar na forma de tornar esse esforço mais produtivo, reunimos algumas dicas que o poderão ajudar: 

1. Estabelecer objetivos  


Em primeiro lugar, defina as suas metas. Isso ajuda-o a calcular o tempo necessário para as atingir da melhor forma e a definir passo a passo como deve organizar o seu dia a dia. 

Não é a mesma coisa decidir tirar uma licenciatura, um mestrado, ou fazer uma formação profissional. Sobretudo se exercer uma profissão exigente e pouco flexível. 

Ao estabelecer os seus objetivos, avalie as condições que tem para os realizar e, se necessário, reajuste-os. Mais vale fazer pouco e bem de cada vez, do que lançar-se num projeto maior e depois ser obrigado a desistir por falta de condições.  

2. Aderir ao estatuto do trabalhador-estudante 


Este estatuto está consagrado no Código do Trabalho e confere determinados benefícios a quem estuda e, simultaneamente, tem um contrato de trabalho. 

A possibilidade de ajustar o horário de trabalho, a dispensa do trabalho para frequentar aulas, ou o direito a dez dias de licença sem retribuição são alguns dos benefícios estipulados. 

Naturalmente, para usufruir de benefícios, terá de obter um rendimento escolar positivo. Veja aqui o enquadramento legal e formulário para adesão.  

Mantenha a sua chefia a par do andamento e da evolução dos seus estudos, bem como das novas capacidades que está a adquirir e que até já usa no exercício do seu trabalho.

3. Planear e otimizar a forma de estudar 


Na vida de um trabalhador-estudante, o tempo livre é sempre pouco. Daí que o planeamento das tarefas e obrigações seja fundamental. Tal como encontrar formas de otimizar o tempo disponível. 

Esteja atento a todas as formas de poupar e otimizar o seu tempo, por mais banais que pareçam.  Algo tão simples como desligar o telemóvel, enquanto está a estudar, pode ser uma excelente estratégia. Assim como resistir à tentação de navegar ou divagar na Internet durante uma pesquisa online

Ou, se andar de transportes públicos, aproveitar para ler matéria escolar durante os percursos. 

4. Fazer cronogramas e cumpri-los 


Estudar e trabalhar obriga a conciliar estas duas realidades. E só o conseguirá fazer se for organizado e disciplinado. 

Existe uma ferramenta de gestão de tempo que o pode ajudar: o cronograma. Fazer um cronograma implica listar as diferentes tarefas, eventos ou ações que terá de realizar, agendando-as pela ordem cronológica da sua conclusão. 

No fundo, trata-se de elaborar um calendário onde, para cada obrigação a cumprir, estabelece uma linha temporal que o vai ajudar a prepará-la e realizá-la dentro do prazo estabelecido. 

Habitue-se a fazer cronogramas detalhados e a cumpri-los. Vai ver que são uma enorme ajuda. Easy Study (Android e iOS) e Aprovado (Android e iOS) são apps de cronogramas de estudo que pode usar. 

5. Comunicar com a chefia e os professores 


É da sua vida que se trata, por isso não coloque essas duas realidades em "compartimentos separados". Nunca menospreze a importância da comunicação. Mantenha a sua chefia a par do andamento e da evolução dos seus estudos, bem como das novas capacidades que está a adquirir e que até já usa no exercício do seu trabalho. 

Esta é uma atitude que revela consideração e empenho, e o mais certo é que seja valorizada pelo empregador. 

Da mesma forma, ponha os seus professores a par da sua situação e do esforço que ela implica. Conhecendo-a, podem até mostrar-se mais flexíveis nas fases de entregas de trabalhos e em questões de assiduidade. 

6. O trabalhador-estudante pode (e deve) tirar partido das novas tecnologias 


Vivemos num mundo digital, por isso, use-o a seu favor. 

Hoje em dia, o ensino à distância tem tanta qualidade e reconhecimento como o presencial. Com esta modalidade, poderá poupar muito tempo em deslocações. Além disso, este tipo de ensino permite-lhe frequentar um curso em qualquer ponto do globo, o que é extraordinário. 

Por outro lado, na Internet, encontra uma fonte inesgotável de informação (artigos, conferências, vídeos, podcasts, etc). Use-a de forma criteriosa, recorrendo apenas a fontes confiáveis. 

Relativamente ao trabalho, e caso o seu empregador e função o permitam, poderá optar pelo teletrabalho, nas fases em que o estudo é mais exigente. 

7. Não misturar estudo e trabalho 


Nunca descure as suas obrigações no trabalho. Se é um trabalhador-estudante, provavelmente é porque não pode dedicar-se apenas ao estudo. Portanto, o seu emprego é essencial e não deve pô-lo em risco. 

Seja empenhado e responsável. Quando está a trabalhar, faça-o a cem por cento. Não permita que o estudo o distraia ou desconcentre. 

Não use a desculpa dos estudos para não cumprir as suas obrigações. E nunca utilize os recursos e materiais disponíveis no trabalho (fotocópias, Internet, telefones, etc.) para outros fins. 

8. Procurar pessoas na mesma situação e unirem esforços 


A união faz a força, já diz o ditado. Procure outros estudantes que estejam na mesma situação e criem um grupo. Dessa forma, podem tirar dúvidas entre si, partilhar matérias, estudar juntos e apoiar-se mutuamente. 

9. Pedir ajuda 


A vida de um trabalhador-estudante solteiro não é fácil. Mas se, por exemplo, já tem família a seu cargo, o desafio é ainda maior. 

Numa fase de pico de trabalho e/ou estudo, não hesite em recorrer à ajuda dos pais, sogros, outros familiares e amigos. Algo tão simples como ter alguém que vai buscar os seus filhos à escola pode ser uma enorme ajuda e aliviar-lhe o stresse. 

10. Descansar e divertir-se é fundamental para quem é trabalhador-estudante 


Na vida de qualquer pessoa, descansar é obrigatório e o excesso de stresse deve ser combatido. Ainda mais, quando a sua vida é estudar e trabalhar, estando sujeito a pressões maiores.

Para descansar e combater o stresse, tem de dormir, alimentar-se, fazer exercício físico e socializar nas doses certas. 

Quem estuda e trabalha tem menos tempo para relaxar e para se divertir. Porém, os momentos de descontração e de socialização são essenciais. Não só promovem o bem-estar mental e físico, como servem de estímulo para não desistir do seu objetivo. 

11. Cuidar da saúde 


Cuidar da sua saúde é a condição número um para poder levar adiante o enorme desafio de ser trabalhador-estudante. 

Anda a dormir mal, tem falta de apetite, ou sente-se exausto, mas não tem tempo para ir ao médico? O Seguro de Saúde da Tranquilidade tem a solução para si: médico online

Além disso, este seguro pode disponibilizar outras vantagens que poderão ser extremamente úteis para quem é trabalhador-estudante, tais como serviços clínicos em casa (médico, enfermeiros e medicamentos) e serviços em áreas tão distintas como a psicologia, a nutrição, a acupunctura, a homeopatia, spas, etc., através da Rede Bem-estar da AdvanceCare.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

SEGURO VIDA + COOL

Planeie o futuro com um seguro bem presente

SABER MAIS
vidatranquila horizontal

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE A SUA EMPRESA TEM DE FAZER?

SABER MAIS
os direitos e deveres dos trabalhadores