PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Seguro Casa e Seguro Multirriscos Condomínio – terei seguros a dobrar?

Comecemos pelo princípio: se comprou a sua casa recorrendo a um empréstimo, a instituição de crédito irá exigir-lhe a contratação de dois seguros: o de Vida e o de Casa. 

A casa é um bem essencial – e o mais caro ­– da família. É por isso necessário que esteja protegida por um seguro face a riscos como incêndios, inundações, raio, explosão e tempestades. 

Ao subscrever qualquer seguro, é fundamental que leia o contrato com atenção e, caso surjam dúvidas, procure falar com um agente, que estará disponível para o ajudar a esclarecer as suas questões. 

Contudo, é comum as pessoas não o fazerem e, por isso, não têm a completa noção das coberturas que estão garantidas pelo seguro. 

Este contexto pode resultar na contratação de um seguro que não está ajustado à sua realidade – por exemplo, frequentemente julga-se que o seguro Casa, por defeito, garante o recheio, o que não corresponde à verdade.  

Na Tranquilidade, pode escolher entre proteger apenas a casa, o recheio ou ambos. Faça a sua simulação online em quatro passos, a partir de qualquer dispositivo. 

O seguro Casa, tal como a maioria dos seguros, abrange coberturas previamente definidas, às quais é possível adicionar coberturas opcionais. O valor que vai pagar será calculado com base nas coberturas e respetivos capitais que contratou. 

Ao subscrever qualquer seguro, é fundamental que leia o contrato com atenção e, caso surjam dúvidas, procure falar com um agente, que estará disponível para o ajudar a esclarecer as suas questões.


Imaginemos o seguinte cenário:  

A sua casa sofreu danos por água que estragaram toda a mobília da sua cozinha. Se não tiver verificado o que o seu seguro inclui, poderá pensar que este vai garantir os danos na mobília – algo que só se confirmaria se tivesse garantido o recheio da casa.  

Como resultado, terá de suportar essa despesa sozinho, contrariamente àquilo que estava a contar. 

Por outro lado, o desconhecimento pode levá-lo a ter mais do que um seguro a proteger o mesmo bem.  

Isto poderá ocorrer, por exemplo, no seguinte caso: 

A sua casa está protegida por um seguro Casa. Esta faz parte de um condomínio, que lhe exige um pagamento mensal com vista a iniciativas de melhoria do edifício. Paralelamente, o seu prédio está coberto por um seguro Multirriscos Condomínio, que garante todo o edifício – frações e partes comuns.  

Nota: Consideram-se partes comuns o telhado ou terraço de cobertura, instalações gerais de água, eletricidade, aquecimento, ar condicionado, gás e comunicações, e ainda garagens e outros espaços de estacionamento. 

Seguro Multirriscos
Condomínio

Abra a porta à segurança:

  • Garantia de cobertura obrigatória de incêndio para todo o prédio e proteção das partes comuns;
  • Proteção de riscos específicos como responsabilidade civil, tempestades, inundações e avarias elétricas;
  • Adaptação do edifício em caso de invalidez de um condómino, após o início do contrato.

Condominio

Tendo o seu condomínio um seguro que garante todo o edifício, incluindo a sua fração, terá dois seguros ativos para o mesmo bem (a sua casa).  

Neste contexto, poderá optar pelo cancelamento do seguro da sua casa (se não tiver nenhum crédito em que o Banco lhe exija a subscrição deste seguro) ou decidir mantê-lo, optando por segurar apenas o recheio da casa. A segunda opção poderá ser benéfica, visto que o seguro Multirriscos Condomínio não inclui o recheio no seu âmbito. 

Em suma: não deixe de se informar e estar na posse de todo o conhecimento ao contratar um seguro, seja ele qual for. Na Tranquilidade, ajudamos a esclarecer todas as suas dúvidas, podendo optar por falar diretamente com um agente ou contactar-nos através do WhatsApp ou assistente virtual.  

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento