PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Conservação dos alimentos: dicas para os preservar bem

A época festiva traz consigo as várias reuniões de familiares e amigos que, consequentemente, resultam num aglomerado das comidas mais tradicionais da quadra (e não só!). 

Estas grandes quantidades de comida feitas no Natal permitem fazer refeições baratas e nutritivas

Contudo, se as festas já foram há vários dias, convém garantir a conservação dos alimentos. A comida estragada pode ter efeitos muito nocivos, por isso tenha cuidado e saiba como a conservar. 

Qual é a melhor maneira de conservar os alimentos no frigorífico? Existe algum truque para fazer com que estes durem mais tempo? Será que há determinados alimentos que são um bom conservante alimentar, como o limão?  

Descubra como conservar diferentes alimentos, quanto tempo pode mantê-los no frigorífico e quais é que podem ser consumidos após a data de validade (sem pôr em risco a sua saúde). 

Por que razão deve preocupar-se com a conservação dos alimentos?  


Trata-se de uma questão de saúde e segurança! Conservar corretamente os alimentos é uma forma de evitar intoxicações alimentares. 

Além disso, reduz a hipótese de ocorrência de doenças como a salmonela e a listeriose. 

A salmonela é a segunda causa mais comum de intoxicação por alimentos na Europa. Paralelamente, o consumo de carne mal conservada ou de ovos crus pode provocar gastroenterites graves. 

E da listeriose, já ouviu falar? Esta doença é causada pelo consumo de leite não pasteurizado, produtos crus ou determinados alimentos processados. 

 

A listeriose tem uma taxa de mortalidade de 17,6% na Europa.

Os morangos ficam com bolor pouco tempo depois de os comprar? Os vegetais duram menos de uma semana no frigorífico? 

Há dicas simples sobre a refrigeração dos alimentos que permitem mantê-los frescos durante mais tempo. 

Além disso, dá por si a deitar fora demasiada comida? Saber como conservar adequadamente os alimentos também ajuda a combater o desperdício. É, ainda, uma forma de garantir que os alimentos conservam os seus benefícios nutricionais e a sua qualidade. 

Se souber como conservar os alimentos também irá proteger a sua qualidade – o sabor, os aromas e o seu conteúdo em vitaminas e minerais.  

Que opções existem para conservar os alimentos? 


A refrigeração é uma boa forma de manter os alimentos conservados, mas não é a única. Existem métodos físicos que mantêm a frescura dos alimentos durante mais tempo. 

Do mesmo modo, pode tirar partido de princípios químicos muito simples e fáceis para adiar o crescimento de bactérias. 

Seguro de Saúde Tranquilidade

Pode juntar o agregado familiar ao seu seguro e garantir cuidados de saúde para todos, além de poder usufruir de um desconto de quantidade. Um seguro para o seu bem-estar:

- Médico online;
- Serviços clínicos em casa: médico, enfermeiros e medicamentos;
- Acesso a todas as Redes AdvanceCare em Portugal, com descontos até 65% sobre o preço de mercado dos serviços de saúde.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Eis como prolongar o prazo de validade dos seus alimentos em casa: 

1. Métodos químicos de conservação dos alimentos 

Os métodos químicos podem ser muito úteis para a conservação de determinados produtos alimentares.  

Deitar gotas de sumo de limão. 
Alguma vez guardou uma maçã cortada para comer mais tarde? Então sabe o quão rapidamente esta pode oxidar e perder a frescura. E, ao vê-la assim, deita-a fora porque já não tem um aspeto apetitoso. 

Quer impedir que isso aconteça? Deite algumas gotas de sumo de limão sobre a peça de fruta e esta vai conservar-se no frigorífico por mais tempo.  

Cobrir o peixe com um pano húmido. 
Ao cobrir o peixe com um pano limpo e húmido, no frigorífico, irá ajudar a que este retenha a sua humidade e, consequentemente, o sabor e os nutrientes. Esta é uma forma muito simples de manter o peixe fresco durante mais tempo.  

Utilizar sal. 
Talvez já tenha ouvido este conselho de alguém mais velho. No passado, o sal era um dos principais métodos de conservação química utilizados. 

O sal protege os alimentos, impedindo a multiplicação de microrganismos. Se não quer congelar o peixe, lave-o e salgue-o antes de o colocar dentro de um saco plástico no frigorífico. Conserva-se até uma semana.  

Fazer conservas caseiras. 
As frutas e os vegetais sazonais tendem a ter uma vida útil mais curta. E os alimentos orgânicos podem durar ainda menos.  

Quer preservar os alimentos naturalmente? As compotas, pickles e chutneys são a forma perfeita de reaproveitar quase todos os tipos de fruta ou vegetais. 

Além disso, prolongam o prazo de validade desses alimentos. Por exemplo, os marmelos conservam-se mais tempo e ficam ótimos, quando cozidos em calda de açúcar. E a geleia é outra forma natural de preservar a fruta. 

2. Métodos de conservação físicos para preservar os alimentos 

Existem também várias técnicas físicas que podem ajudar a prolongar o prazo de validade dos seus alimentos. Eis alguns truques domésticos úteis para conservar os seus alimentos, quer cozinhados quer frescos:  

Congele corretamente os alimentos. 
Qual é a melhor maneira de preservar alimentos durante muito tempo? Congelando-os. Aliás, é um dos métodos mais conhecidos e habituais. 

A refrigeração e a congelação retardam drasticamente o crescimento bacteriano, podendo, em alguns casos, parar completamente a atividade bacteriana. No entanto, é importante não misturar diferentes tipos de alimentos no congelador.  

Separe a carne, o peixe e os vegetais. 

O contacto entre estes diferentes tipos de alimentos pode causar intoxicações alimentares, após a sua descongelação. 

Ainda, lembre-se de cozinhar os alimentos imediatamente depois de descongelados. Desse modo, evita o risco de a sua comida ficar contaminada à temperatura ambiente.  

Desidrate os alimentos. 
Outro método de conservação dos alimentos é desidratá-los. Assim, impede que a humidade contribua para o crescimento bacteriano. 

Frutas, vegetais, carne e leguminosas são produtos que podem ser conservados naturalmente desta forma. 

Pode fazê-lo de duas maneiras: 

  • colocando os alimentos num forno a baixa temperatura, até toda a humidade ter sido eliminada; 
  • ou utilizando um desidratador – isto irá ajudar a conservá-los durante mais tempo.   

Organize o seu frigorífico.
Organize corretamente o frigorífico, a fim de tirar o melhor partido do seu equipamento. Sabia que a temperatura varia dentro de um frigorífico? A secção inferior é sempre mais fria do que a superior. 

Portanto, coloque as bebidas, ovos e iogurtes na prateleira superior, a comida cozinhada no meio e as frutas e legumes nas gavetas inferiores.  

Os refrigerantes e bebidas alcoólicas em garrafa podem guardar-se na porta do frigorífico. Contudo, evite colocar aí o leite, já que pode estragar-se mais depressa.  

Intoxicação alimentar na refrigeração.

Evite encher o frigorífico. 
Muitas pessoas desconhecem que encher completamente o frigorífico fará com que o ar frio não circule corretamente. 

Provavelmente, isso contribui para que os alimentos se estraguem mais depressa. Por esse motivo, tente distribuir o conteúdo o melhor que puder.  

Utilize recipientes hermeticamente fechados. 
Os recipientes hermeticamente fechados ajudam a conservar os alimentos durante mais tempo. Ou seja, é uma boa forma de conservar carne, peixe e alimentos cozinhados.  

Lave os vegetais antes de os armazenar.
Lave, previamente, os vegetais antes de os colocar no frigorífico. Isso ajuda a remover as bactérias que se encontram na sua superfície e que vão começar a desenvolver-se dentro de poucos dias. Contudo, garanta que os secou convenientemente antes de os refrigerar.  

Pré-cozinhar os alimentos permite prolongar o seu tempo de conservação.  
Certos alimentos conservam-se melhor depois de cozinhados. Isto aplica-se à carne, ao peixe e aos vegetais. Mas não se esqueça de os refrigerar depois de os ter cozinhado.  


Tempos de conservação de alimentos refrigerados  

Sabe quanto tempo pode conservar a comida no frigorífico? Partilhamos consigo tudo o que precisa de saber:    

  • Carne branca (galinha e peru): entre 1 e 2 dias;  
  • Peixe e mariscos: 2 dias, no máximo; 
  • Alimentos pré-cozinhados, tais como sobras de pizza, hambúrgueres ou burritos: não mais de 2 dias;  
  • Leite: entre 3 e 4 dias;  
  • Vegetais frescos: entre 3 e 4 dias;  
  • Sopas e guisados: entre 3 e 4 dias;  
  • Carne de vaca, borrego e porco: entre 3 e 5 dias;  
  • Carnes frias: se o pacote ainda estiver por abrir, conservam-se, facilmente, durante 2 semanas. Se já abriu o pacote, deverá consumir as carnes no prazo máximo de 5 dias;  
  • Ovos: entre 3 e 4 semanas. Os ovos mais frescos tendem a durar mais tempo.    

Alimentos que podem ser consumidos após a sua data de validade  


De acordo com a Organização Espanhola de Consumidores e Utilizadores (OCU), existem 11 alimentos que se podem consumir após a data de validade sem quaisquer riscos para a saúde. 

Neste caso, é importante saber fazer a distinção entre a data-limite de consumo ("consumir até") e a data preferencial de consumo (“consumir de preferência antes de”). Estes alimentos deverão durar mais uns dias em casa após a data preferencial de consumo:    

  • Pão fatiado  
  • Batatas fritas  
  • Frutos secos de casca rija  
  • Iogurtes  
  • Refrigerantes  
  • Bebidas alcoólicas  
  • Arroz (não cozido)  
  • Massa (não cozinhada)  
  • Carnes frias  
  • Queijos curados  
  • Molho de tomate na embalagem fechada  

O que fazer em caso de intoxicação alimentar  


Uma intoxicação por alimentos é um problema de saúde grave que não deve ser negligenciado. Eventualmente, pode mesmo revelar-se pior do que os sintomas habituais (dores de estômago, vómitos ou dores de cabeça). 

Algumas infeções bacterianas podem causar níveis perigosos de desidratação e colocar a sua saúde em risco.  

Se tiver uma intoxicação alimentar, é melhor repousar e manter-se hidratado. Uma bebida isotónica pode ajudar a reabastecer os minerais perdidos no organismo. Evite beber leite e café. Os alimentos sólidos também não são recomendados, pois podem prolongar certos sintomas, como a diarreia e os vómitos.  

Quando suspeitar que tem uma intoxicação por alimentos, é melhor procurar aconselhamento médico. Para tal, o serviço de teleconsultas é extremamente útil. O seguro de Saúde da Tranquilidade tem disponível o serviço de médico online. Através dele, pode receber um diagnóstico imediato e prevenir uma ida desnecessária ao hospital.  

O bem-estar da sua família é a sua principal prioridade. Com o Seguro de Saúde da Tranquilidade, pode juntar o agregado familiar ao seu seguro e garantir cuidados de saúde para todos, além de poder usufruir de um desconto de quantidade. Para mais informações, entre em contacto connosco

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2