PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

As 7 estratégias para se proteger em caso de desemprego


Passar por uma situação de desemprego é um teste duro para qualquer pessoa. Além da eventual perda de rendimento e do receio do que o futuro possa trazer, o trabalho confere uma sensação de valorização que é inestimável.

Desta forma, mesmo que tenha um emprego estável e se sinta realizado, deve estar preparado para qualquer eventualidade. Por isso, conheça sete estratégias que pode começar a aplicar hoje mesmo para se proteger em caso de desemprego.

1. Avalie a sua situação financeira

É por aqui que deve começar. Já lhe aconteceu olhar para o saldo do talão do Multibanco e não perceber onde gastou o dinheiro? Use uma das muitas aplicações disponíveis no Google Play e na App Store ou construa uma folha de Excel para apurar as suas despesas mensais.

Comece por imprimir ou descarregar todos os movimentos da sua conta bancária e verificar, um a um, para onde foi o dinheiro.

Depois, divida essas despesas em dois grupos: as que são fundamentais e aquelas que são acessórias. O objetivo não é que comece a cortar nos gastos ou se prive de pequenos prazeres.

A ideia é ter esta contabilidade atualizada para que, em caso de desemprego, saiba exatamente onde pode poupar e qual o valor de rendimento de que necessita para o dia a dia.

2. Tenha uma rede de segurança

Ter uma poupança que sirva de apoio no caso de ficar desempregado é condição imprescindível. Esta poupança deve cumprir duas condições:

>
Ter risco reduzido: mais importante que ganhar muitos juros é ter o capital que foi pondo de lado à sua disposição;
> Ser de fácil acesso: deve poder fazer um resgate ou levantamento sem muitos condicionalismos.

Idealmente, o valor desta poupança de "rede de segurança" deve corresponder ao valor de todas as suas despesas fixas fundamentais x 12 meses. Desta forma assegura que tem uma "almofada financeira".

3. Invista na formação

Parece uma sugestão evidente, mas é das mais importantes. Seja qual for a sua situação profissional, continue a estudar e a aprofundar os seus conhecimentos.

Segundo um estudo do Pew Research Center, mais de metade dos trabalhadores americanos acredita que a formação contínua ao longo da vida é essencial. É tempo de se preparar para esta realidade.

Além disso, se conseguir conciliar a teoria à prática, ainda melhor. Faça voluntariado nas áreas em que recebeu formação para complementar a sua mestria nessa competência. É uma forma simples de enriquecer o seu CV.

4. Cuide da sua imagem

Um currículo desatualizado e desmazelado não transmite confiança. Afinal, porque haveriam de o escolher no meio de uma multidão que quer fugir ao desemprego ou melhorar a sua vida profissional? Hoje em dia, pode encontrar muitos modelos de currículo online.

Mas não se deixe ficar por aí. Valorize o seu LinkedIn, a rede social mais usada para o contacto profissional. No início de 2018 tinha 562 milhões de utilizadores, dos quais 2,6 milhões estão em Portugal. Além disso, vá alimentando a sua rede de contactos.

Defina uma métrica: se conhecer uma pessoa nova por semana, no final do ano vai ter 52 contactos novos. São 52 pessoas que o podem ajudar a encontrar um novo emprego.

5. Tenha um plano B em caso de desemprego

Com certeza já ouviu dizer que não se devem pôr todos os ovos no mesmo cesto. Isto também é verdade no que diz respeito à sua carreira.

Atreva-se a responder a duas perguntas:
> O que gosta mesmo de fazer?
> O que faz muito bem?

Quando encontrar uma resposta que seja igual para estas duas questões estará perante uma alternativa válida para a sua vida profissional.

6. Proteja a sua habitação

Uma das maiores preocupações de quem cai no desemprego e perde o seu salário mensal é poder ficar sem casa. Atualmente, enquanto inquilino, poderá proteger a sua habitação em caso de desemprego involuntário através de um seguro de proteção das rendas.

O Seguro Proteção de Rendas Tranquilidade pode assegurar 4 ou 6 meses de renda, o que permitirá ganhar algum tempo para que a sua família se recomponha.

É de prever que o panorama da proteção ao arrendamento sofra alterações nos próximos tempos. O Governo está a negociar a criação de dois novos seguros para uma maior proteção dos inquilinos.

O primeiro vai cobrir uma quebra súbita dos rendimentos, causada por uma morte, incapacidade ou desemprego. O segundo seguro vai focar-se nos danos no imóvel, o que permitirá a dispensa da figura dos fiadores ou o pagamento de cauções.

7. Planeie como gostava de estar daqui a 5 e 10 anos

"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde quer ir", terá dito Séneca. Imagine-se daqui a cinco e daqui a dez anos. É para aí que deve apontar, definindo objetivos e etapas.

No caso de ficar desempregado, sabendo para onde quer ir, será muito mais fácil dar dois passos atrás e orientar-se na direção daquilo que mais procura. Sem ser obrigado a optar por um emprego ou uma carreira que o farão sentir-se infeliz.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

estrategias-para-se-proteger-em-caso-de-desemprego-1

SEGURO PROTEÇÃO RENDAS

Arrende os seus imóveis sem preocupações

Saber Mais
Vida-Tranquila-Vertical-Logo

COMO FAZER O CURRÍCULO CERTO PARA MUDAR DE EMPREGO

Saber Mais
estrategias-para-se-proteger-em-caso-de-desemprego-2