PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Teletrabalho: como ser produtivo em casa

O teletrabalho já não é novidade para muitos trabalhadores que, por todo o mundo, veem nesta ferramenta laboral uma forma de maximizar o seu tempo disponível no dia a dia. Além de garantir uma maior qualidade de vida a muitos cidadãos, o teletrabalho permite aos trabalhadores manter os direitos e deveres de um colega que realize a maioria das suas tarefas nos escritórios da empresa. O teletrabalho encontra-se regulamentado entre os artigos 165.º e 171.º do Código do Trabalho.

Realizar teletrabalho não significa que os colaboradores deixem de frequentar o escritório. Há cada vez mais profissionais que conjugam o trabalho presencial com o teletrabalho, podendo gerir a sua vida pessoal e social de igual forma. Se gostaria de tomar esta decisão, ou ainda não se conseguiu adaptar a esta nova realidade, fique com algumas dicas para ser produtivo em teletrabalho.

 

Crie o seu espaço de trabalho

Em casa estamos confortáveis, no nosso espaço, e a tentação para distrações pode ser maior. Para aumentar a produtividade em teletrabalho, crie o seu próprio escritório. Escolha uma divisão (se tiver uma boa exposição solar, melhor) e monte o escritório ao seu gosto com as coisas essenciais para o seu dia de trabalho.

Trabalhar na cama, embora possa parecer tentador, não é o mais recomendado, pois é um espaço associado ao descanso e pode reduzir a produtividade.

Defina objetivos

Estabelecer objetivos diários vai ajudar a que se foque no seu trabalho. Procure que esses objetivos sejam realistas e não se coíba de os anotar num documento digital ou físico. Assim que os concluir, assinale-os de forma generosa.

Defina um horário e faça pausas "táticas"

Uma das vantagens do teletrabalho é a flexibilidade de horário dos trabalhadores. No entanto, lembre-se que todos os trabalhos têm um prazo de entrega e que este deve ser cumprido. Um exemplo: se precisa de uma manhã para tratar de assuntos pessoais e tem um prazo a concluir, dedique ao projeto algum tempo na tarde e noite anteriores. Desta forma, pode aproveitar o tempo livre de forma tranquila.

Embora esteja em casa sozinho, não se esqueça de fazer pausas para descansar e recuperar energia e concentração. Quem trabalha num escritório tem motivações específicas, como o apelo de um colega, para fazer "pausas táticas" para beber café ou comer alguma coisa. Quando está em regime de teletrabalho pode fazer o mesmo, aproveitando para ir apanhar um pouco ar à varanda ou ao jardim.

Vista-se

Não é preciso escolher as melhores calças, a melhor camisa ou os sapatos mais bonitos. Aqui o importante é evitar ficar de pijama. Faça o que faria nos dias em que vai trabalhar para o escritório.

O objetivo é ajudar o cérebro a não ficar preguiçoso e fazer o click para entrar em modo trabalho.

Mantenha o contacto com colegas

Pode não estar no escritório, mas tal não significa que não mantenha o contacto com os colegas de trabalho. Procure falar com eles e troquem ideias sobre os projetos que estão a desenvolver, seja por mensagem ou por videochamada. A tecnologia é particularmente útil nestas alturas.

Teletrabalho com crianças

Para quem trabalha em regime de teletrabalho e, em situações excecionais, tem crianças a seu cargo durante o dia deve:
> Estabelecer horários;
> Manter as rotinas da criança;
> Fazer as refeições às horas habituais;
> Limitar o uso de aparelhos eletrónicos;
> Fazer atividades diferentes todos os dias, para os manter interessados ao longo dos dias.

Quem está em regime de teletrabalho também tem direito a um seguro de acidentes de trabalho,que, no entanto, tem condições especiais que precisam de ser garantidas. No caso do Seguro Acidentes Trabalho da Tranquilidade, fale com o seu mediador ou entre em contacto com a Tranquilidade para ter um seguro à medida da sua atividade laboral.

O teletrabalho é um regime que pode trazer vantagens tanto para o trabalhador como para a empresa. Ao trabalhador dá flexibilidade, mas também estimula a responsabilidade. Por outro lado, uma empresa que esteja familiarizada com esta forma de trabalho pode agir mais rapidamente em situações urgentes, que obriguem a colocar todos os trabalhadores em teletrabalho.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

teletrabalho-como-ser-produtivo-em-casa-1

SEGURO ACIDENTES DE TRABALHO

Um seguro que protege a sua equipa

Saber Mais
vidatranquila horizontal

AS 7 ESTRATÉGIAS PARA SE PROTEGER EM CASO DE DESEMPREGO

Saber Mais
teletrabalho-como-ser-produtivo-em-casa-2