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10 dicas que o vão ajudar a ter o mindset necessário para abrir um negócio

Por vezes, as dicas que lhe dão não levam em conta a mudança de mentalidade que é necessária para conseguir aplicá-las com sucesso na sua vida. É por isso que, neste artigo, exploramos algumas ideias que o vão ajudar a ter não só a motivação como a direção necessária para abrir um negócio. Vamos a isso?
 
1. Livre-se de desculpas que o impedem de começar
 
As preocupações com um negócio, principalmente na sua fase inicial de lançamento, são normais. Não sabe se terá os recursos necessários, se vai conseguir arranjar fornecedores suficientes, ou até se vai conseguir encontrar um espaço que lhe agrade. No entanto, é importante que tenha em mente que nunca irá ter as condições reunidas para avançar: o ideal é começar, a pouco e pouco, e ir corrigindo possíveis falhas no caminho.
 
2. Absorva tudo
 
Escolha pessoas de diferentes grupos e contextos da sua vida e teste a sua ideia – as pessoas reagem bem? Compreendem o problema que a sua empresa vai resolver? Apesar de não serem especialistas no seu negócio, podem contribuir para ter uma perceção de como o mercado vai reagir.
 
Para além disso, para questões de logística e burocracias, pode encontrar soluções junto de pessoas que também tenham aberto um negócio e verá como a troca de experiências será produtiva e animadora. Absorva o conhecimento e anote tudo.
 
3. Transforme a sua empresa numa solução
 
É importante que a sua empresa resolva algum pain point, ou seja, um problema persistente ou recorrente que o seu consumidor enfrente. O seu negócio será mais bem-sucedido se criar uma conexão com o consumidor e compreender os seus problemas, e assim preencher uma lacuna de mercado, em vez de se focar unicamente a vender um produto ou serviço.
 
Quando construir a sua marca, explique aos seus consumidores o que o levou a criar o seu negócio – acompanhar a narrativa faz com que o seu público se sinta mais próximo e crie uma conexão emocional com a marca.
 
4. Menos é mais
 
Com o entusiasmo de abrir um novo negócio, pode acontecer começar a complexificar o seu produto ou a sua oferta em demasia. Nesse caso, para além de dificultar ao consumidor compreender a sua marca e o que ela tem para oferecer, pode, em último caso, paralisá-lo: a este fenómeno chama-se "paradoxo de escolha". Isto é, quando o cliente se depara com muita oferta, não consegue facilmente tomar uma decisão e isso impede-o de comprar o produto ou, se comprar, vai sentir-se ansioso com outra escolha que poderia ter feito. Por isso, não se esqueça, comece aos poucos, alinhe o seu foco e teste a sua ideia de negócio. Menos é mais.
 
5. Faça as contas
 
Comece a apontar todas as despesas que terá, entre as quais o espaço, a matéria-prima, a comunicação e divulgação do seu negócio e o seu ordenado. Desenvolva um orçamento que contenha as despesas específicas do seu negócio, reserve um valor considerável para imprevistos e correções que terá de fazer ao longo do tempo e, se não conseguir financiar o seu negócio unicamente com capitais próprios, equacione obter um financiamento. Pode conhecer as opções disponíveis neste artigo.
 
6. Parece absurdo, mas… Imagine-se sem dinheiro
 
Muitas ideias de negócio falham e é importante que esteja preparado para esse cenário. Pode precaver-se se testar o mercado com calma e fazendo as correções necessárias, no entanto, pode acontecer e nem sempre depende de si.
 
Para esta situação, tenha presente que o ideal é construir um plano: é importante que tenha um fundo de emergência para sentir o menor impacto possível, mas é provável que tenha de fazer alguns cortes nos custos que tem na sua vida. Como lidará com esse cenário? Crie um plano de contingência para o caso do seu negócio deixar de existir.
 
7. Não troque (logo) o certo pelo incerto
 
A vontade e o entusiasmo de começar um novo negócio podem fazer com que tome decisões precipitadas. Em vez de largar tudo e colocar a sua estabilidade financeira em risco, comece a desenvolver a sua ideia enquanto trabalha no seu emprego atual. Não só lhe dá tempo para testar tudo com calma e por etapas, como, se a ideia de negócio falhar, não perderá os seus rendimentos atuais. Pode ser uma fase mais exigente, uma vez que, na prática, poderá trabalhar a duplicar, mas pense que é uma opção que o deixará mais confortável e lhe permitirá desfrutar do processo.
 
Quando sentir que o seu negócio está mais sólido e já lhe permite ter rendimentos similares ao seu rendimento atual, avance!
 
8. Mais importante do que vender o seu produto, é vender a sua ideia
 
Como já falado neste artigo, a construção da narrativa para o seu consumidor acreditar no que está a vender é muito importante. Tenha em mente que o produto, por si só, não fala sozinho – tem de o defender. Construa um plano de marketing e de comunicação que lhe servirão de base sobre as etapas a seguir na divulgação da sua marca.
 
No entanto, não terá de convencer só o seu consumidor – é importante que faça networking regularmente e que frequente eventos do seu setor para conhecer pessoas que poderão tornar-se parceiros ou fornecedores. Nestas conversações, mostre entusiasmo e faça valer o seu pitch, ou seja, demonstre em poucos minutos como a sua ideia vale a pena.
 
9. Tenha em conta os requisitos legais
 
Para abrir uma empresa é necessário formalizar o seu registo, como poderá ver neste artigo, mas a parte burocrática não fica por aqui. Terá de construir uma estrutura legal, configurar um sistema de contabilidade, tratar das obrigações fiscais, garantir que cumpre as leis do empregador quando tiver funcionários, entre outras tarefas. Consulte as regras que se aplicam especificamente ao negócio do seu setor.
 
Para além disso, é importante que fale com um mediador de seguros para conhecer os seguros que são obrigatórios para o seu negócio, como por exemplo de Acidentes de Trabalho. O Seguro Multirrisco Empresarial da Tranquilidade é também uma solução de proteção para o imóvel, as mercadorias, as máquinas, o mobiliário e as responsabilidades associadas à atividade da sua empresa.
 
10. Combine o seu entusiasmo com o conhecimento
 
A motivação vai impulsioná-lo para a frente, mas só o conhecimento fará com que tome boas decisões. É essencial que não apenas absorva os insights das pessoas à sua volta, como deverá ir à procura de respostas sempre que algo o inquietar. Recolha as melhores práticas, frequente cursos ou formações online que lhe acrescentem competências e leia livros que expliquem passo a passo sobre as áreas que quer conhecer melhor. Se tiver uma ideia em que realmente acredita e se a aliar com conhecimento, terá consigo os ingredientes certos para fazer a sua marca triunfar.

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