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Alternativas saudáveis à fast food para crianças

Uma dieta saudável e equilibrada é fundamental em qualquer idade, mas conseguir que os seus filhos comam vegetais pode ser, às vezes, um autêntico desafio.

A comida saudável é crucial para o desenvolvimento do corpo e da mente, contribuindo para melhorar a concentração, aumentar os níveis de energia e promover um sono de qualidade.

Eis como garantir que os seus filhos comem os vegetais de que precisam, mesmo que o restaurante favorito deles seja o McDonald’s.

Crie a sua própria fast food

Hambúrgueres e chicken nuggets são o paradigma da fast food. Mas a verdade é que podem ser saudáveis e nutritivos e são também fáceis de fazer em casa.

Para preparar um hambúrguer, tudo o que precisa é de um pacote de carne picada, picles de pepino, alguns pãezinhos e uma fatia de queijo. E porque não adicionar umas rodelas de tomate e uma folha de alface para aumentar o valor nutritivo da refeição? Peitos de frango cortados em pedaços e panados com pão ralado ou flocos de milho resultam em chicken nuggets deliciosos.

Complementos para tornar a comida saudável

Em dias mais ocupados, nem sempre é possível evitar a tentação de passar por um drive-thru e comprar comida sem ter de sair do carro.

Procure fazer do que comprou uma comida saudável. Como? É mais fácil do que se pensa.

Basta um acompanhamento saudável, como uma salada ou umas batatas fritas “de forno”. Para uma dose extra de fibras vegetais, pode até deixar as cascas nas batatas! Corte batatas ou batatas-doces em palitos, regue-as com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno, a 200°C, durante cerca de 30 a 40 minutos.

A comida saudável é crucial para o desenvolvimento do corpo e da mente, contribuindo para melhorar a concentração, aumentar os níveis de energia e promover um sono de qualidade. 


A comida saudável também inclui as sobremesas

As crianças gostam de doces, mas existem muitas alternativas saudáveis às sobremesas fast food, como fruta fresca, purés de fruta e iogurtes.

Se estas não forem suficientes para os encantar, pode combinar fruta com uma bola de gelado ou natas, ou experimente transformar um puré de fruta num “crumble” com uma cobertura à base de flocos de aveia. Embora não totalmente saudável, pelo menos conseguirá que os seus filhos comam fruta.

Evite os molhos de salada pré-feitos

Os molhos de salada já feitos têm, frequentemente, um elevado teor de açúcar. Não fazem parte da lista de uma comida saudável.

Substitua-os por molhos feitos em casa. Assim, saberá exatamente o que está a dar aos seus filhos. E não é difícil! Por exemplo, tempere as saladas com um fio de azeite e vinagre balsâmico, ou substitua o ketchup por um molho de tomate caseiro.

Snacks, pequenos-almoços e almoços saudáveis

Pode reduzir o desejo dos seus filhos pela fast food, assegurando que se mantêm alimentados ao longo do dia, com pequenos-almoços, almoços e lanches saudáveis.

Papas de aveia, fruta, iogurtes e ovos compõem um pequeno-almoço nutritivo; sanduíches e wraps acompanhados de uma sopa são ideais para o almoço; e, entre as refeições, dê aos seus filhos fruta, iogurte, pipocas, vegetais crus ou frutos secos.

Cuidado com os refrigerantes

Os refrigerantes gaseificados são terríveis para os dentes e para manter um nível de energia adequado e estável. Podem estragar qualquer menu de comida saudável. E o pior é que as crianças rapidamente lhes tomam o gosto.

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Troque os refrigerantes por água gaseificada misturada com um concentrado de sumo de fruta! Ou, melhor ainda, dê-lhes sumo de fruta fresca ou água aromatizada com hortelã, bagas congeladas ou rodelas de citrinos.

Sobretudo, não exagere!

Proibir totalmente a fast food só fará com que se torne mais apetecível aos olhos de uma criança. Comê-la de vez em quando não lhes fará mal. Porém, quando puder, dê-lhes complementos feitos com comida saudável, como os que sugerimos acima.

Está nas suas mãos ensinar os seus filhos a ter uma alimentação e hábitos saudáveis. Veja como o fazer, com este artigo do nosso blog, que fará com que aquela passagem pelo drive-thru possa ser verdadeiramente apreciada!

Uma alimentação à base de comida saudável contribui para uma boa saúde. Contudo, mesmo com uma dieta e estilo de vida saudáveis, não deixe de levar os seus filhos ao médico, com a frequência devida. Com o Seguro de Saúde da Tranquilidade tem acesso a uma vasta rede de médicos pediatras, a preços convencionados.

Além disso, se o pediatra achar que são necessários exames complementares ou uma consulta de outra especialidade médica, pode fazê-lo, usando o seu seguro de saúde. Acompanhe o crescimento dos seus filhos com toda a tranquilidade.

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