PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

5 conselhos para perder o medo de voar

Há muitas pessoas que se sentem desconfortáveis a viajar de avião. O medo de andar de avião pode chegar, inclusivamente, a arruinar umas férias.

Se este é o seu caso, não deixe que isso lhe aconteça! Neste artigo, encontra alguns conselhos que o ajudam a perder o medo de voar ou, pelo menos, a reduzir a ansiedade associada.

Entretanto, se as estatísticas produzem algum efeito em si, procure ter presente que o avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Além disso, com o tempo, a segurança deste meio de transporte tem vindo a aumentar.

Causas comuns do medo de voar

Quase 3/4 das pessoas que têm medo de andar de avião temem problemas mecânicos, durante o voo. No entanto, sabia que os aviões podem voar apenas com um motor? Não se esqueça, também, de que eles transportam muito mais combustível do que necessitam para uma única viagem.

A turbulência também pode causar ansiedade. Compreender a origem pode ajudar a combater os próprios medos. Tenha em conta que, em termos simples, a turbulência consiste numa irregularidade no fluxo de ar, que pode ser comparada às ondas do mar, ou a uma estrada acidentada. Os aviões comerciais são desenvolvidos para suportar uma pressão superior à que podem encontrar em caso de turbulência. Apps como a Soar ou a Turbcast ajudam a prever os padrões de turbulência, ao longo de uma determinada trajetória de voo, e têm ainda uma secção informativa muito útil.

Conselhos para superar este medo

1. Terapia de voo virtual

Por vezes, esvaziar a mente é, por si só, uma grande ajuda para controlar este medo. Programas, como o Amelia Virtual Care, utilizam a terapia cognitivo-comportamental, com o objetivo de identificar a raiz dos medos e oferecer um plano personalizado para os ultrapassar.

As apps de meditação, como a The Mindfulness App, também são úteis para ajudar a manter a calma e a lucidez durante o voo.

Não deixe ainda de experimentar algumas das nossas sugestões de técnicas simples, mas muito eficazes para se manter tranquilo, como a técnica da respiração e a da acupressão.

2. Evite a cafeína

A cafeína pode contribuir para a agitação e o nervosismo. O melhor será evitá-la, se tem medo de voar.

3. Coma rebuçados de menta

Os rebuçados de menta podem contribuir para combater os "nós de estômago", uma vez que são preciosos na ajuda à digestão.

Seguro de Viagem Tranquilidade

- Garantia de imprevistos como atrasos, cancelamento ou interrupção da viagem;
- Cobre despesas médicas devidas a doença ou acidente, realizadas durante a viagem;
- Salvaguarda de eventuais estragos, perdas, furtos ou roubos da bagagem, no transporte e estadia.

Rapariga sorridente, de máquina fotográfica na mão, em viagem.

4. Evite os lugares na parte traseira do avião

É aí que a turbulência se sente com mais intensidade. Se optar pelos lugares na parte traseira do avião, irá lidar melhor com a sua ocorrência, caso tal aconteça.

Além disso, mantenha sempre apertado o cinto de segurança. Pode abri-lo um pouco para maior conforto e, em caso de turbulência, ajustá-lo, reduzindo assim a sensação de falta de ligação ao assento.

5. Distraia-se com um bom livro ou filme

Por fim, distraia-se. Tanto com um bom livro ou filme, ou outro, e lembre-se: a repetição é a chave para superar os medos.


Estes são conselhos simples para perder o medo de andar de avião e podem ajudar a desfrutar das suas férias de forma bem mais plena. Mas, não há dúvida de que mais vale prevenir, do que remediar. Com toda a certeza viajará mais sossegado se souber que conta com a proteção do Seguro de Viagem Tranquilidade.

Consoante o plano que contratar, o nosso seguro pode incluir: capitais elevados em despesas médicas e responsabilidade civil, cobertura de imprevistos em viagem e cobertura de bagagem acompanhada (durante o transporte e estadia).

Saiba ainda por que razões há cada vez mais pessoas a contratar o seguro de viagem.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2