PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Saiba tudo sobre o Documento Único Automóvel e como tê-lo em formato digital - Tranquilidade

O Documento Único Automóvel (DUA) ou certificado de matrícula é o documento que identifica o seu veículo e lhe permite circular na União Europeia. Além de reunir informações como a marca, o modelo, a matrícula e outras características do automóvel, e ainda o nome e morada do proprietário, o DUA também inclui as informações do livrete e do registo de propriedade do veículo
 
DUA 
Se ainda não tiver o seu Documento Único Automóvel, pode fazer o seu pedido online ou presencialmente. 
 
O DUA é emitido quando: 
 
> compra um carro novo (primeiro registo);
> a propriedade do automóvel é transferida para outra pessoa ou empresa (venda do automóvel);
> os dados do proprietário são alterados (morada ou nome);
> as características do carro são alteradas (a cor, por exemplo);
> pretende substituir o livrete e o registo de propriedade pelo documento único.  

 

Caso tenha perdido o seu DUA, ele tenha sido roubado ou esteja ilegível, poderá pedir uma 2ª via
 
A app id.gov.pt veio simplificar ainda mais os seus dias, pois permite guardar, consultar e partilhar via smartphone, os dados do seu Documento Único Automóvel, da Carta de Condução e do Cartão de Cidadão. Estes documentos digitais são tão válidos quanto os documentos originais e são várias as entidades que aceitam a identificação em formato digital. 
 
Esta aplicação móvel é gratuita, está disponível nos sistemas operativos iOS e Android, e as suas funcionalidades passam pela visualização e partilha das informações dos documentos, cuja validação pode ser feita através do download de um PDF certificado que contém os dados do documento e que pode ser partilhado digitalmente, ou a partir de um QR Code que encontra no menu da app.
 
Assim, caso tenha saído de casa sem o seu DUA na carteira, terá sempre o seu Documento Único Automóvel consigo, à distância do seu telemóvel.
 
Adicione ainda mais simplicidade e proteção à sua vida com um seguro automóvel como o da Tranquilidade, que pode ser um verdadeiro aliado em caso de acidente ou avaria do seu carro, mas também em situação de ferimentos ou doença das pessoas seguras. Fale com um agente para saber mais. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais