PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Viajar de carro em segurança com os animais de estimação

Muitos de nós coabitamos com animais de estimação nas nossas casas. Durante a pandemia, os portugueses adotaram mais cães. Contudo, a esta subida seguiu-se o aumento do índice de abandono animal. Conforme noticia o jornal Observador, o aumento foi de 28% (mais 43 400 animais do que em 2020). Ter um animal de estimação implica responsabilidade e deveres, também no que respeita ao abandono

Atualmente, e segundo os últimos dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), há mais de 3 milhões de cães e gatos registados, 80% dos quais cães e 20% gatos. 

Viajar de carro com os animais de estimação 

Um inquérito da eDreams, realizado em setembro de 2021, revelou que 55% dos portugueses gostaria de viajar com o seu animal de estimação. Ainda que este inquérito se foque nas viagens de avião, mostra também a vontade de fazer férias (independentemente do tipo de transporte) com os animais de estimação. 

Há uns anos, era difícil viajar com animais, mas hoje é mais fácil. A Lei já permite que os animais de companhia viajem de comboio e transportes rodoviários. E também podem entrar em restaurantes (cumpridas as normas necessárias). 

Por outro lado, são cada vez mais publicitadas as cadeias de hotéis e outras unidades hoteleiras que aceitam a presença dos nossos fiéis amigos. Se há oferta, é porque existe procura. Há até plataformas de transporte de carro privadas que permitem aos utilizadores viajarem com os seus animais de estimação! 

Enquanto membro valioso da família, quer ter a certeza de que o seu fiel amigo se encontra protegido onde quer que vá – seja durante uma longa viagem ou simplesmente na deslocação de rotina à clínica veterinária local. Portanto, é importante compreender todas as soluções de segurança automóvel disponíveis para o seu animal. 

Mesmo com todos os cuidados, não está livre de ser obrigado a fazer uma travagem brusca e esta provocar uma lesão física no seu amigo de quatro patas. Felizmente, o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade tem uma cobertura de acidente e/ou cirurgia em consequência de doença. E pode ficar descansado: mesmo que tal aconteça numa viagem (possivelmente, fora da sua zona de residência, mas ainda em Portugal), a Tranquilidade, em conjunto com a AnimaDomus, disponibiliza a maior rede de cuidados de saúde animal do país. 

Seguro Cães e Gatos

Opte por uma solução reforçada desde 6,6€/mês:
- Despesas com acidentes
- Despesas com cirurgia devido a doença
- Despesas com internamento em consequência de cirurgia
- Descontos na rede de bem-estar animal AnimaDomus
- Serviços de assistência a animais domésticos ao domicílio
Gato cinzento a brincar com cão castanho de grande porte

Viajar de carro com os animais de estimação - medidas de segurança

Viajar de carro em segurança com os animais de estimação é a prioridade de qualquer dono responsável. Garanta sempre o seu conforto e proteção, utilizando uma transportadora, um assento, uma barreira e até o cinto de segurança.  

Existem diversas opções para garantir que cada deslocação de automóvel com o seu animal de estimação é segura tanto para ele como para si. Desde proteção em caso de acidente até ao minimizar de distrações enquanto conduz até ao seu destino. 

Exploramos aqui os benefícios de cada opção e o que precisa de saber antes de considerar adquirir alguma.  

Assento de automóvel 

Pode, por exemplo, optar por instalar um assento para cão (ou gato) no banco de trás. O próprio assento (em forma de caixa) tem dois cintos de segurança para prender o animal e duas tiras de fixação para prender o banco ao assento do carro. Existem também assentos com altura ajustável para que os animais mais pequenos possam observar o mundo à sua volta durante a viagem.  

Cinto de segurança 

Uma opção popular para evitar que o animal de estimação se desloque livremente por todo o automóvel enquanto este se encontra em movimento, é colocar um cinto ou arnês de segurança preso à coleira. Ou, mais seguro em caso de acidente, colocar o cinto ou arnês preso ao peitoral (evita o estrangulamento). Uma solução para raças de pequeno e grande porte e até para alguns gatos! 

Os cães que ficam ansiosos durante as viagens podem tentar soltar-se roendo o arnês. Assim, tente adquirir um que seja feito de material durável e de alta qualidade. Para que fique ajustado, escolha um tamanho que permita passar dois dedos entre o arnês e o pescoço, costas e patas dianteiras.    

Transportadoras 

Se o seu animal for muito ativo (em vez de ficar a olhar pela janela ou a dormir), pode considerar transportá-lo dentro de uma transportadora, devidamente fixada ao banco de trás ou presa na parte traseira do veículo. 

Comparativamente ao arnês de segurança, esta solução pode ajudar a prevenir lesões no pescoço ou nas costas do animal em caso de travagem súbita. Esta é a forma de transporte mais usual para gatos ou outros animais de companhia de pequenas dimensões, mas existem caixas de transporte de vários tamanhos igualmente adaptadas para cães. 

Escolha uma transportadora suficientemente grande para que o animal se possa levantar, deitar e virar e – para um nível de conforto extra – com revestimento acolchoado.  

Barreira de proteção 

Proporcione um espaço próprio para o animal na mala do carro, utilizando uma barreira ajustável que separe esta área da do condutor. Esta barreira – uma rede ou grelha divisória – é apenas para cães. Como o animal estará solto, em termos de segurança não é tão eficaz como as outras proteções. 

No entanto, no caso de animais de grande porte poderá ser mais confortável do que uma caixa, sobretudo em viagens longas. Além disso, enquanto conduz, não terá de se preocupar com o que o animal possa estar a fazer.   

Em conclusão, da próxima vez que se preparar para viajar, considere a melhor forma de levar o seu animal consigo – investindo num assento de automóvel, arnês de segurança, transportadora ou barreira de proteção.   

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento