PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Seguro de responsabilidade civil ou de danos próprios - qual escolher?

O seguro de responsabilidade civil, frequentemente designado de “seguro contra terceiros”, e o seguro de danos próprios - aquele que garante os danos do seu próprio carro - são duas opções distintas, que proporcionam coberturas diferentes. Poderá conhecer algumas das diferenças entre as duas opções, mas no momento de contratar um seguro automóvel, será que sabe, realmente, qual é a opção mais adequada às suas necessidades? Neste artigo, vamos esclarecer quais são as garantias asseguradas nestas opções de seguro e, assim, ajudá-lo a perceber qual será a mais apropriada para si.
 
Em Portugal, a Lei exige que todos os veículos a motor e os seus reboques tenham um seguro de responsabilidade civil - este seguro garante o pagamento de indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros, e aos familiares ou a todos os ocupantes, exceto ao condutor do veículo.
 
Contudo, saiba que o seguro de responsabilidade civil não garante qualquer proteção a si (se for o condutor) e ao seu automóvel, caso se veja envolvido num acidente. Para que fique mais protegido, poderá subscrever um seguro que lhe garanta um valor por incapacidade, morte ou despesas de tratamento. Nesse sentido, poderá ainda acrescentar outras coberturas opcionais ao seu seguro de responsabilidade civil, como por exemplo: coberturas de quebra isolada de vidros, incêndio, raio e explosão, fenómenos da natureza e atos de vandalismo, furto ou roubo. No fim de contas, se algum destes acontecimentos inesperados ocorrer, e se tiver estas coberturas contratadas, a sua carteira estará mais protegida.
 
Se quiser ficar ainda mais tranquilo face a possíveis encargos a ter em caso de acidente - algo de que nenhum condutor está livre, por mais experiente e cuidadoso que seja -, poderá optar por um seguro de danos próprios, que inclua as coberturas de choque, colisão e capotamento. O valor a pagar pelo seu seguro poderá ficar mais alto, mas a verdade é que, deste modo, poderá reduzir significativamente os seus encargos, em caso de acidente.
 
Nota: Consulte aqui todas as informações sobre o seguro automóvel da Tranquilidade e as opções que tem à sua disposição. Pode também fazer a sua simulação diretamente no nosso site
 
Se preferir reduzir o valor a pagar pelo seguro, sabia que poderá fazê-lo através do valor que escolher para a sua franquia? A franquia é o valor que fica a seu cargo, seja qual for o valor dos danos. Assim, a franquia pode efetivamente permitir a redução do preço do seguro - mas, por outro lado, irá aumentar os custos a seu cargo, se o seu automóvel precisar de uma reparação ou caso haja uma perda total.
 
Por último, saiba ainda que poderá dividir o pagamento do seu seguro em frações, pagando de forma mensal, trimestral ou semestralmente, dependendo da opção que escolher.
 
É importante que se informe corretamente com um agente Tranquilidade antes de escolher o seu seguro automóvel ou, se preferir, pode esclarecer as suas dúvidas, contactando-nos através do WhatsApp ou do assistente virtual.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais