PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

7 atividades para fazer nas férias de Natal com os seus filhos

O Natal está a chegar: luzes, mercados artesanais, montras decoradas, a antevisão dos presentes e… duas semanas de férias de Natal escolares para gerir! 

Ainda que o tempo pareça voar, manter os mais pequenos entretidos durante tantos dias pode ser desafiante. A boa notícia é que existem várias atividades de Natal divertidas que se podem organizar. 

Gostaria de aproveitar ao máximo as férias de Natal dos seus filhos? Dê uma vista de olhos às melhores atividades de Natal para crianças, que não pode deixar de fazer. 

Atividades com os mais pequenos durante as férias de Natal  


Existem muitas atividades de Natal divertidas para desfrutar bem das férias da quadra, em família. Independentemente da idade do seu filho, dos gostos ou do orçamento disponível,  as possibilidades são mais do que muitas! 

Veja as nossas propostas de atividades de Natal para os mais pequenos. 

Patinar no gelo durante as férias de Natal 

Existe atividade mais típica do Natal do que patinar no gelo? As temperaturas mais baixas permitem que muitas cidades instalem as suas pistas de gelo no exterior, nos locais mais emblemáticos. 

Além de garantir muita diversão e entusiasmo, patinar no gelo é uma desculpa perfeita para fazer exercício físico. Principalmente numas férias em que abundam os doces e as refeições fartas. 

Não se esqueça das luvas para proteger as mãos do frio e de possíveis cortes com os patins. De resto, algumas pistas de patinagem exigem-no. 

Pode interessar-lhe! Pistas de gelo e outras atividades de Natal para este ano.

Seguro de Acidentes Pessoais

- Despesas de tratamento por acidentes;
- Apoio escolar para que nenhuma aula fique para trás;
- Aconselhamento pediátrico;
Babysitting e transporte para a escola ou para atividades extracurriculares se os pais estiverem doentes.

Sinal de perigo amarelo e três pares de galochas alinhadas.

Ir ver as decorações de Natal  

A iluminação natalícia transforma as ruas e praças das cidades num espetáculo visual. Desde árvores de Natal gigantescas e fachadas inteiras cobertas de leds, às luzes coloridas com motivos natalícios. 

Se tem filhos ou sobrinhos pequenos, as luzes de Natal serão um espetáculo quase mágico para eles. 

Normalmente, a iluminação de Natal pode concentrar uma grande quantidade de pessoas. Por isso, evite as aglomerações (fins de semana, horas de ponta, etc.), para poder ver as luzes de Natal com toda a tranquilidade. 

Dê uma segunda vida aos brinquedos e roupa dos seus filhos que eles já não usam 

Há meses que anda a pôr de lado roupas dos seus filhos, mas não sabe o que lhes há de fazer? As férias de Natal são o momento perfeito para fazer uma limpeza no armário e libertá-los de tudo o que já não tem uso. 

Recomendamos não deitar nada para o lixo que ainda esteja em condições. E que envolva os seus filhos nessa seleção, educando-os para a importância da partilha. Não faltam associações que recolhem brinquedos e roupas para lhes darem uma segunda vida. 

A Cruz Vermelha Portuguesa, por exemplo, aceita roupas que se encontrem em estado novo ou com possibilidade de reutilização. 

A iniciativa Pai Natal Solidário, dos CTT, desde 2009 dá presentes a crianças até 12 anos, ao cuidado de diversas Instituições de Solidariedade Social. No âmbito desta iniciativa, as crianças escrevem cartas ao Pai Natal, explicando (por texto, desenho ou colagens) os presentes que gostariam de ter. 

Quem quiser participar só tem de escolher uma carta, comprar o presente e entregá-lo na loja CTT mais próxima. As cartas estarão online de 18 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. 

Através do Banco de Bens Doados, a IPSS Entreajuda (Instituição Particular de Solidariedade Social) recebe todos os produtos não alimentares com utilidade social, novos ou em bom estado. Depois, entrega-os a instituições de solidariedade e, através destas, a pessoas com necessidades comprovadas. 

Visite os mercados de Natal 

Não pode deixar que as férias de Natal terminem sem visitar um mercado de Natal! Há para todos os géneros e gostos. Para comprar decorações para o presépio ou objetos relacionados com o Natal; produtos gourmet, nacionais e internacionais; objetos criativos e/ou tradicionais feitos à mão; etc. 

Os mercados tradicionais são uma atividade de Natal divertida e perfeita para fazer numa manhã ensolarada de dezembro ao ar livre. 

Aproveite para finalizar a sua decoração de Natal com todo o tipo de soluções mais originais. 

Nestas férias de Natal, que não falte uma sessão de cinema em casa 

Desfrutar das férias de Natal não implica que tenha sempre de sair de casa! Por que não organiza uma sessão de cinema de Natal para toda a família, com mantas e chocolate quente? 

Se tiver o azar de faltar a luz quando se preparar para ir fazer o fabuloso chocolate quente cremoso e ligar a televisão, não se preocupe. Com a assistência do Seguro Casa da Tranquilidade pode chamar, a sua casa, um profissional para fazer a reparação elétrica necessária. 

As plataformas de cinema streaming mais populares costumam incluir nos seus catálogos filmes natalícios próprios para crianças. Arrume a sala com mantas e almofadas, prepare uma caneca de chocolate quente e… ação! 

Não perca os presépios em tamanho real 

Montar o presépio em casa é, sem dúvida, uma atividade de Natal divertida para a família. E se este ano aproveitar para visitar um presépio em tamanho real? 

Desde os mais tradicionais a outras iniciativas mais artísticas, não há dúvida de que é um programa diferente. O presépio vivo de Priscos (Braga), por exemplo, é o maior da Europa. Já o presépio de Vila Real de Santo António não é em tamanho real, mas tem mais de 5000 peças. 

Ideias criativas para as férias de Natal dentro de casa 

Embora existam muitos planos de Natal para fazer fora de casa, nem sempre é preciso expor-se ao frio e às multidões típicas da época. Nestas férias de Natal, organize várias atividades para as crianças dentro de casa.  

  • Prepare um postal de Natal 3.0. Longe vai o tempo daqueles cartões de Natal, sempre iguais, que enviava à família. Opte por algo mais moderno, como um vídeo de toda a família a desejar as boas festas. Claro, escolha uma decoração de Natal que acompanhe a mensagem! 
  • Faça a sua própria decoração com artesanato de Natal para crianças. Se os seus filhos ainda são pequenos, incentive-os a fazer um desenho para pendurar na árvore de Natal. Também pode dar asas à sua criatividade e inovar na decoração da árvore com um pouco de glitter, fitas de seda e cola transparente. Espreite estas ideias de decoração de Natal originais
  • Prepare o menu da noite de Natal e da Passagem de Ano com a ajuda dos mais pequenos. Descubra estas receitas de ceias de Natal saudáveis, que vão deixar os seus convidados encantados. 
  • Prepare um lanche para o Pai Natal e os Três Reis Magos. Lembre os seus filhos de que "suas Majestades" vão precisar de recarregar energias com um copo de leite, alguns biscoitos ou doces de Natal. Não se esqueça dos camelos, da vaca, do burro e das ovelhas: deixe uma tigela de água para saciar a sede dos animais. 
  • Vejam, em família, os folhetos dos brinquedos. Com certeza que os seus filhos adorarão esta atividade de Natal! Pode aproveitar para escrever a cartinha com os presentes que mais os encantaram. Depois, é "pôr o sapatinho na chaminé" e aguardar pela visita do Pai Natal.  
     

E, porque falamos de atividades que envolvem os mais pequenos, saiba que o seguro de Acidentes Pessoais individual da Tranquilidade disponibiliza uma opção para crianças e jovens até aos 24 anos, que pode garantir despesas de tratamento por acidentes, apoio escolar, aconselhamento pediátrico, babysitting e transporte para a escola ou para atividades extracurriculares se os pais estiverem doentes.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

Seguro Atividades Desportivas

SEGURO ATIVIDADES DESPORTIVAS (MOVE IT)

Pratique desporto em segurança

Saber mais
vidatranquila horizontal

7 COISAS QUE DEVE FAZER ANTES DE COMEÇAR A CORRER

Saber mais
corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-1