PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Escritório em casa: como torná-lo funcional?

Quer trabalhe em regime de teletrabalho ou de freelance, o seu escritório em casa deve ser funcional e acolhedor, permitindo-lhe manter um nível elevado de produtividade. Neste artigo, mostramos-lhe como conseguir um espaço de trabalho em casa o mais próximo possível do ambiente de uma empresa, ou seja, profissional, seguro e saudável.

 

Escolher um espaço de trabalho

O primeiro passo para ter um escritório em casa funcional é escolher um espaço de trabalho adequado e fixo. Para essa escolha deve ter em conta alguns aspetos como as características da casa, a iluminação e a capacidade para ligar aparelhos eletrónicos.

> Espaço da casa
O ideal é utilizar uma divisão da casa exclusivamente para trabalhar, por exemplo o quarto de hóspedes, estabelecendo assim, de forma inequívoca, uma fronteira entre o trabalho e a vida familiar.

Se não for possível destinar uma divisão específica para trabalhar, por não existir nenhuma livre, terá de ser mais cauteloso na escolha do espaço para montar o seu escritório em casa. Aqui, a solução passa por criar o seu ambiente de trabalho. Como? Pode aproveitar a própria arquitetura da casa, utilizando um recanto ou espaço vazio debaixo de umas escadas, por exemplo, ou "roubar" espaço a uma divisão comum da casa, como a sala de estar (evite o quarto de dormir), delimitando-o com um biombo ou uma estante.

Independentemente da opção escolhida para criar o seu escritório dentro de portas, garanta que tem o sossego necessário e que não é interrompido enquanto está a trabalhar.

> Iluminação
No momento de escolher o espaço para "instalar" o seu escritório em casa deve ter em consideração a iluminação. Prefira a iluminação natural à artificial. E porquê? Trabalhar num ambiente iluminado por luz natural, além de ser mais agradável e trazer benefícios para a saúde, proporciona um aumento da produtividade. Mas há mais vantagens. A iluminação natural permite também economizar na conta da luz (durante o dia não necessita de ter as luzes ligadas).

Por tudo isto, opte por um ambiente de trabalho com janelas em vez de ambientes iluminados unicamente por luz artificial.

> Tomadas
A funcionalidade do seu escritório em casa depende também da existência de tomadas no espaço a destinar. Portátil, monitor, impressora, telemóvel e luzes artificiais são alguns dos equipamentos indispensáveis para quem trabalha em regime de teletrabalho ou freelance. Por isso, este é outro aspeto que não deve descurar na escolha do ambiente onde pretende desempenhar a sua atividade profissional.

Organizar o escritório em casa

Escolhido o espaço do seu escritório em casa, segue-se o próximo passo: organizá-lo de forma funcional e atrativa. Essa organização passa pela compra de mobiliário e materiais necessários, bem como pela decoração do espaço.

> Mobiliário
Qualquer escritório funcional deve estar equipado com uma secretária, cadeira e estante ou móvel de apoio.

A secretária não deve ser nem muito pequena, a ponto de não ter espaço para pousar o material necessário, nem muito grande, ocupando demasiado espaço. Se o espaço destinado ao escritório em casa tiver uma área razoável, pode optar por uma secretária generosa, com gavetas incorporadas ou prateleiras laterais. Desta forma, poderá ter tudo o que precisa à mão (e arrumado). O espaço que escolheu para trabalhar tem uma área reduzida? Nesse caso, sugerimos uma secretária tipo escrivaninha. Existem modelos para todos os gostos. Esta solução permite-lhe poupar espaço e ter tudo arrumado.

Tenha algum cuidado na escolha da cadeira. Afinal de contas, vai passar grande parte do dia sentado nela. Para evitar dores ou eventuais lesões na coluna invista numa cadeira ergonómica, se puder. Vai ajudá-lo a manter uma postura correta e trabalhar com conforto.

A estante não é um item de mobiliário de escritório essencial, mas dá muito jeito para arrumar livros, dossiês e outros materiais de escritório. Há modelos que se adaptam a espaços pequenos, como as estantes deslizantes. Assim, consegue o dobro da arrumação em metade do espaço.

> Material de escritório
Os organizadores de material de escritório – para arrumar canetas, lápis, borrachas, clipes, papéis e cadernos – são fundamentais para manter a sua secretária impecavelmente arrumada. Deste modo, também poupará tempo à procura daqueles materiais.

> Decoração personalizada
Para tornar o seu escritório em casa visualmente agradável pode personalizá-lo com algumas peças, como molduras com fotografias da família, quadros, posters, tapetes e outros objetos inspiradores.

Sabia que as pessoas que trabalham em espaços decorados com plantas são até 15% mais produtivas? Por que não experimentar? Escolha uma planta que não exija muitos cuidados e que dê vida ao seu escritório em casa.

Não se esqueça da segurança!
O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório, independentemente do regime de trabalho. Se tiver sido colocado em teletrabalho e a empresa comunicar a situação à seguradora, não necessita de subscrever um seguro de acidentes de trabalho. Está coberto pelo seguro da empresa. A prova é feita através de:
> Identificação dos nomes dos trabalhadores, datas e horas autorizadas e as respetivas moradas onde vai ser prestado o trabalho;
> Autorização prévia dada pela Entidade Patronal.

Se é trabalhador independente tem de contratar esta proteção. A Tranquilidade tem soluções de seguro de acidentes de trabalho que se adaptam a cada negócio. Saiba o que deve fazer se tiver um acidente de trabalho.

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
acidentes de trabalho

SEGURO ACIDENTES DE TRABALHO

Um seguro que protege a sua equipa

Saber Mais
vidatranquila horizontal

Gestão de equipas: quais as ferramentas para ajudar no teletrabalho

Saber Mais
escritorio-em-casa-como-torna-lo-funcional-2

A informação desta página foi útil?

Sim Não