PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Porque começámos a correr (e porque você também o devia fazer)?

A corrida é dos poucos exercícios que se praticam há mais de dois milhões de anos, mas não se tornou mais fácil com o passar do tempo. Correr pode ser extenuante e, no final de um treino, pode sentir-se esgotado, com dores ou mal-estar. Por isso, não é de admirar que as pessoas pensem duas vezes antes de começar. 

Contudo, também é verdade que, uma vez começando a correr, são poucos os que desistem desta forma de exercício. Então, como começar?  

Isabel Lima, uma praticante de corrida do Porto, começou a correr “como uma forma de tortura”. “Pareceu-me uma boa maneira de queimar calorias”, diz ela. “Mas o que me fez continuar foi a comunidade: aderi a clubes de corrida, participei em competições, formei o meu próprio grupo de corrida e até participei em provas internacionais.”  

A Isabel descobriu que os clubes de corrida podem ser uma forma fantástica de se sentir inspirada a calçar os ténis e ir para a estrada correr. Estar junto de pessoas que pensam como nós pode inspirar-nos e motivar-nos a trabalhar mais arduamente.  

O número de pessoas a praticarem exercício em 2021, em Portugal, subiu mais de 50%. A tendência de melhoria dos níveis de atividade física da população manteve-se, estando a corrida e a caminhada entre as principais atividades praticadas.

Há inúmeros clubes de corrida em todo o mundo, aos quais podemos aderir como forma de inspiração para o nosso treino. Há também muitos tipos de competição e algumas aliam mais do que uma modalidade de corrida. Uma prova que une a corrida de 10 km à caminhada de 5 km é a Corrida do Bombeiro Tranquilidade, no Norte do país, mais precisamente em Miramar.  

Mas não existem apenas provas. Os objetivos para se correr podem ser diversos. Até existe a opção de fazer "plogging", que significa fazer jogging ao mesmo tempo que se recolhe lixo durante o trajeto. Esta é uma ótima forma de juntar os benefícios do exercício à proteção do ambiente.  

Use a tecnologia para alcançar os seus objetivos de corrida 


Raquel Costa, de Lisboa, começou a correr durante o confinamento, quando se apercebeu de que “precisava de correr para esgotar toda a energia que tinha acumulada”. A atleta principiante admite: “nem sempre adoro correr, mas adoro a sensação de terminar uma corrida. Faz-me sentir mais forte, física e mentalmente". 

De acordo com o relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, o número de pessoas a praticarem exercício em 2021, em Portugal, subiu mais de 50%. Além disso, e de acordo com um estudo recente da Direção-Geral da Saúde, manteve-se a tendência de melhoria dos níveis de atividade física da população, estando a corrida e a caminhada entre as principais atividades praticadas. 

As apps de fitness e GPS ajudam a registar os nossos esforços, e assim ficamos a saber quando batemos o nosso recorde pessoal e o que podemos melhorar.  

Luís Silva, de Coimbra, começou a correr utilizando uma app, durante o confinamento, e "começou muito devagar". “A corrida criou uma sensação de realização pessoal”, conta. “Estava a alcançar resultados que tornavam o esforço mais prazeroso". 

Hoje em dia, há inúmeras apps que ajudam à prática do desporto, principalmente a corrida e caminhada. Também não faltam smartwatches e pulseiras desportivas que monitorizam a atividade desportiva e possuem funções fitness e de saúde. A escolha é cada vez maior, mas destacamos a Walk-Run-Ride, criada por um português, e que ajuda o praticante a encontrar treinos conjuntos onde quer que se encontre, além de poder incluir na app novos percursos.  

Encontrar a força de vontade para começar a correr  


Quando se trata de correr, é importante celebrar as vitórias alcançadas: seja em 500 metros ou na meia-maratona, a verdade é que saímos do sofá e nos esforçámos, por isso, estamos de parabéns.  

Beatriz Barros, de Almada, começou a correr há três anos e agora treina para a sua primeira meia-maratona – a Tranquilidade Meia Maratona dos Descobrimentos. "Já tinha feito dança fitness, circuitos, ginásio e caminhadas, mas nunca tinha experimentado correr", comentou. "Queria um novo desafio, ver se conseguia ser uma 'corredora'.  Foi difícil, a princípio, mas quando finalmente sentimos a emoção da corrida, é impossível desistir." Até agora, a Beatriz já participou em duas corridas solidárias de 5 km, e três corridas de 10 km.  

"Continuo a correr porque isso me dá energia e funciona como escape para o stress e para as preocupações da vida diária. Ainda tenho dias maus, mas lembro-me de como me sinto nos dias bons, e isso encoraja-me. Só me arrependo de não ter começado a correr mais cedo!"  

Seguro Atividades Desportivas

Se não para quieto, jogue pelo seguro. Quer seja atleta amador ou federado, o seguro Atividades Desportivas é para si. Com mais proteção e maior segurança com assistência válida em todo o mundo e ainda vários serviços disponíveis na rede desporto e saúde.
Prancha de surf, roda de bicicleta, patins, raqueta e bolas a propósito do seguro de atividades desportivas

É normal ter dias bons e dias maus, mas, como em tudo na vida, o esforço compensa. É importante manter a motivação pela corrida, durante os treinos e mesmo depois de uma prova importante que poderia ser o seu objetivo principal, para que depois de estar concluída o entusiasmo não esmoreça. Conheça estas 14 dicas para se manter motivado após o dia da corrida.   

Quer prefira a corrida ou as caminhadas, quer participe ou não em competições, é importante aderir a um seguro que o proteja de lesões ou acidentes que possam ocorrer enquanto faz exercício. Por apenas 2,5€ por mês, o  Seguro de Atividades Desportivas da Tranquilidade inclui as despesas de tratamento em caso de acidente durante a prática de atividade desportiva, mesmo em deslocações ao estrangeiro. Além disso, dá-lhe acesso à Rede Desporto e Saúde, que o ajuda a melhorar o seu desempenho com serviços a preços convencionados. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-1

SEGURO ATIVIDADES DESPORTIVAS (MOVE IT)

Pratique desporto em segurança

Saber mais
vidatranquila horizontal

7 COISAS QUE DEVE FAZER ANTES DE COMEÇAR A CORRER

Saber mais
corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-2