PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

5 dicas para cozinhar refeições baratas e nutritivas no inverno

À procura de inspiração para as suas receitas de inverno? Quando chega o tempo frio, é essencial ter à mão um livro cheio de receitas baratas e nutritivas. 

As opções mais apreciadas nesta altura do ano incluem guisados, assados, estofados, sopas ou um bom caril – receitas para o inverno, saborosas e que proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar. 

Para aumentar a poupança, experimente preparar quantidades maiores e congelar em porções. Decerto que será até muito prático naquelas semanas em que tem pouco tempo para estar na cozinha. 

Usar as sobras da refeição anterior para preparar um almoço rápido ou uma boa sopa, cultivar os seus próprios vegetais, fazer compras em mercados, comprar menos carne e respeitar a lista de compras quando vai ao supermercado são atitudes que vão ajudar a criar refeições nutritivas e deliciosas, sem gastar muito dinheiro. 

Eis cinco dicas para cozinhar refeições baratas e nutritivas no inverno:  

1 - Respeite a lista de compras quando vai ao supermercado 


É fácil entusiasmar-se quando vai às compras. Principalmente se estiver com fome! Defina o seu orçamento, faça uma lista do que precisa e respeite o plano. 

Se perceber que a despesa com a alimentação está a aumentar, procure produtos alternativos mais baratos e confirme se os artigos da sua lista são essenciais.   

2 - Refeições baratas com menos carne  


A carne vermelha pode ser cara, por isso, limite a quantidade que compra. Opte por diferentes fontes de proteína, como as lentilhas, o feijão ou o tofu. 

Com estes ingredientes poderá fazer refeições baratas e boas para a sua saúde. 

Além disso, ainda estará a proteger o planeta, pois a produção de carne emite gases com efeito de estufa. Se não prescinde da carne, pode tentar comprar carnes mais baratas para cozinhar lentamente.  

3 - Cultive os seus próprios legumes e fruta 


Cultivar vegetais em casa ou numa parcela de horta urbana está a tornar-se cada vez mais popular. Experiencie a satisfação de colher os produtos que cultivou! 

Seguro Casa

Encontre a melhor solução para o seu lar.  

- Trate o seu sinistro a partir de casa;
- Maior proteção e mais descontos; 
- Proteção e assistência, dentro e fora de casa; 
- Maior segurança no seu dia-a-dia, pagamos os danos em equipamento eletrónico móvel.

Casal a carregar duas caixas de madeira com vasos de flores em cima devido a mudança de casa

Também pode oferecer o excesso de produção aos seus vizinhos. Desse modo, contribuirá para proporcionar refeições baratas à sua própria comunidade. “Resgatar” frutas e vegetais que, de outra forma, iriam parar ao lixo, é outra excelente forma de controlar os custos e minimizar o desperdício. Contudo, certifique-se de que o produto recuperado ainda é comestível!  

4 - As sobras são uma boa forma de fazer refeições baratas 


O desperdício alimentar é um problema sério. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), em 2020 cada português desperdiçou 183,6 kg de comida! 

Utilizar as sobras das refeições é uma forma de reduzir esse desperdício. Se assou um frango para o jantar, utilize os ossos para preparar uma canja caseira, ou use as aparas de legumes em sopas ou para compostagem. 

Sobrou comida ao jantar? Guarde os restos no frigorífico e leve-os para o almoço no dia seguinte.  

5 - Cozinhe mais quantidade e congele em porções individuais 


Uma das melhores maneiras de tornar as refeições baratas é cozinhar em maiores quantidades. Por exemplo, estofados ou molhos para massa podem ser congelados em pequenas porções e utilizados para preparar uma refeição rápida.   

Com isto em mente, eis algumas ideias de receitas para o inverno:  

Frango estofado a baixas temperaturas 

A vantagem de cozinhar a baixas temperaturas é que basta colocar todos os ingredientes na panela e deixar a carne cozinhar lentamente durante algumas horas. No fim, obtém uma carne tenra e saborosa. 

Um outro benefício é que pode usar a carne mais barata e suculenta da coxa. E, se acrescentar vegetais ao estofado, enriquece e equilibra a dieta alimentar. 

Assim, quando comer este prato, acompanhe o frango com puré de batata, arroz integral ou legumes.  

Caril de abóbora   

Agora que o Halloween se tornou uma tradição no nosso país, aproveite as abóboras. Dê um bom destino aos restos da sua abóbora de Halloween, usando-a para preparar um caril. 

O caril é um prato barato e perfeito para aquecer os dias mais frios. Faça um refogado com óleo de coco ou azeite, cebola e alho, depois junte o caril em pó ou em pasta. Acrescente a abóbora e um pouco de água. Quando estiver pronta junte leite de coco e deixe mais alguns minutos. Quanto mais forte for o caril, mais picante será. Mas é também uma convidativa receita para o inverno. 

Massa de peru do Natal 

O Natal é um ponto alto do inverno. Normalmente, as reuniões de Natal implicam grandes sobras de comida. Mas pode aproveitá-las para fazer refeições baratas.  

Se em sua casa se comeu peru no dia de Natal, com os restos pode fazer uma massa deliciosa. Só tem de desfiar o peru que sobrou, levá-lo ao lume com um pouco de azeite, afinar os temperos como desejar, acrescentar-lhe um pouco de natas ou de creme de soja. Depois, coza uma massa, coe e junte-lhe o molho. Finalize com um toque de salsa ou orégãos e tomate partido aos pedaços. Delicioso! 

Ou pode congelar o molho e usar num dia em que o tempo para cozinhar é curto. As sobras de peru também dão para fazer um belo risotto

Roupa velha 

E já que falamos de Natal, o bacalhau não pode faltar! Com as sobras da bacalhoada da consoada faz-se uma receita que é uma verdadeira delícia: roupa velha. 

Há quem a prefira ao próprio prato habitual da consoada – e não podia ser mais simples. Parta em pedaços todos os restos da bacalhoada: batatas, couves, ovos, bacalhau, cebola, cenouras. Depois é só saltear em azeite e alho. Há quem acrescente grelos cozidos e até se pode juntar o polvo do Natal. 

É ideal como receita para o inverno e estende toda a alegria do Natal vivida em família ou com os amigos.  

Como vê, não faltam ideias para fazer refeições baratas no inverno. Além do mais, se cozinhar em casa, poupa nas deslocações e não precisa de enfrentar o mau tempo e o frio. 

Se tiver o azar de um dos seus eletrodomésticos se estragar, não desespere. A cobertura de assistência do seguro Casa da Tranquilidade, pode enviar um técnico a sua casa para reparar eletrodomésticos. Em três tempos, poderá deitar mãos à obra e pôr em prática estas dicas e receitas. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2