PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

7 dicas úteis para te ajudar a financiar os festivais de verão

Poder participar num concerto ao vivo do cantor ou grupo preferidos é o sonho de qualquer fã. A verdade é que a experiência de um concerto ao vivo é única e, consideravelmente, melhor do que assistir a uma gravação do espetáculo.

Infelizmente, os bilhetes para os concertos de música ao vivo podem ser mesmo muito caros. Por isso, se estás a pensar participar no próximo festival de verão, ou em ir a um concerto da tua banda favorita, começa desde já a planear como irás conseguir pagá-lo!

Como criar um orçamento para os festivais de verão

Conseguir o dinheiro para pagar o bilhete para assistir a um concerto de música, ou ir aos festivais de verão, pode ser um verdadeiro desafio. E é preciso planear com antecedência, já que precisas de ter o dinheiro disponível, quando a venda dos bilhetes abrir, para não correres o risco de que se esgotem.

Para que esta questão não se torne um problema, espreita estas 7 dicas que te podem ajudar a juntar o dinheiro necessário, muito antes do dia D!

1. Faz uma lista dos concertos de música a que pretendes assistir

A primeira coisa a pensar, quando fazes planos para os festivais de verão, é decidir a quantos espetáculos queres ir. Claro que, quanto maior for o número de eventos, maior será o orçamento necessário. Faz uma lista de todos os concertos futuros que te interessam, para poderes fazer as contas do dinheiro que precisas de arranjar.

Seguro Vida + Cool a partir de 7,5€/mês*

Planeie o futuro com um seguro bem presente. 

*Até aos 35 anos. Valor a prémio total.

Rapaz e rapariga de mochila, sorridentes

Pensa em poupar o dinheiro necessário, ao longo de um período de tempo. Por exemplo se, durante um ano, gostarias de assistir a 2 ou 3 concertos de música ao vivo, por que não começar a poupar para isso no ano anterior, pondo algum dinheiro de lado todos os meses?

Um pouco de cada vez, para não parecer tão difícil. Usa uma conta poupança própria dedicada a financiar a compra dos bilhetes para os concertos.

2. Tem em consideração a popularidade dos artistas dos festivais de verão

Quanto mais famosos forem os artistas/ grupos /bandas em cartaz, mais caros serão os bilhetes para os festivais de verão. E, ainda mais, se forem figuras internacionais. Com base na popularidade dos artistas, podes começar a prever quanto dinheiro terás de guardar para comprar os bilhetes.

Se os preços dos bilhetes ainda não tiverem sido divulgados, é possível fazer uma previsão de quanto irão custar com base nos festivais de verão realizados nos anos anteriores, ou em países vizinhos. Normalmente, os preços dos bilhetes não andam muito longe desses valores e, por isso, podem ser uma boa ajuda para prever o orçamento necessário.

3. Descobre para que mais despesas te tens de preparar

Comprar o bilhete não é a única coisa em que tens de pensar. Há que ter outras despesas em conta, por exemplo: o transporte de ida e volta para o local dos concertos de música, a alimentação e as bebidas e também as despesas de alojamento, se os festivais de verão forem noutra cidade.

Se vives longe do local do concerto, a despesa em transportes e alojamento tem mesmo de ser assegurada. É por isso que um orçamento é fundamental, ajudando a planear para as diversas despesas relacionadas com o concerto.

4. Define quanto dinheiro tens de pôr de lado todos os meses, para assistir aos festivais de verão da tua lista

Escolhidos os concertos e festivais a que queres ir e tendo calculado os montantes necessários para participar em cada um deles, chegou a altura de definires o mais importante: quanto dinheiro tens de pôr de lado todos os meses, ou em intervalos regulares. A melhor abordagem é fixar um limite: qual é o mínimo e qual é o máximo a poupar todos os meses?

Muitos adeptos da corrida que, por qualquer motivo, deixaram de poder correr, acreditam que precisam de fazer dietas extremas. Por já não queimarem calorias nas suas corridas, temem ganhar peso. Cuidado! 


É claro que, quando fizeres este plano, não te podes esquecer das tuas outras despesas. Especialmente, as tuas necessidades primárias, de modo a poderes continuar a viver, comer e trabalhar (ou estudar), com toda a normalidade. Não sacrifiques despesas mais essenciais e que possam provocar perturbações na tua vida normal.

5. Cria uma conta poupança separada, para guardar o dinheiro para os concertos

Para conseguires manter a motivação e evitar tentações, cria uma conta poupança separada, dedicada aos concertos de música. Hoje em dia, é muito fácil criar uma nova conta, em qualquer aplicação bancária digital para guardar o dinheiro.

Deste modo, conseguirás, mais facilmente, evitar utilizar o dinheiro para outros fins e atingir os teus objetivos.

6. Mantém o empenho e a consistência

A consistência e o empenho são essenciais, para conseguires realizar o sonho de ver a tua banda favorita ao vivo ou participar naquele festival de verão.

E lembra-te: poupar dinheiro é como correr uma maratona. É preciso manter o ritmo durante todo o percurso e não correr apenas ao início, abrandar a meio e parar antes da meta. Se necessário, coloca um alarme no teu smartphone ou cola post-its em locais bem visíveis, para te lembrares do teu compromisso.

7. Procura fontes de rendimento adicionais

Podes tentar encontrar fontes de rendimento adicionais que te ajudem a concretizar o teu objetivo. Por exemplo, trabalhar como freelancer ou em part-time. Deste modo, conseguirás aumentar a quantidade de dinheiro que poupas, complementando a tua poupança, com fontes de rendimento adicionais.

Mas, atenção! Não deixes que os trabalhos secundários prejudiquem o teu trabalho principal ou os teus estudos. Se te esfalfares a trabalhar, até podes conseguir o dinheiro...mas será que terás a energia suficiente para, depois, apreciar o concerto? Seria um desperdício se, no final de tanto esforço, ficasses doente e impossibilitado de participar.

Além de te ajudarem a realizar os teus objetivos, no que respeita aos festivais de verão, estas 7 dicas úteis vão aperfeiçoar as tuas capacidades de poupança e de gestão do dinheiro em geral. Ganharás uma competência útil para toda a vida!

Vive a vida ao máximo, mas não descures a tua proteção. O Seguro Vida + Cool da Tranquilidade, pensado para jovens adultos a partir dos 18 anos, protege-te em caso de acidente e garante apoio financeiro em caso de invalidez ou doença grave. Vive a vida em pleno e com toda a tranquilidade, sabendo que te encontras protegido face a imprevistos.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2