PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Riscos cibernéticos que as pequenas empresas enfrentam

Restrições financeiras, pessoal mais reduzido, pouco conhecimento das soluções informáticas e frequente subcontratação, etc. Quando se trata de cibersegurança, as pequenas empresas são particularmente vulneráveis. 

Até muito recentemente, a sua dimensão modesta tornava-as menos propensas a ataques informáticos, uma vez que a sua atividade não tinha grande relevância estratégica para os cibercriminosos. 

Por isso, passavam despercebidas aos hackers, mas, infelizmente, já não é este o caso. 

Enquanto as grandes organizações desenvolvem sistemas de defesa cada vez mais sofisticados, as pequenas empresas tornam-se frequentemente o elo mais fraco, pois permitem maior facilidade de acesso aos cibercriminosos. 

Seguro Cyber Risks

Com a Tranquilidade tenha uma proteção contra ataques cibernéticos:
  • Pagamento de despesas de recuperação de dados e limpeza de vírus.
  • Coberturas de gastos para recuperar a reputação da empresa.
  • Acesso a uma plataforma informática que analisa a vulnerabilidade dos seus equipamentos informáticos.
  • Indemnizações por danos provocados a terceiros, devido a ataque à própria rede informática.
  • Garantia de outras despesas, incluindo pagamento de resgates desde que legalmente autorizados.
seguro cyber risks da Tranquilidade

Pequenas empresas, um alvo preferencial para os hackers 

Muitos casos recentes têm vindo a demonstrar que, embora as pequenas empresas não sejam necessariamente o alvo do ataque, estas proporcionam uma porta de entrada perfeita para alvos maiores, por vários motivos:

  • Os seus sistemas informáticos encontram-se frequentemente interligados com os dos seus clientes; 
  • Os seus produtos destinam-se a ser integrados na cadeia de produção do cliente; 
  • Armazenam dados sensíveis dos seus clientes.  

As pequenas empresas não fazem ideia de como são atrativas para os hackers. Até atividades "inofensivas" como o transporte ou a reparação de equipamentos podem ser alvo de ataques, já que estas implicam contactos frequentes com o alvo estratégico. Através de formas de comunicação consideradas de baixo risco e, por conseguinte, pouco controladas. 

Há alguns anos, a cadeia de retalho americana Target foi pirateada através de um subempreiteiro responsável pelo seu ar condicionado! 

As grandes empresas "de renome" trabalham cada vez mais com startups e até com freelancers. Como resultado, as pequenas empresas tornaram-se ainda mais populares entre os hackers e encontram-se na linha da frente quando se trata de ciberataques, sofrendo riscos significativos de roubo de dados, danos à sua credibilidade e perda de clientes. 

Segundo informa o Relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos & Conflitos 2021, em 2020 as PME (pequenas e médias empresas) estão entre as vítimas mais relevantes de ataques cibernéticos. 

Qualquer empresa pode ser vítima de um ciberataque, independentemente do seu tamanho. Assim, porque prevenir é a o melhor remédio, opte por subscrever um seguro Cyber Risks como o da Tranquilidade

Entre outras, a cobertura de prevenção de suporte informático e configuração remota efetua a revisão do sistema informático e deteção e eliminação de malware, arquivos temporários e cookies, além de proceder à verificação e configuração de antivírus.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

SEGURO VIDA + COOL

Planeie o futuro com um seguro bem presente

Saúde Empresas
vidatranquila horizontal

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE A SUA EMPRESA TEM DE FAZER?

saber mais
os direitos e deveres dos trabalhadores