PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

4 Formas divertidas de fazer exercício com o seu cão

Todos sabemos que o exercício regular é importante para os cães – e fazer exercício com eles é não só uma excelente maneira de também se manter em forma, como de fortalecer os laços com o seu fiel amigo.   

«Há exercícios apropriados para todas as raças de cães», refere Caroline Wilkinson, especialista em comportamento animal e fundadora do site de treino de cães, Barket Place. «Trata-se apenas de descobrir o exercício mais adequado para o seu cão».   

Quando o fizer, tenha em consideração a raça. Por exemplo, os cães braquicéfalos (com o focinho achatado), como os pugs e os buldogues, terão mais dificuldade em correr, especialmente no tempo mais quente, avisa Wilkinson. Correr também pode afetar a coluna vertebral de cães de dorso comprido, como os teckels e os corgis.  

Seguro Cães e Gatos

  • Plano completo de vacinação gratuita;
  • Tratamento em ambulatório, internamento e cirurgia;
  • Não exclui qualquer doença em função da idade do animal;
  • Acesso a rede de bem-estar (lojas pet care, hotéis, pet sitting);
  • Cobertura de Responsabilidade Civil (opcional).
Gato cinzento a brincar com cão castanho de grande porte

Quaisquer que sejam as capacidades do seu cão, apresentamos-lhe 4 opções de exercício que pode fazer com ele – com diversão garantida para ambos! 

Percursos de obstáculos e corridas divertidas

 
Em Portugal, nos últimos anos, verificou-se um aumento da popularidade e do número de provas de Agility para cães e por uma razão muito simples: com luzes, fossos de bolas, túneis e insufláveis, são uma forma realmente divertida, tanto para os cães como para os seus donos, de fazer exercício cardiovascular. Segundo Wilkinson, «este tipo de treino é muito diferente de uma corrida tradicional», uma vez que se trabalham músculos que não são tão frequentemente usados; e «estas provas são também um desafio mental». Em Portugal, na modalidade Agility há provas Open, Taça de Portugal, Campeonato Nacional e as Provas Seletivas para o WAC, tuteladas pelo Clube Português de Canicultura

Porém, antes de se inscrever, tenha em consideração a raça e o temperamento do seu cão. «Nesses ambientes vai encontrar muitos cães – por isso, assegure-se de que o seu cão gosta de estar junto de outros», observa. «É também muito importante garantir um aquecimento e arrefecimento corretos, e procure não forçar o seu cão para além das suas capacidades físicas».  

Ioga 

Se calhar nunca pensou que o ioga pudesse ser um exercício para si e o seu cão, mas a verdade é que o seu animal pode acompanhá-lo. «O ioga canino tem três benefícios principais», diz Wilkinson. «Ajuda a fortalecer e a alongar os músculos; promove a calma ao atuar ao nível do sistema nervoso parassimpático; e ajuda a melhorar as capacidades de comunicação entre os cães».   

Algumas posturas de ioga simples que pode tentar com o seu cão incluem a (apropriadamente designada) «postura do cão com a cabeça para baixo», inclinação da cabeça, e alongamentos das patas; e, acrescenta Wilkinson: «o cão é capaz de fazer por si próprio muitos dos movimentos e alongamentos sem ser necessário manipular fisicamente os seus membros, o que significa que nunca os vamos forçar e causar-lhes dor».   

E não pense que é muito difícil começar: as aulas orientadas por formadores estão a aumentar rapidamente, e há muitos livros e vídeos online gratuitos que podem ajudar.

HIIT 

O HIIT (treino intervalado de alta intensidade) implica intercalar exercícios que aumentam o ritmo cardíaco com períodos curtos de repouso. Não só é um tipo de exercício eficiente, como a investigação tem mostrado que, entre outros benefícios, melhora a saúde cardiovascular, promove a perda de peso e é benéfico para a pressão sanguínea.  

Embora os cães não possam fazer saltos em estrela ou burpees, vão gostar de se exercitar consigo. Porque não experimenta atirar-lhe uma bola para ele a ir buscar, e ver quantas flexões consegue fazer antes de ele voltar, ou jogar à tração da corda com a corda preferida do seu cão? Ou ainda intercalar sprints de um minuto com uma caminhada de 20 segundos acompanhado pelo seu cão?  

Devido ao elevado nível de energia do treino HIIT, antes de iniciar uma nova rotina, verifique com o seu veterinário se esta atividade é apropriada (dependerá da sua idade, raça e saúde). Lembre-se que «tal como para nós, um bom aquecimento e arrefecimento são fundamentais», refere Wilkinson, e procure também evitar atividades que impliquem paragens bruscas, pois estas «têm um forte impacto na parte frontal do corpo do animal».

Nadar  

Poderá não conseguir levar o seu cão a determinadas praias, mas não faltam oportunidades para dar um mergulho com ele. Existem praias vigiadas e piscinas especiais que permitem que os donos e os cães nadem em conjunto; nadar no mar, rios ou lagos é popular e pode até fazê-lo em locais vigiados para maior segurança. Saiba quais são as 50 praias de Portugal onde pode levar o seu cão.  

Uma vez que a água suporta parte do peso, «esta é uma atividade de baixo impacto», destaca Wilkinson, particularmente benéfica «para os cães que estão a recuperar de alguma lesão».   

Há exercícios apropriados para todas as raças de cães. Trata-se apenas de descobrir o exercício mais adequado para o seu cão.

«É importante considerar a raça do seu cão, já que alguns cães flutuam pior do que outros», nota Wilkinson. Caso não tenha a certeza de que o seu animal de companhia sabe nadar, pode comprar um colete salva-vidas para cães.  E não se esqueça, também, de ter em consideração a temperatura da água, especialmente durante o inverno. 

Com tanta atividade e exercício, o seu cão ficará em forma em três tempos - tal como o dono, que o acompanha. A atividade física e ao ar livre são fundamentais, mas certifique-se de que a saúde do seu animal está em dia. Sabia que com o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade poderá obter reduções de 30 a 50% nos valores de consultas, vacinas, exames, internamentos e cirurgias? Cuidar da saúde do seu cão nunca foi tão fácil! 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-1

SEGURO ATIVIDADES DESPORTIVAS (MOVE IT)

Pratique desporto em segurança

Saber Mais
vidatranquila horizontal

7 COISAS QUE DEVE FAZER ANTES DE COMEÇAR A CORRER

Saber mais
corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-2