PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Turismo sénior: conselhos para viajar em segurança

 

A paixão por viajar é transversal a todas as idades. Se está reformado e quer aproveitar o tempo livre que esta fase da sua vida lhe proporciona, ou realizar sonhos que sempre teve, saiba que o turismo sénior é uma solução que o pode levar a explorar o mundo.

Existem dicas de segurança para todas as faixas-etárias, no entanto, os seniores podem deparar-se com situações particulares e precisar de conselhos específicos, principalmente no que respeita ao planeamento da viagem.

Apresentamos-lhe, neste artigo, algumas dicas que o podem ajudar a viajar em segurança, especialmente se o seu destino estiver fora da União Europeia.

 

Consulte o seu médico

Antes de reservar a sua viagem, consulte o seu médico e refira que local pretende visitar. Cada destino apresenta condições específicas e o seu médico poderá informá-lo sobre os cuidados a ter como, por exemplo, dizer-lhe quais as vacinas que deve tomar e verificar se está em forma para viajar.

Se tomar medicação, deve confirmar se esses fármacos são legais no país de destino, pois, se não forem, o seu médico pode indicar-lhe outros. Após este passo, certifique-se de que tem medicamentos suficientes para toda a viagem, principalmente se estes não estiverem disponíveis no local de destino. Se possível, leve dois conjuntos de medicação, guardados em malas diferentes, para o caso de se extraviar alguma peça de bagagem.

Tenha sempre consigo as prescrições médicas, para não ter problemas na alfândega. Não retire os medicamentos da embalagem original, pois isto pode levantar suspeitas. Ainda, informe-se sobre os locais que prestam cuidados de saúde no local de destino, de forma a saber antecipadamente onde deverá dirigir-se, se for necessário. Anote também o número da linha de emergências do seu Seguro de Saúde.

Conheça bem o seu país de destino

 

Conhecer bem o tipo de turismo do seu local de destino pode fazer toda a diferença. Se viajar na época alta ou para uma cidade com muitos turistas, é provável que tenha de lidar com multidões. Nesse sentido, talvez seja particularmente difícil encontrar um sítio para almoçar ou jantar, situação que o poderá cansar rapidamente.

Avalie as opções de transporte e quais são as ideais para a sua mobilidade. Não tem problemas em caminhar um pouco, ou irá precisar de andar de transportes públicos ou de táxi? Consegue andar em percursos inclinados ou prefere percursos mais planos?

Verifique se é possível utilizar a sua rede de telemóvel no país de destino, de forma a poder manter os seus familiares ou amigos a par dos seus atuais e futuros destinos. Além disso, contacte o seu banco ou empresa de cartão de crédito, para que estas entidades não bloqueiem os seus cartões, por estar a fazer pagamentos no estrangeiro.

É também aconselhável contactar o alojamento onde irá ficar, antes de o reservar, de modo a garantir que é
seguro e acessível. Deve perguntar se o local se situa numa zona bem iluminada, se as fechaduras são resistentes e, se a sua mobilidade for reduzida, informe-se se as instalações têm muitas escadas e se existem elevadores.

 

Garanta a melhor experiência possível

Viajar pode ser cansativo, principalmente se implicar voos de longo curso. No avião, levante-se e mexa-se com alguma regularidade quando o símbolo do cinto de segurança estiver desligado. Para evitar a formação de coágulos, use meias elásticas durante a sua viagem.

Quando fizer a mala, evite levar muitos objetos, para que seja menos cansativo transportar a bagagem. Leve apenas o essencial. Consulte a meteorologia do local de destino e leve roupas adequadas às condições meteorológicas.

Dependendo do destino, poderá ser mais seguro evitar beber água da torneira ou bebidas com gelo. Na dúvida, leve uma garrafa de água reutilizável, que poderá ir enchendo com água mineral ou potável, para estar sempre hidratado.

 

Saiba o que fazer em caso de emergência

Ao marcar as suas desejadas férias, é importante que esteja preparado para qualquer eventualidade. Antes de viajar, anote os números de emergência do seu país de destino, bem como a morada e o número do consulado do seu país de origem. Faça cópias de segurança dos seus documentos de viagem mais importantes, como a confirmação da reserva e a fotocópia do seu passaporte, e guarde-as no seu telemóvel ou computador, para que tenha uma alternativa, em caso de perda ou furto destes documentos.

Saiba que o Seguro de Viagem da Tranquilidade lhe garante, até aos limites fixados, o pagamento de despesas médicas em caso de acidente ou doença ocorrido durante a viagem, bem como despesas por atraso na receção da bagagem, desde que esse atraso seja superior a 24 horas, cancelamento antecipado de viagem e despesas por atraso no voo, em atrasos superiores a 12 horas.

Por último, não se esqueça de partilhar o seu itinerário com a sua família e de lhes fornecer a morada e os contactos dos locais onde ficará hospedado. Se houver algum problema, eles saberão exatamente onde está e poderão ajudá-lo mais facilmente.

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
vai-fazer-uma-viagem-de-aviao-1

Seguro Viagem

Segure as suas viagens com tranquilidade

Saber Mais
Vida-Tranquila-Horizontal-Logo

COMO PROTEGER O SEU INSTRUMENTO MUSICAL

Saber Mais
7-ciclovias-ecovias-e-percursos-para-explorar-portugal-de-bicicleta-2