PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

9 dicas para reduzir o stresse no trabalho

O stresse no trabalho não só afeta os trabalhadores, como também a produtividade do negócio. Quem trabalha sob stresse é tendencialmente mais desinteressado, menos produtivo e mais propenso a ficar de baixa.  

Felizmente, há muitas atitudes empresariais que pode tomar para tornar os seus colaboradores mais felizes e produtivos. Eis algumas dicas para começar.  

1. Estabeleça objetivos claros – isso diminui o stresse no trabalho. 


As pessoas são mais produtivas quando sabem, exatamente, para que objetivo estão a trabalhar. A inexistência de objetivos claros pode causar ansiedade quanto às tarefas e responsabilidades de cada um e, consequentemente, aumentar os níveis de stresse no trabalho.   

2. Oiça os seus colaboradores. 


Uma das atitudes empresariais que pode tomar é garantir que os seus colaboradores não se sentem sobrecarregados com o trabalho que têm em mãos. Essa sensação pode aumentar os níveis de stresse no trabalho e ser contraproducente. 

Encoraje uma comunicação honesta e aberta. A comunicação que permite, às duas partes, ouvir e falar é a melhor base para um ambiente de trabalho mais saudável e positivo. 

3. Pesquise e divulgue os benefícios do repouso em prol da produtividade.  


Há quem acredite que "matar-se" a trabalhar aumenta a produtividade. Na verdade, há sempre um momento em que só o descanso pode ajudar. Basta clicar no link do título para o comprovar. 

O cansaço, aliado ao stresse no trabalho, pode destruir o equilíbrio e a produtividade de qualquer equipa. Tome atitudes empresariais para o evitar ou para não chegar a esse ponto. 

4. Evite o multitasking – isso aumenta o stresse no trabalho.  


Realizar várias tarefas em simultâneo é outra prática que também causa bastante stresse e nem sempre contribui para aumentar a produtividade. 

Uma das atitudes empresariais de multitasking mais frequentes é verificar, constantemente, a caixa de entrada do e-mail. Peça aos seus colaboradores que o façam apenas algumas vezes por dia. E que alterem as suas assinaturas, informando que estarão disponíveis por telefone, para algo que seja, verdadeiramente, urgente.  

5. Evite o envio de e-mails de trabalho fora do horário de expediente. 


Não é possível alcançar os benefícios do repouso, se o cérebro permanecer sempre em modo de trabalho. 

Há sempre um tempo para tudo: um tempo para trabalhar e um tempo para descansar. Ambos são essenciais à vida e devem ter os seus momentos próprios. Caso contrário, nunca estará por inteiro em nada do que fizer. 

6. Dê mais prioridade aos resultados do que à rigidez dos horários.   


Isto facilita a vida dos seus colaboradores, quando precisarem de chegar mais tarde, ou de sair mais cedo. Por outro lado, também os fará sentir-se mais empenhados e menos pressionados, por saberem que conta com eles para atingir os resultados esperados.  

7. Remodele o escritório para diminuir o stresse no trabalho. 


Uma decoração insípida e luzes fluorescentes não irão ajudar a baixar os níveis de stresse no trabalho. Pelo contrário, há uma relação de causa-efeito entre o ambiente físico e o stresse

Não precisa de fazer grandes investimentos, basta apostar numa organização do espaço mais lógica e agradável e numa iluminação correta.   

Pacotes T Empresas

Junte os principais seguros obrigatórios e recomendados para o seu negócio, num só lugar.
Mariana Monteiro promove os pacotes T da Tranquilidade

8. Promova atividades fora do local de trabalho. 


Fazer um pouco de exercício, apanhar ar fresco e mudar de cenário podem fazer maravilhas ao estado psicológico dos seus colaboradores. 

Incentive os seus colaboradores a aproveitarem a pausa de almoço para irem à rua, ou a privilegiarem os percursos a pé quando vão trabalhar. Verá que se vão sentir mais revitalizados. 

9. Dê benefícios extra aos seus colaboradores.   


Hoje em dia, os benefícios sociais que as empresas podem oferecer aos trabalhadores são altamente apreciados e reconhecidos. 

Através dos nossos módulos Benefícios Colaboradores pode proporcionar, por exemplo, consultas de saúde mental sem limite de sessões, consultas online, assistência informática e sessões de personal trainer, entre outros. 

Do lado dos colaboradores, estes benefícios podem ajudar a aumentar a sua produtividade, a segurança no trabalho e o sentimento de pertença e, também, melhorar o work-life balance (ou o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal). Já a empresa poderá contar com uma possível redução do absentismo e uma maior eficácia, satisfação e felicidade no local de trabalho. 

Estes módulos podem ser comprados separadamente, módulo a módulo ou o conjunto dos quatro (Saúde Mental, Nutrição e Saúde, Casa e Família e Trabalho Remoto). Os módulos podem ser adquiridos pelos nossos clientes empresariais, como complemento a qualquer seguro que tenha, como alvo, os trabalhadores (como os seguros de Acidentes de Trabalho ou o de Acidentes Pessoais). 

O preço dos módulos é dedutível no IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas). 

Se implementar estas atitudes empresariais na sua empresa, tente colocá-las em prática. Ao liderar pelo exemplo, é mais provável que as suas equipas o façam também. Além disso, com essa atitude, também vai reduzir os seus próprios níveis de stresse.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

SEGURO VIDA + COOL

Planeie o futuro com um seguro bem presente

SABER MAIS
vidatranquila horizontal

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE A SUA EMPRESA TEM DE FAZER?

SABER MAIS
os direitos e deveres dos trabalhadores