PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

3 principais vantagens de estar inscrito num Centro de Emprego

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, no terceiro trimestre de 2022 a taxa de desemprego em Portugal foi estimada em 5,8% (cerca de 305 800 indivíduos). Em Portugal, o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) é o organismo responsável pela promoção da criação e da qualidade do emprego e pelo combate ao desemprego. Sendo o Centro de Emprego uma espécie de “braço” do IEFP em todo o território nacional, representa um recurso essencial a quem procura apoio e/ou um novo emprego. 

A inscrição no IEFP traz vantagens a quem está na situação de desempregado ou de procura de emprego. Neste artigo, analisamos três. 

3 principais vantagens de estar inscrito num Centro de Emprego 


Qualquer pessoa com mais de 16 anos, escolaridade obrigatória e capacidade e disponibilidade para trabalhar, pode inscrever-se no IEFP, conforme se afirma no seu website. A inscrição é gratuita e pode ser feita online (através do site iefponline) ou presencialmente, em qualquer serviço de emprego do IEFP. 

Uma vez inscrito, através do Centro de Emprego, poderá: 

1. Pedir o subsídio de desemprego  

O subsídio de desemprego é um apoio monetário dado a quem perdeu de forma involuntária o emprego. A sua duração e valor dependem da idade e do tempo de contribuições para a Segurança Social. É dado através desse organismo mas, para o poder receber, é necessário preencher determinados requisitos. Um deles é estar inscrito no Centro de Emprego. 

Assim que pedir este apoio, o Centro de Emprego vai propor-lhe um Plano Pessoal de Emprego (PPE), com o fim de o ajudar a encontrar uma nova oportunidade profissional. A aceitação e cumprimento do PPE são obrigatórios. Caso contrário, perde direito a este subsídio. O PPE estipula várias ações a tomar. De qualquer forma, quem estiver na situação de desemprego pode achar úteis estas sete estratégias de proteção

Nota: Se pretender pedir este subsídio, deve inscrever-se no Centro de Emprego até 90 dias a contar da data em que perdeu o emprego. 

Seguro Proteção Rendas

Pode ser contratado pelo senhorio ou pelo inquilino

Opção 1:
Pagamento até 4 meses de renda 

Opção 2:
Pagamento até 6 meses de renda
Duas mãos seguram numa casa de madeira em miniatura

2. Ter acesso a formação profissional através do Centro de Emprego 

O acesso à formação profissional faz parte dos apoios IEFP.  Através do Centro de Emprego pode frequentar vários tipos de formação profissional. O fim é aperfeiçoar a habilitação escolar e profissional de cada pessoa. Bem como proporcionar-lhe mais ferramentas e recursos e melhorar a sua posição no mercado de trabalho. 

Qualquer pessoa inscrita no Centro de Emprego pode candidatar-se à formação disponibilizada pelo IEFP. Existem várias modalidades de formação, organizadas segundo critérios de idade e de qualificação. Variam no tipo de formação prestado (adaptadas ao nível de habilitação) e no âmbito (geral, específico e técnico). 

A duração das formações é sempre dada em número de horas, mas dependendo dos cursos disponibilizados e da sua natureza, podem ser mais ou menos prolongadas. 

Pode procurar as ofertas existentes através desta ferramenta de pesquisa

Nota: Os cursos de gestão direta do IEFP são gratuitos. Contudo, nos cursos de Gestão Participada (IEFP e parceiros sociais), poderá haver um custo envolvido. Informe-se antes de se inscrever. 

3. Candidatar-se a várias medidas de apoio  

Os apoios IEFP dirigem-se aos inscritos neste organismo (em especial aos que estão na situação de desemprego, mas não apenas) e/ou empresas e empregadores. Em qualquer centro de Emprego poderá obter mais informações sobre estes incentivos. Mas saiba que tomam a forma de incentivos e de apoios financeiros e técnicos. 

Procuram apoiar a contratação por empresas, incentivar a empregabilidade dos jovens (através de estágios, por exemplo), estimular o empreendedorismo, desenvolver experiência e práticas em contexto de trabalho. 

Também concedem apoios à mobilidade geográfica, a fim de estimular a aceitação de emprego em locais longe da área da residência (a partir de 50 km) ou que impliquem a mobilidade para território no interior do país. 

Incluem ainda medidas para apoiar a qualificação e o emprego das pessoas com deficiência e incapacidade, que lutem com dificuldades para manterem ou progredirem no emprego. Consulte este link para ver especificamente as medidas de apoio e incentivo ao emprego

Embora o IEFP possa ser uma grande ajuda para sair da situação de desemprego, nem sempre tudo acontece de forma imediata. Por razões óbvias relacionadas com o tempo de procura de emprego, a perda de casa está entre os maiores receios de quem fica desempregado. 

Seja previdente e fique mais tranquilo. É que, enquanto inquilino, pode fazer o Seguro Proteção Rendas da Tranquilidade e assegurar 4 ou 6 meses de renda. Uma proteção que pode ajudá-lo a lançar-se mais seguro e confiante na procura de novo emprego. 

Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende através do presente documento prestar aconselhamento de natureza financeira, profissional ou judicial, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais no intuito de obter o aconselhamento devido.   

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

SEGURO VIDA + COOL

Planeie o futuro com um seguro bem presente

SABER MAIS
vidatranquila horizontal

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE A SUA EMPRESA TEM DE FAZER?

SABER MAIS
os direitos e deveres dos trabalhadores