PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como a música certa pode ajudá-lo a concentrar-se

 

Se já assistiu a uma série de ficção sobre Medicina, de certeza que se lembra de que alguns cirurgiões ouvem música enquanto estão a operar. Um estudo realizado em Portugal, em 2016, concluiu que ouvir música enquanto trabalhamos melhora a qualidade do ambiente no local de trabalho e que, quando a tarefa é muito stressante, a música promove a criatividade, a concentração e o humor, sendo também uma boa maneira de evitar distrações.

O segredo está em ouvir as músicas certas. Vamos revelar-lhe como.

 

Um género musical, uma tarefa

Existem vários géneros musicais e cada um deles se adequa melhor a certas tarefas. Assim, antes de escolher a música, deve pensar na concentração de que necessita. Redigir um texto, por exemplo, exige todo o seu foco, mas eliminar e-mails antigos não exige tanta atenção.

Se tiver de ler ou escrever, deve evitar músicas ruidosas, agressivas e com letra, porque as palavras podem distraí-lo e prejudicar a sua produtividade. No entanto, este tipo de música é perfeito para tarefas repetitivas. As músicas ideais para as suas tarefas domésticas são aquelas que prefere ouvir, que realmente o motivam e que melhoram o seu dia. Para praticar exercício físico, opte por músicas com muito ritmo. Para melhorar o seu foco e acalmar a mente, escolha sons da natureza.

 

Como escolher a música certa

 

> Música Clássica

Este é o género ideal para melhorar a sua concentração e o seu foco. Este tipo de música ajuda a descontrair, diminui os níveis de stress e melhora os padrões de sono. Comece com esta playlist.

 

> Sons da natureza

Os sons relaxantes da natureza podem melhorar a sua concentração, porque o enchem de energias positivas. Procure sons como o da água a correr, em vez de ruídos mais estridentes como o chilrear dos pássaros ou outros sons de animais. Espreite esta playlist.

 

> Pop, Rock e Rap

As músicas com bastante energia e um ritmo bem marcado são as melhores para ouvir enquanto faz desporto, quer esteja a correr no parque ou a levantar pesos no ginásio. Estas músicas melhoram o seu desempenho físico, dando-lhe força e motivação, e uma batida excelente para repetir os exercícios. Sugerimos-lhe diversas playlists que irão incentivá-lo a praticar exercício físico.

 

> Ao seu gosto

Sabemos que, por vezes, a música é a nossa melhor amiga, ajudando-nos nos melhores e piores momentos. Ao longo da vida, vamos adquirindo gostos e escolhendo as preferidas. As melhores músicas para nos sentirmos mais positivos e concentrados no que estamos a fazer acabam por ser aquelas que não conseguimos parar de ouvir.

 

Últimas descobertas: Binaural Beats

Já ouviu falar dos binaural beats? Estes sons criam uma ilusão auditiva, semelhante à ilusão ótica, que ocorre quando o seu ouvido esquerdo ouve um tom ligeiramente diferente do seu ouvido direito, acabando por ouvir um terceiro som que na verdade não está presente na música. Os efeitos dependem do ouvinte; contudo, vários estudos já demonstraram que estes sons podem melhorar o seu humor, concentração, criatividade e memória, e diminuir a ansiedade. Experimente ouvir esta playlist.

A música é sempre terapêutica, mas, de modo a tirar o melhor proveito dela, escolha-a cuidadosamente em função da tarefa que irá desempenhar.

Além de gostar de música, também toca algum instrumento musical? Se sim, calculamos que ele seja precioso para si, pelo que aconselhamos a protegê-lo com o seguro de instrumentos musicais, para o manter em segurança em casa ou em viagem e que inclui coberturas como, por exemplo, furto ou roubo.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

7-ciclovias-ecovias-e-percursos-para-explorar-portugal-de-bicicleta-1

SEGURO INSTRUMENTOS MUSICAIS

É música para os nossos ouvidos 

Saber Mais
Vida-Tranquila-Horizontal-Logo

COMO PROTEGER O SEU INSTRUMENTO MUSICAL

Saber Mais
7-ciclovias-ecovias-e-percursos-para-explorar-portugal-de-bicicleta-2