PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Serviços online: o que pode fazer a alguns cliques de distância

Hoje em dia, praticamente tudo pode ser feito pela Internet. E há cada vez mais portugueses rendidos ao mundo virtual. As razões? Existe uma panóplia de vantagens nos serviços online: comodidade, simplicidade, rapidez, poupança e privacidade. Para saber o que pode fazer sem ter de sair do conforto do seu lar continue a ler este artigo.

 

Compras

> Bens de supermercado

Quase todos os supermercados têm plataformas online em que disponibilizam os mesmos produtos que existem nas prateleiras das lojas físicas. Para usufruir deste serviço online, tem apenas de possuir acesso à Internet e um computador ou smartphone. A partir daqui, é seguir o processo que normalmente utiliza para fazer as compras no supermercado físico, mas sem ter de sair de casa.

Deve, assim, fazer uma lista do que pretende comprar (pode aproveitar a lista do mês anterior e fazer algumas adaptações), "deslocar-se" ao supermercado online pretendido e "colocar" os produtos no carrinho virtual. Depois, é só pagar e esperar que as compras sejam entregues à porta de sua casa. Em alternativa, pode marcar uma hora para levantar as compras no supermercado.

> Medicamentos

A compra de medicamentos é outro dos serviços online disponíveis. Além de medicamentos (sujeitos e não sujeitos a receita médica), é possível comprar online artigos de dermocosmética e higiene e suplementos alimentares, entre outros. No caso de medicamentos sujeitos a receita médica, é necessário anexar esta prescrição no momento da encomenda online. Se a receita for em papel, devem ser indicados alguns elementos relativos a este documento.

Também aqui, se preferir, pode fazer a encomenda online e levantar os medicamentos na farmácia.

> Refeições

Encomendar refeições através da Internet é um dos serviços online mais comuns. Mas, se até há pouco tempo, apenas era possível receber refeições de restaurantes com serviço próprio de entrega, hoje, com o aparecimento de plataformas como a Uber Eats ou a Glovo, essa limitação desapareceu. Atualmente, é possível receber refeições de qualquer restaurante que tenha serviço de takeaway e esteja localizado numa das zonas cobertas por aquelas plataformas.

> Eletrodomésticos

Comprar eletrodomésticos pela Internet pode permitir poupar centenas de euros, graças a plataformas que permitem comparar os preços das várias lojas que comercializam estes produtos. Só tem de escolher o estabelecimento online com o preço mais baixo (incluindo o custo de envio, nos casos em que é cobrado).

Ao optar por adquirir eletrodomésticos online, pode também comparar diferentes marcas e ter acesso a mais informações sobre estes bens.

Outra grande vantagem deste serviço online é a possibilidade de a empresa poder levar o eletrodoméstico velho para reciclagem.

> Vestuário

Este é outro dos artigos mais comprados online. Os preços são convidativos (há promoções exclusivas) e a oferta é maior (encontra artigos que não são vendidos nas lojas físicas). Através da Internet pode comprar roupa e calçado das melhores marcas, com garantia de devolução, caso a peça de vestuário não lhe fique bem ou o tamanho não seja o correto. A partir de um certo montante, o envio é gratuito.

Outros serviços online

> Criar e gerir uma conta bancária

A necessidade de redução de custos tem levado os bancos a aumentar o leque de serviços online. Hoje, já são várias as instituições financeiras que permitem abrir uma conta online, por exemplo.

O processo de abertura de uma conta online não difere muito de banco para banco. É preciso apenas preencher os dados de identificação, apresentar os documentos pedidos e, em alguns casos, realizar uma videochamada para confirmar algumas informações ou fornecer outros elementos que possam ser necessários.

Criada a conta bancária, a sua gestão pode igualmente ser feita online. Através do homebanking é possível consultar movimentos, saldos e informações sobre os cartões contratados, transferir dinheiro, pagar serviços e compras com referência Multibanco e consultar o IBAN. No fundo, o homebanking possibilita fazer tudo (ou quase tudo) aquilo que se pode fazer numa caixa Multibanco ou num balcão.

> Renovar o Cartão de Cidadão

Não tem de passar horas numa fila para renovar o Cartão de Cidadão. Este documento de identificação obrigatório pode ser renovado online, desde que estejam reunidas algumas condições. Quem pode, então, renovar online o Cartão de Cidadão?

Desde logo, o titular deve ter pelo menos 25 anos de idade e as suas impressões digitais já devem existir no sistema dos serviços do Instituto dos Registos e Notariado. O Cartão de Cidadão a renovar deve ter sido pedido antes de 1 de outubro de 2017 e continuar válido ou não ter perdido a validade há mais de 30 dias. Em caso de renovação por perda, roubo, furto ou destruição é preciso cancelar previamente o Cartão de Cidadão original. Neste caso, só é possível renovar o Cartão de Cidadão se o seu prazo de validade for superior a 60 dias.

A renovação online do Cartão de Cidadão é simples, rápida e (também) mais económica do que se for feita presencialmente. O pedido normal, através da Internet, custa 16,20 euros, em vez dos 18 euros cobrados ao balcão.

> Revalidar a Carta de Condução

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) permite revalidar a Carta de Condução através da Internet. O pedido de revalidação é efetuado através dos Serviços Online do IMT. Tome nota que, se deixar passar o prazo de revalidação da Carta de Condução, está a cometer uma infração rodoviária. Após dois anos e até ao limite de cinco anos, sem que tenha revalidado a carta, terá de efetuar uma prova prática. Caso o título de condução não seja revalidado no prazo de cinco anos, é cancelado. Por isso, é importante estar informado sobre a idade em que deve revalidar a carta de condução.

> Tratar de assuntos relacionados com a Segurança Social

A Segurança Social Direta (SSD) dispõe de um conjunto alargado de serviços online. Nesta plataforma eletrónica pode pedir, por exemplo, o abono de família ou requerer os subsídios de parentalidade e para assistência a filho ou a neto.

Na SSD, também é possível verificar a situação do pedido de subsídio de desemprego e consultar informações sobre as prestações de doença.

Tem dívidas à Segurança Social por regularizar? Na SSD, pode ficar a saber qual o valor em dívida e proceder ao seu pagamento.

Se está a pensar pedir a reforma antecipada e gostava de saber qual o valor da pensão a que teria direito, pode utilizar o simulador de pensões disponível na SSD. O pedido da pensão de velhice também é feito nesta plataforma.

> Registar o nascimento de um bebé

O registo do nascimento de um bebé é obrigatório e deve ser realizado nos primeiros 20 dias de vida da criança por qualquer um dos pais, seja casado ou não.

Desde o dia 13 de abril de 2020, é possível registar online o nascimento de uma criança, sem quaisquer deslocações. Até então, o registo dos bebés era feito de forma presencial, numa conservatória ou num Balcão Nascer Cidadão, um serviço disponível em 48 hospitais e maternidades do país.

O pedido do registo de nascimento faz-se no site Nascimento Online e é gratuito. O documento é depois enviado para a morada indicada no registo.

> Pagar os impostos (e não só)

Portal das Finanças. Este é, certamente, o portal do Estado mais conhecido (e utilizado) pelos portugueses que pagam impostos. Nesta plataforma, da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), os cidadãos podem aceder a centenas de serviços online relacionados com os seus impostos. Entregar o IRS, consultar as faturas dedutíveis no IRS, pagar o IMI e o IUC, abrir atividade e passar recibos verdes estão entre os serviços online mais utilizados pelos contribuintes.

> Escolher e gerir os seguros

Estar protegido em caso de infortúnio – morte, doença, acidente de trabalho, sinistro automóvel, danos em casa ou roubo – é essencial para viver o dia a dia com menos preocupações. Na Internet, pode escolher os seguros que se ajustam mais ao seu caso e fazer a sua gestão. Por exemplo, a Tranquilidade disponibiliza uma app que permite saber quais as coberturas dos seguros contratados, fazer download da carta verde, efetuar pagamentos e participar acidentes, entre outras possibilidades.

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR

Conheça a APP Tranquilidade

Simples, rápido e fácil

Saber Mais
vidatranquila horizontal

Escritório em casa: como torná-lo funcional?

Saber Mais
servicos-online-o-que-pode-fazer-a-alguns-cliques-de-distancia-2