PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Viajar de autocaravana: roteiro para descobrir Portugal de Norte a Sul

Quer esteja à procura de um roteiro de fim de semana ou prestes a realizar uma "Grande Volta" a Portugal, viajar de autocaravana é uma forma deliciosa de descobrir a beleza e variedade das paisagens do nosso país. Desde que cumpra as regras e a legislação em vigor, este estilo de viagem oferece uma combinação de liberdade e comodidade, que dificilmente encontra noutra forma de viajar.


Pronto para viver uma grande aventura por Portugal? Antes de fazer as malas e meter rodas à estrada, é importante estar a par da legislação em vigor para estacionamento e pernoita de autocaravanas.

 

Posso estacionar, aparcar e pernoitar em qualquer lado?

Não. Até ao final de 2020, era possível estacionar e pernoitar em qualquer estacionamento público, desde que estivesse em conformidade com as regras do Código da Estrada. No entanto, a dia 8 de janeiro de 2021 entrou em vigor uma alteração ao Código da Estrada que proíbe a pernoita e o aparcamento de autocaravanas fora dos locais expressamente autorizados para o efeito.

 

Qual a diferença entre estacionamento e aparcamento?

Segundo o artigo 50.º-A do Código da Estrada, em vigor desde janeiro de 2021, considera-se aparcamento "o estacionamento do veículo com ocupação de espaço superior ao seu perímetro".

Por estacionamento, o artigo 48.º do Código da Estrada considera "a imobilização de um veículo que não constitua paragem e que não seja motivada por circunstâncias próprias da circulação". Ao estacionar, o condutor deve deixar os intervalos indispensáveis à saída de outros veículos, à ocupação dos espaços vagos, ao fácil acesso aos prédios e respeitar as regras de proibição de estacionamento.

Ou seja, é possível estacionar a autocaravana na via pública, desde que cumpra as regras de estacionamento do Código da Estrada e, por exemplo, não abra as janelas ou coloque o degrau da entrada para baixo. Situação que é considerada aparcamento.

Em nenhuma situação, fora dos espaços específicos, é possível pernoitar na autocaravana. Por pernoita, o Código da Estrada define como a permanência da autocaravana em local de estacionamento, com ocupantes, entre as 21h da noite e as 7h da manhã seguinte.

 

A Tranquilidade disponibiliza uma oferta completa para autocaravanas, com coberturas adaptadas às necessidades do cliente, a preços competitivos. Proteja a sua casa com rodas, os ocupantes e viaje descansado sabendo que, num momento em que mais precise, pode pedir a Assistência em Viagem. Fale com um dos nossos agentes.

 

Então… onde posso estacionar, aparcar e dormir descansado?

De uma forma simples, pode estacionar à vontade e pernoitar em Áreas de Serviço de Autocaravanas e parques de campismo ou de caravanas.

As Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASA) são espaços destinados ao estacionamento e pernoita destes veículos. Aqui pode realizar o despejo de águas sujas e das sanitas químicas, bem como encher o depósito da água limpa. De acordo com a legislação em vigor, não é possível pernoitar nestes locais por mais do que três dias (72 horas).

Consulte aqui as ASA disponíveis em Portugal.

Os parques de campismo ou caravanismo são espaços onde pode estacionar e pernoitar na sua autocaravana, sem limite de tempo. Além das comodidades oferecidas nestes espaços, os parques de campismo que admitam autocaravanas devem dispor de estação de serviço com equipamento próprio para:

> Escoamento de águas residuais;
> Esvaziamento de WC químico/sistema de lavagem e despejo de cassetes sanitárias;
> Abastecimento de água potável;
> Despejo de resíduos sólidos urbanos.

Consulte aqui parques de campismo de Norte a Sul, por região e localidade. Se pretende rumar a Sul, consulte a Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo na Região do Algarve.

 

Roteiro de Norte a Sul para viajar de autocaravana em Portugal

Agora que já conhece as regras, damos-lhe a conhecer oito locais onde pode estacionar, pernoitar e aproveitar ao máximo o que de melhor Portugal tem para oferecer.

 

1. Cepo Verde - Parque Natural de Montesinho
Situado a cerca de 20 minutos de Bragança, no coração do Parque Natural de Montesinho, no Nordeste Transmontano, encontra o parque de campismo Cepo Verde. Rodeado por natureza, é ideal para descansar, respirar ar puro e realizar um dos percursos pedestres do parque.

O parque está certificado como empreendimento de Turismo de Natureza pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e com o selo internacional de qualidade ambiental da Green Key. Se passar por lá, não perca a navalha artesanal gigante, com mais de dois metros de altura, uma peça de artesanato registada no Guiness World Records Book.

 

2. Vidoeiro Gerês Camping
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das principais atrações de Portugal e é classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Se pretende apreciar a sua beleza paisagística e descobrir a variedade de fauna e flora disponível, pode optar pelo parque de campismo Vidoeiro Gerês Camping, na Vila do Gerês.

Além do contacto privilegiado com a natureza, pode realizar uma das atividades disponíveis na zona, como passeios a cavalo, arborismo, percursos pedestres, passeios de BTT ou canoagem.

 

3. Natur Water Park - Parque de Diversões do Douro
Situado em Vila Real, o Natur Water Park é sinónimo de diversão garantida para as famílias, pois combina, num só local, três atrações relevantes: parque de campismo, parque aquático e parque aventura.

Entre as inúmeras atividades que pode realizar encontram-se os escorregas, piscinas, slide, escalada ou paintball, mas estas têm um custo adicional. Quem fica alojado no parque de campismo tem acesso a descontos no parque de aventura no Parque Aquático.

 

4. Tomar - Área de Serviço para Autocaravanas
No coração da cidade dos templários, o antigo parque de campismo municipal foi transformado numa Área de Serviço para Autocaravanas. A pernoita é gratuita e pode realizar o escoamento das águas sujas, despejar a cassete e atestar o depósito da água.

Aproveite a estadia para percorrer a cidade a pé, até ao Castelo de Tomar e ao Convento de Cristo. Se viajar com crianças pequenas, apanhe um tuc tuc no centro da cidade, que vos levará até lá acima.

 

5. Lisboa - Fábrica do Braço de Prata
Na Fábrica do Braço de Prata, às portas de Lisboa, esconde-se um dos mais recentes segredos da capital: uma Área de Serviço para Autocaravanas.

Ideal para quem quer ficar alojado numa das zonas mais badaladas e culturais da cidade, com restaurantes, bares e galerias de arte urbana à porta, assim como transportes públicos que o podem levar ao centro de Lisboa em minutos.

 

6. Parque de Campismo da Galé
Um parque de campismo com acesso direto à praia? Sim, existe. É o Parque de Campismo da Galé, situado na Costa Alentejana, nas Fontainhas do Mar, perto de Melides.

O parque disponibiliza acesso direto à Praia da Galé, piscina, supermercado, entre outras comodidades que fazem deste um local ideal para usufruir de uns dias de sossego em comunhão com a natureza.

 

7. O Alqueva Rural Eco Camping
Localizado em Pedrógão do Alentejo, Vidigueira, o Alqueva Rural Eco Camping oferece uma oportunidade única para fazer autocaravanismo num espaço rural com quinta ecológica e piscina biológica.

Leve as bicicletas e percorra com a família os trilhos pedestres, de um quilómetro, que dão acesso ao Parque das Merendas e à barragem do Guadiana. Não se esqueça de dar um mergulho na piscina biológica.

 

8. Algarve Motorhome Park – Falésia
A Praia da Falésia localiza-se entre Vilamoura e Albufeira e é considerada uma das mais bonitas de Portugal, devido às suas falésias de tons fortes. Se quer fazer uns dias de praia nas férias, encontra no Algarve Motorhome Park – Falésia o local ideal.

O parque está equipado com tudo o que um autocaravanista necessita, além de ter acesso direto à praia, à distância de 400 metros.

Já fez o seu roteiro? Boa viagem.

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

saber mais
vidatranquila horizontal

7 CICLOVIAS, ECOVIAS E PERCURSOS PARA EXPLORAR PORTUGAL DE BICICLETA

Saber mais
7 ciclovias ecovias e percursos para explorar portuga de bicicleta

A informação desta página foi útil?

Sim Não