PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

6 Conselhos para poupar no seguro de saúde

Portugal dispõe de um sistema de saúde (SNS) universal, mas são cada vez mais os portugueses que aderem a seguros de saúde. Segundo informações da APS (Associação Portuguesa de Seguradores), em 2021 o número de beneficiários cresceu mais de 205 mil

São várias as razões que explicam este crescimento, que não é interrompido desde 2014. Entre elas, uma maior facilidade e rapidez na marcação de consultas, exames e tratamentos; a existência de uma rede alargada de prestadores e instituições de serviços clínicos; a possibilidade de escolher o especialista a consultar; um maior conforto. 

Mas a principal razão é a certeza de se estar a obter uma proteção suplementar e de confiança para o “maior tesouro” da vida de qualquer pessoa: a saúde. 

Ao abrigo de uma parceria com a Fundação Champalimaud, a Tranquilidade inclui reforço para tratamentos oncológicos e acesso ao programa Onco-Risco - programa de avaliação e gestão de risco oncológico - desta instituição, que é uma referência mundial na prevenção e tratamento oncológico. Sabia que pode contratar esta proteção, mesmo que o seu seguro de Saúde não seja da Tranquilidade? 

Estamos sempre a dizer que a saúde não tem preço, mas ainda assim podemos hesitar em acrescentar mais uma despesa ao final do mês. Uma atitude de cautela diante do aumento dos gastos é sempre sensata, mas a proteção extra de um seguro não tem necessariamente de desequilibrar as finanças. 

Pelo contrário, o seguro de saúde pode mesmo ser a sua salvação perante um cenário grave. Para além disso, existem formas de poupar no seguro de saúde. Neste artigo damos-lhe seis conselhos que lhe permitirão fazê-lo. 

1. Cuide da sua saúde 

Cuidar da saúde não só protege o seu corpo e mente, como a sua carteira. O valor que paga pelo seu seguro de Saúde depende de fatores como a idade, hábitos de vida e historial clínico. 

O tabaco, o consumo excessivo de álcool e a obesidade são fatores que podem agravar o preço de um seguro de Saúde. 

2. Escolha bem as coberturas 

Conheça e escolha os planos que se adaptam à sua idade e situação de vida. Por exemplo, se acabou de casar ou pretende ter filhos, faz sentido procurar um plano que garanta a cobertura do parto. Ou, se considera importante ter proteção na área dentária, opte por essa cobertura. 

O nosso comparador de coberturas permite-lhe visualizar os diferentes planos de uma forma rápida e intuitiva. 

Entre as várias garantias abrangidas pelo seguro de Saúde da Tranquilidade, estão também coberturas de proteção extra que se focam na prevenção e tratamento de doenças oncológicas, dependendo da opção que contratar. 

Ao abrigo de uma parceria com a Fundação Champalimaud, esta proteção inclui reforço para tratamentos oncológicos e acesso ao programa Onco-Risco - programa de avaliação e gestão de risco oncológico - desta instituição, que é uma referência mundial na prevenção e tratamento oncológico. 

Sabia que pode contratar esta proteção, mesmo que o seu seguro de Saúde não seja da Tranquilidade? 

Junte a opção EXTRA a qualquer seguro

Na oncologia, o tempo é saúde.
Tão importante como o tempo de diagnóstico, é ter uma proteção no tempo certo.

Duas mulheres abraçadas, um delas com um lenço na cabeça por ter o cabelo curto devido ao cancro.

3. Não “cristalize” o seu seguro de saúde 

Da mesma forma que deve escolher bem os planos, também deve adaptar as coberturas à sua idade e estilo de vida. Por outras palavras, vá gerindo o seu seguro ao longo do tempo. 

Se decidiu que não vai ter mais filhos, poderá poupar ao escolher uma opção sem a cobertura de parto. Ou talvez se tenha apercebido de que está a ver pior e, por isso, faz sentido acrescentar a cobertura de próteses e ortóteses, que o irá apoiar quando precisar de comprar óculos. 

4. Ao juntar os seguros e incluir a família vai poupar 

Em vez de ter os seus seguros em diferentes companhias, junte-os todos na mesma seguradora. Algumas seguradoras oferecem descontos na junção de seguros. É o caso da Tranquilidade e dos seus "Pacotes T", onde ao juntar dois ou mais, pode poupar no valor dos seguros até 10%. 

Fale com o seu mediador e veja as vantagens dos "Pacotes T" que, ainda para mais, podem ser feitos à sua medida.  

Além disto, pode ainda usufruir de um desconto de quantidade através do qual, se juntar os elementos da família ao seu seguro de saúde, vai conseguir poupar no valor que paga mensalmente. 

5. Vantagens de pagar os seguros anualmente 

O seguro pode ser pago anualmente, ou de modo fracionado ao longo do ano, em duas, quatro ou doze prestações. 

Escolher o pagamento anual tem a vantagem imediata de evitar o encargo que costuma acompanhar o pagamento fracionado, no caso da Tranquilidade é aplicado no pagamento anual um desconto de 4%. Mas não só. Este tipo de pagamento também o protege contra os esquecimentos dos pagamentos, cujas consequências podem ser dispendiosas. 

6. Aproveite os benefícios fiscais 

Conforme estipula artigo 78-C do Código do IRS, 15% do valor suportado por qualquer membro do agregado familiar em gastos de saúde pode ser dedutível no IRS até ao limite de 1000 euros. Isto aplica-se aos contratos de seguro que cubram os riscos de saúde relativamente ao sujeito passivo ou aos seus dependentes, pagos por aquele ou por terceiros, desde que tenham sido comprovadamente tributados como rendimento do sujeito passivo.  

Ou seja, o investimento que faz na proteção da sua saúde pode ser atenuado.  

Um seguro de saúde bem escolhido e gerido pode permitir-lhe poupar na proteção do ativo mais importante da sua vida. Os conselhos aqui descritos aplicam-se ao Seguro Saúde da Tranquilidade. Escolha a proteção mais adequada à sua idade e situação familiar, e beneficie de uma rede de prestadores de saúde com cobertura nacional, de médico online e ao domicílio, bem como do reembolso online em 72h. 

Comece hoje a proteger a sua saúde. Utilize o nosso simulador para saber quanto vai pagar.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2