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10 dicas para preparar o seu negócio para a corrida às compras de Natal

Se tem um pequeno negócio de retalho, o Natal será provavelmente a época mais rentável do ano. Para aproveitar ao máximo a corrida às compras de Natal, é importante planear com antecedência. 

Eis as melhores dez dicas para antecipar a azáfama da época.  

1. Antes do início das compras de Natal, garanta o seu stock 


Analise os números de Natais anteriores para perceber o que os clientes costumam comprar, de modo a garantir que tem um stock suficiente dos produtos favoritos, mas sem exagerar.  

2. Prepare a logística para as vendas de Natal 


Na época de Natal o movimento é maior e o volume de vendas também. Tem pessoal suficiente para as caixas e para o apoio ao cliente? Os seus sistemas fazem cópias de segurança? O seu espaço está preparado para o aumento do número clientes, especialmente para as filas? 

Pondere contratar pessoal temporário durante o período festivo para garantir que tudo corre bem.  

Seguro Multirrisco Empresarial

- Proteção do imóvel, mercadorias, máquinas e mobiliário;
- Cobertura de atos de vandalismo, danos em clientes ou avaria de máquinas;
- Capitais de acordo com a dimensão da empresa, incluindo as variações de stocks em alturas de maior movimento.
Casal com avental verde a cozinharem pão em tabuleiros.

3. Teste o seu website 


Se faz muitas vendas online, é essencial que o seu website consiga lidar com o aumento do tráfego. Existem diversos serviços gratuitos disponíveis que lhe permitem testar o seu website, tais como o k6, o pingdom e o testwithgoogle.   

4. Calcule o tempo de envio das encomendas 


Esta é uma importante dica para o seu negócio. Seja para garantir o seu stock ou que os seus clientes recebem os presentes a tempo, não se esqueça de que os envios pelo correio nesta altura  podem ser mais demorados. 

Calcule o período de espera mais longo antes do Natal e aconselhe os seus clientes a encomendarem antes dessa data  – não os quer insatisfeitos por não terem recebido as compras a tempo do Natal!  

5. Destaque-se com uma montra apelativa 


Contribua para o ambiente vibrante das ruas no Natal. Enfeite a sua montra com uma decoração festiva e apelativa, seja original, ousado, criativo. Faça com que os transeuntes parem para admirar a sua montra e, depois, entrem na sua loja.  

6. Organize um evento que estimule as compras de Natal 


Se vende utensílios de cozinha, porque não oferecer uma aula de cozinha natalícia? Se está no negócio da moda, porque não disponibilizar um serviço de aconselhamento gratuito para trajes de festa? Os eventos promocionais que incluem reduções de preços costumam ter impactos positivos sobre as vendas a curto prazo - exatamente o que se pretende na época natalícia.  

7. Entusiasme os seus colaboradores 


Funcionários entusiasmados fazem toda a diferença. Estimule o espírito natalício oferecendo-lhes regalias relacionadas com a época. Além disso, não se esqueça de os recompensar pelo bom trabalho com os clientes.  

8. Ofereça embrulhos de Natal bonitos 


Muitas pessoas não gostam da ideia de embrulhar as compras de Natal. Assim, publicite a oferta deste serviço gratuito. 

Para evitar muita confusão dentro da loja, faça embrulhos bonitos e originais, mas simples e rápidos de fazer. Este tipo de serviço pode garantir-lhe um aumento das vendas.  

Procure também alertar os seus colaboradores para que evitem o desperdício dos materiais de embrulho. Além de poupar dinheiro, estará também a incentivar práticas mais conscientes e sustentáveis. 

9. Contribua para uma causa solidária 


As pessoas adoram ver – e contribuir para – o espírito natalício em ação. Pense em associar as vendas das compras de Natal a um donativo para uma instituição de solidariedade. Além de prestigiar a sua marca, esta atitude também poderá encorajar as pessoas a comprarem na sua loja, a fim de contribuírem para uma boa ação. 

No fim de contas, o seu negócio estará também a contribuir e promover causas que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. 

10. Faça promoções 


Durante o período das compras de Natal, ofereça descontos, dois artigos pelo preço de um, ou entregas gratuitas. As promoções que ajudam os consumidores a poupar podem atrair mais e novos clientes e aumentar as vendas de Natal. 

Sendo provavelmente a melhor época do ano para o seu negócio, não arrisque e proteja-o. Com o seguro Empresas Multirrisco, a Tranquilidade pode garantir a proteção do imóvel, máquinas, mobiliário e das mercadorias. Neste Natal, assegure a alegria dos seus clientes – e a sua também! 

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