PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

O que fazer se a companhia aérea perder a sua bagagem?

É um dos piores pesadelos de qualquer viajante: o que acontece se a companhia aérea perder a sua bagagem?  

O Expresso noticiava, a meio de julho de 2022, que havia mais de 3000 malas perdidas para devolver. E isto apenas no aeroporto de Lisboa. Esta crise afetou a Europa e alastrou-se a praticamente todo o mundo. 

No caso de ficar sem a sua bagagem por culpa da companhia aérea, consulte as nossas dicas para saber o que fazer.  

Em primeiro lugar, tem a certeza de que perdeu a sua bagagem? 


Os viajantes costumam ficar em pânico quando não encontram as suas malas – o que é compreensível! No entanto, a primeira coisa a fazer é verificar junto da companhia aérea se a sua mala não estará apenas retida. 

Se a bagagem não aparecer, contacte imediatamente o balcão da companhia aérea, pois é mais provável que esta se responsabilize por uma mala perdida ou danificada se o problema for reportado de imediato. 

A companhia aérea deverá fornecer-lhe um número que lhe permita localizar a bagagem atrasada e receber atualizações sobre o processo.  

Tem a documentação certa? 


Uma vez no balcão de atendimento, preencha os formulários necessários. Deverá ser-lhe entregue uma cópia do PIR (reclamação feita no aeroporto), o documento oficial utilizado pelas companhias aéreas para que os passageiros possam registar ocorrências relacionadas com a sua bagagem. 

Nem sempre é possível obter este formulário, pois as companhias não são legalmente obrigadas a fornecê-lo. Além disso, há situações em que tal não é viável (por exemplo, se o aeroporto não tiver balcões com atendimento presencial para tratar da bagagem perdida), mas tente sempre obter um PIR antes de deixar o aeroporto.  

Seguro de Viagem Tranquilidade

- Garantia de imprevistos como atrasos, cancelamento ou interrupção da viagem;
- Cobre despesas médicas devidas a doença ou acidente, realizadas durante a viagem;
- Salvaguarda de eventuais estragos, perdas, furtos ou roubos da bagagem, no transporte e estadia.
Rapariga sorridente, de máquina fotográfica na mão, em viagem.

Contactou a companhia aérea por escrito? 


Certifique-se de que comunica o extravio de bagagem e envia o PIR no prazo de 7 dias. Tente fornecer uma descrição pormenorizada da(s) mala(s), incluindo o tamanho, cor e quaisquer características distintivas. Nestas situações, ter uma mala cor-de-rosa brilhante com desenhos de flamingos poderá ser muito útil! 

Tem fotografias da sua bagagem? 


Ter uma fotografia da(s) mala(s) no momento da reclamação é extremamente útil, pois ajudará a companhia aérea a identificá-la(s). Tire também fotografias de qualquer bagagem danificada, se estiver a ponderar pedir indemnização. 

Antes de ir de férias, ninguém gosta de pensar que vai ter de lidar com uma situação de bagagem perdida, mas deve habituar-se a tirar uma ou duas fotografias à(s) mala(s) antes de viajar. Também deve acrescentar uma etiqueta com uma morada e contactos.  

Guardou os recibos?  


Se tiver guardado recibos que comprovem o valor da bagagem e do seu conteúdo, a sua capacidade de organização será recompensada. Caso contrário, poderá ter de apresentar um extrato discriminado do cartão de crédito ou débito, mostrando o valor de cada compra.  

Em todo o caso, o reembolso não é feito com base no preço de compra original, mas sim num valor que tem em conta a idade dos objetos no momento do extravio. Se tiver de comprar artigos essenciais para substituir os que se extraviaram durante a sua viagem, guarde também esses recibos. Certifique-se de que apresenta todas as reclamações no prazo de 21 dias após o extravio da bagagem.  

Deve habituar-se a tirar uma ou duas fotografias à(s) mala(s) antes de viajar e acrescentar uma etiqueta com uma morada e contactos. 


Contactou a companhia aérea correta? 


Se a sua mala foi transferida entre companhias aéreas numa única viagem com escalas, apresente a sua reclamação junto da última companhia aérea em que voou. Geralmente, é esta a companhia que tratará do seu caso. 

Tem seguro de viagem?  


Ao abrigo da Convenção de Montreal, as companhias aéreas são responsáveis pela bagagem. Mas nem sempre as companhias se responsabilizam. Contudo, o seguro de viagem poderá ter uma cobertura mais alargada, dependendo da opção que escolher. Por isso, leia com atenção todas as condições aplicáveis. 

Caso pretenda recorrer à sua seguradora, saiba que o deve fazer por escrito, acompanhada dos seguintes elementos: 

- Descrição detalhada da ocorrência, com o valor das perdas ou danos sofridos nas bagagens;
- Cópia da reclamação apresentada ao transportador ou outra entidade eventualmente responsável pelos prejuízos;
- Justificação do valor seguro (se a seguradora assim o solicitar). 

O Seguro de Viagem da Tranquilidade garante o pagamento de uma indemnização pela perda, dano, furtos ou roubo da bagagem (acompanhada ou não). Embora nem todos os itens estejam cobertos e dependendo da opção que contratar, o valor de indemnização pode chegar aos 2500 euros. O que é certo é que, perante a possibilidade de uma bagagem perdida, vale muito a pena ter um seguro que amenize os danos e desconfortos associados.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

Seguro Atividades Desportivas

SEGURO ATIVIDADES DESPORTIVAS (MOVE IT)

Pratique desporto em segurança

Saber mais
vidatranquila horizontal

7 COISAS QUE DEVE FAZER ANTES DE COMEÇAR A CORRER

Saber mais
corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-1